Mostra provoca reflexões sobre a medicalização da vida e a busca por respostas rápidas para questões humanas
Desde a última segunda-feira (4), o Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen (UFSM/FW) abriga a exposição Uma Dose de Consciência, série de trabalhos da artista Valéria Pinheiro. A mostra, que segue aberta ao público até esta sexta-feira (15), convida a refletir sobre a forma como a sociedade contemporânea lida com a subjetividade, o imediatismo e a medicalização de experiências humanas.
A artista explica que a série nasceu de inquietações que a acompanham há anos e que decidiu reunir em um único conjunto de obras. Com uma proposta interativa e estética contemporânea, Valéria desenvolveu pinturas, textos e pesquisas inspiradas no formato de bulas de remédio, criando “medicamentos fictícios” que estimulam o público a pensar sobre males que não se resolvem com soluções rápidas. Para ela, vivemos em uma epidemia de medicação em que tudo se transforma em doença e, muitas vezes, as culpas pessoais são transferidas para explicações supostamente racionais. Nesse contexto, a singularidade humana acaba esquecida, assim como a necessidade de autocrítica e de assumir responsabilidades.
Com passagens anteriores pela UFSM/FW e no campus sede em Santa Maria, Valéria ressalta que o ambiente universitário é um espaço essencial para o diálogo e a provocação intelectual. Para ela, levar arte ao Campus significa instigar reflexões que ultrapassem o campo científico e teórico, alcançando questões existenciais e sociais.
Valéria Pinheiro também já participou de uma das reportagens que foram produzidas para a 13ª Meio Mundo, revista laboratorial do curso de Jornalismo da UFSM/FW. A reportagem intitulada “Artista sem Fronteiras “ conta a história de Valéria na carreira como artista, compartilhando suas experiências em Portugal, Espanha, Itália e Moçambique.
Texto: Conrado Araujo, bolsista da Agência de Notícias da UFSM
Fotos: Paula Mazzoneto
Revisão: Gracieli Fernandes, Divisão de Divulgação Institucional da UFSM/FW



