O Departamento de Engenharia Florestal do Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen (UFSM/FW) está integrando a equipe multidisciplinar de projeto pioneiro que estuda a instalação de unidades agrofotovoltaicas em comunidades rurais de base familiar. “Trata-se de um modelo inovador onde se integra a produção de energia solar com cultivo agrícola na mesma área, neste caso preferencialmente de produção agroecológica”, explica Oscar Agustín Torres Figueredo, docente da UFSM/FW que participa da pesquisa.
A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Núcleo de Tecnologia em Energia Solar (NT-Solar) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), contou com a presença dos professores Izete Zanesco e Adriano Moehlecke na região. Nos dias 16 e 17 de julho, a equipe realizou visitas técnicas estratégicas nos municípios de Erval Seco e Seberi.
Tecnologia compartilha o sol e viabiliza a produção
As inspeções in loco tinham como finalidade avaliar a viabilidade de implantação do modelo agrofotovoltaico nas propriedades rurais. Uma tecnologia que permite integrar a geração de energia solar e a produção agroecológica no mesmo espaço físico. Por meio da elevação ou do espaçamento entre os painéis solares, a luz do sol é compartilhada, gerando eletricidade e, ao mesmo tempo, possibilitando a fotossíntese dos cultivos.
A previsão é que a instalação da unidade agrofotovoltaica ocorra ao longo de 2027, em uma das comunidades visitadas. O projeto também contempla a instalação de oito biodigestores experimentais de pequeno porte, prevista para ocorrer entre 2027 e 2028. A implementação dos biodigestores amplia as alternativas de geração de energia renovável e fortalece a resiliência energética das comunidades rurais envolvidas.
Sobre o projeto
Intitulado “Perspectivas futuras para o nexo energia e resiliência comunitária a eventos climáticos extremos em comunidades rurais de base familiar no sul do Brasil”, o estudo é coordenado pelo professor Davi Ezequiel François.
A pesquisa foi selecionada pelo Governo Federal por meio da Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 21/2024 – Programa Conhecimento Brasil, voltado à Atração e Fixação de Talentos. O projeto está em sua fase inicial, tem duração prevista de quatro anos e pretende impactar diretamente quatro cooperativas e associações nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A presença da UFSM/FW fortalece os laços com a comunidade regional e o caráter multidisciplinar da equipe. Trata-se de uma experiência que conecta o conhecimento técnico florestal e ambiental às demandas práticas da agricultura familiar local frente aos desafios das mudanças climáticas.