Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Concurso literário e programação musical marcam o dia do aniversário do Campus da UFSM em Frederico Westphalen



Na última quinta-feira (16), o Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen (UFSM/FW) celebrou seus 19 anos. A data foi marcada pela divulgação e premiação dos textos classificados no Concurso Literário 2025 “Minha vida no Campus”, pela apresentação do Grupo Oficina de Música, um oferecimento da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (SEDUFSM), encerrando o dia com uma brilhante apresentação da Orquestra Sinfônica de Santa Maria na Catedral Santo Antônio.

Pela manhã ocorreu a premiação do concurso literário, o qual busca conhecer histórias e celebrar os momentos vivenciados na Instituição, fortalecendo os laços existentes com as pessoas que dela fazem parte ou que por ela passaram. Com isso, a Comissão Setorial de Cultura e Arte fez a divulgação e premiação dos textos no Concurso Literário 2025 “Minha vida no Campus”, com os seguintes ganhadores: 

I – Categoria CRÔNICA:

1) Servidores:

1° lugar: “Entre mates e despedidas” de Mateus Scherer.

2° lugar: “Do silêncio do lago ao sopro vivo do Campus: a corrida da vida”, de Gracieli Fernandes.

3° lugar: “Rede de apoio”, de Sirlene Aparecida dos Santos

2) Discentes

1° lugar: “Tempo”, de Henrique Perin

2° lugar: “Herança de saberes”, de Ellen Louise Soares Manfio

3° lugar: “Entre prados e cafés”, de Bernardo Bernardi de Sordi

II – Categoria POEMA:

1) Servidores:

“A canção do Campus”, de Adriana Carolina Gamboa.

Ainda durante a manhã, canções como Maria, Maria, Vira Virou e Mercedita ecoaram pelo Hall do Campus Frederico Westphalen, com uma emocionante apresentação do Grupo Oficina de Música, formado pelo professor Daniel Morales (piano) e seus ex-alunos(a) Igor Fuchs (contrabaixo), Gabriel Jardim Pinto (violão) e Luiza Gomes (voz) oferecida pela Seção Sindical dos Docentes da UFSM (SEDUFSM). O repertório misturou samba, milonga, candombe e chacarera em arranjos que unem o clássico e o contemporâneo.

À noite, a programação seguiu com o concerto da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, que trouxe ao público os “Grandes Clássicos do Cinema”. A apresentação reuniu 42 músicos e emocionou o público, contando com a presença expressiva da comunidade acadêmica e da população frederiquense. 

“Acredito que a arte é alimento para a alma e, com certeza, a música tem esse poder de entrar e fazer parte das nossas memórias, das nossas emoções. A gente tem que contemplar, admirar e trazer essas possibilidades para a nossa cidade, porque eu acredito que é por aí que a gente vai estimular a população a ter um olhar mais carinhoso e afetuoso para a arte”, conforme destaca a espectadora Valéria Pinheiro. 

Segundo Jamille Padoin, spalla da Orquestra e maestrina na apresentação, a experiência de reger o grupo trouxe novas emoções e desafios, ressaltando ser uma vivência desafiadora, mas gratificante. No ano anterior, ela havia participado do concerto em Frederico Westphalen como spalla, e agora viveu a experiência de estar à frente da orquestra. 

Para encerrar as comemorações desses 19 anos, no domingo acontece a 1ª edição do Viva o Campus, das 15h às 18h, com programação gratuita e espaço verde aberto ao público para um domingo de lazer. 

Texto: Assessoria de Comunicação da UFSM/FW

Fotos: Aline Eduarda Iora, bolsista da Assessoria de Comunicação da UFSM/FW e Conrado de Paula Araujo, bolsista da Agência de Notícias da UFSM

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-13482

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes