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Secretaria Unificada de Graduação – SUGRAD

  • A SUGRAD da UFSM Campus Frederico Westphalen é o setor responsável pelo atendimento aos estudantes e às coordenações dos cursos de graduação do Campus nos assuntos acadêmicos.

 E-mail: sugrad.fw@ufsm.br

Servidores:

  • Adriane dos Santos Marques Bisognin
  • Claudiosir Roque dos Santos
  • Ricardo Cocco
  • Sandra Valéria Binotto
Confira abaixo questões frequentes:

Solicitar à SUGRAD pelo e-mail sugrad.fw@ufsm.br

Solicitar à SUGRAD pelo e-mail sugrad.fw@ufsm.br

Portal do Aluno (com autenticação digital) ou junto a SUGRAD (caso seja necessário carimbos e assinaturas).

  • Trancamento parcial de disciplinas: solicitar junto à SUGRAD
  • Trancamento total do semestre pela internet ( O trancamento total tem validade por um semestre. No semestre seguinte ao trancamento o aluno, obedecendo ao período previsto no Calendário Acadêmico, deve, necessariamente, manifestar-se solicitando matrícula ou novo trancamento sob pena de perder o vínculo com a Instituição). Verifique o número máximo de trancamentos do seu curso no quadro abaixo:

 

Curso

Semestres

N° Máximo de Trancamentos

Agronomia

10

5

Eng. Florestal

10

5

Jornalismo

08

4

Eng. Ambiental

10

5

Relações Públicas

08

4

Sistema Informação

10

5

Via Portal do Aluno (conforme Calendário Acadêmico). SE mesmo assim, a sua matrícula NÃO estiver de acordo com a sua solicitação, pode solicitar ajuste por e-mail à Coordenação do curso ou à SUGRAD(conforme Calendário Acadêmico). As solicitações de ajustes de matrícula são de exclusiva responsabilidade do aluno.

Disponíveis no site dos cursos já com autenticação eletrônica.

No Portal da UFSM, acessando a aba Alunos e clicando em Calendário Letivo: https://www.ufsm.br/calendario/

O Guia do Estudante contém as normas e legislações que regem o Sistema Acadêmico da UFSM, assim como seus direitos e deveres dentro da Instituição (Resolução 032/15, prazo para a correção e devolução de avaliações/provas). Acesso via Portal da UFSM aba Alunos e clicando em Guia do Estudante. Caso fique com dúvidas entrar em contato com a SUGRAD.

Entre em contato com a SUGRAD e solicite o modelo de relatório, faça o relatório das atividades e encaminhe para parecer e assinatura do professor responsável pela disciplina. Em seguida, devolva o relatório à secretaria ou ao coordenador do curso. Ele será enviado para aprovação junto ao Colegiado e, posteriormente, se provado, seu certificado será expedido.

  • SEMANAS ACADÊMICAS ou CURSOS, viabilizados por projetos, PROMOVIDOS PELA UNIVERSIDADE: Se, por opção, os promotores do evento preferirem torná-los viáveis no modo on-line buscar orientações junto a SUGRAD de como proceder. Estes certificados podem ser encontrados no link: https://portal.ufsm.br/certificados.
  • Se, por opção, os promotores do evento preferirem confeccionar os certificados, estes devem ser retirados com os mesmos.

Certificados de projetos podem ser acessados no Portal de Projetos: www.ufsm.br/projetos

É possível desde que você esteja matriculado em, no mínimo, 180 horas em seu curso de origem e que haja autorização expressa dos coordenadores dos cursos envolvidos, observando-se o período estabelecido pelo Calendário Acadêmico para matrícula em Disciplinas Extracurriculares. Não esqueça de, logo após o término das disciplinas, caso aprovado, solicitar o aproveitamento da mesma no portal do aluno.

  • DISPENSA OU APROVEITAMENTO de disciplina dentro e/ou fora da Instituição. Devem ser solicitadas, exclusivamente, no Portal do Aluno (Resolução 025/2017), inclusive se a disciplina a ser aproveitada tratar-se de uma DCG (Disciplina Complementar de Graduação). Caso tenham dúvidas entrar em contato com a SUGRAD.
  • Somente para as disciplinas cursadas em outra instituição o aluno deverá anexar o histórico e a ementa da disciplina cursada.
  • Todos os pedidos de dispensa/aproveitamento efetuados serão avaliados pela coordenação do curso e, se aprovado, as horas serão computadas em seu histórico.

Solicitar OFÍCIO junto a SUGRAD munido de:

Nome da instituição que pretende cursar, com o código da disciplina e carga horária da instituição pretendida. Em posse desse ofício o acadêmico deverá encaminhar o mesmo para a Coordenação para que o mesmo seja autorizado pelo Coordenador (assinado).

Após apresentação do TCC os acadêmicos deverão entregar aos seus coordenadores de Curso: O arquivo em PDF com o TCC; Autorização (Impressa e assinada ou assinada e digitalizada) para Liberação on-line do TCC com ciência do orientador; Checklist em formato .Doc (World) com as informações do TCC. Tais documentações aprovadas pelos coordenadores serão entregues à SUGRAD para futura inserção no repositório.

Após defesa de Estágio, a ata de aprovação será incluída via PEN SIE, pela SUGRAD. A mesma deverá ser assinada por todos os membros da banca, inclusive pelo acadêmico. Para isso o mesmo deverá possuir sua assinatura digital.

Os Acadêmicos podem criar suas assinaturas digitais, importante para assinaturas de Atas de colegiados e Atas de estágios no seguinte site: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/416/2020/04/Passo-a-passo-termo-assinatura-eletronica-PEN-SIE.pdf

Para retirada dos diplomas no Campus Frederico Westphalen, os acadêmicos deverão solicitar documentação junto a SUGRAD e após preenchimento adequado, deverão devolvê-lo assinado, para que o mesmo seja encaminhado para Santa Maria.

Buscar informações de como proceder junto a SUGRAD.