Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen

UFSM-FW se mobiliza a favor da doação de sangue

Foi realizada, na UFSM-FW, a campanha de conscientização e cadastramento de doadores de sangue. O ato alusivo ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no dia 14 de junho, é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Frederico Westphalen e o Núcleo de Apoio à Saúde (NAS) da UFSM-FW.

Entre servidores, docentes e técnicos a estudantes, foram registrados 310 cadastros. Deste número, 35 doadores irão ao Hemopasso na cidade de Passo Fundo para efetuar a doação no dia 27 de junho, com transporte gratuito disponibilizado pelo município. A Coordenadora da área de sangue da Secretaria de Saúde do município, Honorina Ganzer, diz que momentos como esse são necessários para que a população se conscientize da importância da doação de sangue. “Todo mês precisamos repor o sangue para que quando o paciente precise de uma transfusão, o sangue retorna a ele aqui em Frederico Westphalen”, enfatiza a coordenadora.

A iniciativa da campanha na Universidade surgiu através da aluna do curso de jornalismo Ananda Rivero Zouain, que já era doadora de sangue e que entrou em contato com Ganzer e o Núcleo de Apoio à Saúde da UFSM-FW para que esse momento fosse possível. “Decidi trazer essa campanha para a Universidade porque a maioria dos jovens tem disponibilidade e uma boa saúde e iriam beneficiar bastante para preencher o estoque de sangue”, relata Ananda. A estudante ainda diz que a ação facilita aos estudantes o acesso a doação de sangue e que “geralmente os estudantes não vão até o posto de saúde com o propósito de se cadastrar, então estando aqui no hall de entrada, na rotina deles, eles conseguem visualizar melhor e conseguir informações imediatas”, finaliza.

Os alunos que por algum motivo não conseguiram realizar o cadastramento nesses dias, podem procurar a enfermeira do Núcleo de Apoio à Saúde (NAS), Fernanda Bortolin Maciel ou os estudantes Ananda Rivero Zouain de Jornalismo e Ezequiel Fornari, do curso de Agronomia.

No dia da doação de sangue o doador deverá:

• Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade;
  • Menores de 18 anos precisam estar acompanhadas de um responsável ou com um formulário de autorização;
  • O limite para a 1ª doação deve ser de 60 anos, 11 meses e 29 dias;
  • Pesar no mínimo 50kg;
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
  • Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira de Motorista, Carteira de Trabalho ou Previdência Social);
  • Não ter fumado nas últimas 2 horas e nem fumar nas duas próximas;
  • Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

Texto: Helena Knob

Foto: Helena Knob