O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) do Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen (UFSM/FW) realizou, nesta quinta-feira (04), o Workshop de Autoavaliação do PPGCTA 2025. A atividade, destinada aos estudantes e docentes de pós-graduação e iniciação científica, ocorreu em formato híbrido, reunindo reflexão, planejamento e troca de conhecimentos científicos.

A programação iniciou às 9h, com a abertura e a apresentação “Situação atual do PPGCTA e planejamento estratégico (2025-2028)”. Em seguida, às 10h30min, o Prof. Dr. Éder L. M. Flores, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), ministrou a palestra “Green sample preparation strategies for further determination of metallic contaminants in oily matrices”.
No período da tarde, às 14h, o Prof. Dr. Nicholas I. Canabarro, pesquisador da Foundation for Scientific and Industrial Research (SINTEF), Noruega, apresentou a palestra “Byproducts conversion into added value products and intermediates: A journey from Southern Brazil to Norway”, trazendo perspectivas internacionais sobre inovação e sustentabilidade.
Encerrando o dia, às 17h, o Msc. Gustavo H. Weimer, embaixador Acadêmico do CAS na Região Sul do Brasil, conduziu o treinamento online “Utilizando o CAS Scifinder Discovery Platform na Busca por Informações Científicas mais Assertivas.”
O Workshop reforçou o compromisso do PPGCTA com o aprimoramento contínuo, a qualificação da formação e a promoção de um ambiente acadêmico integrado às demandas atuais de pesquisa, inovação e sustentabilidade.
Texto: Sabrina Santana Lins, bolsista da Assessoria de Comunicação da UFSM/FW
Foto: Conrado Araujo, bolsista da Agência de Notícias da UFSM
Revisão: Gracieli Fernandes, Divisão de Divulgação Institucional da UFSM/FW