Na manhã de hoje (14), a Coordenação do curso de Agronomia em conjunto com o Núcleo Docente Estruturante (NDE), do Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen (UFSM/FW), promoveu o 1° Encontro Café com Extensão em Foco. A iniciativa teve como propósito estreitar a relação entre o Campus e os diversos atores do setor agropecuário, criando um espaço de diálogo com instituições públicas, privadas e comunitárias.
Com o tema “Conectando Saberes, Transformando Territórios”, o encontro reforçou a importância da integração entre conhecimento acadêmico e demandas das comunidades rurais. Participaram servidores e discentes da UFSM/FW, além de representantes de instituições de Frederico Westphalen e região, como Sicredi, Casa Familiar Rural, Cooperativa Tritícola de Frederico Westphalen (Cotrifred), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (ADMAU) .
Ao longo da programação, foram discutidas oportunidades de cooperação e construção conjunta de iniciativas voltadas à disciplina de extensão vinculada ao novo currículo do curso de Agronomia, implementado em 2024. A professora Ana Carolina Kohlrausch Klinger, integrante do NDE do Curso, enfatiza que “a curricularização da extensão não é mais futuro para a UFSM, ela já é o presente. Com isso, o Curso de Agronomia, especialmente o NDE, convidou agentes externos, extensionistas, instituições e organizações, tanto particulares como públicas, para compor esse time que vai nos ajudar a estruturar ideias para uma disciplina cujo foco é a extensão rural”.
A proposta da nova disciplina também tem como objetivo aproximar ainda mais os(as) estudantes das realidades produtivas do interior, permitindo que aprendam diretamente com os produtores(as) e fortaleçam tanto sua formação prática quanto o compromisso social da universidade.
Texto e fotos: Sabrina Santana Lins, bolsista da Assessoria de Comunicação da UFSM/FW
Revisão: Gracieli Fernandes, Divisão de Divulgação Institucional







