Ir para o conteúdo PPGTER Ir para o menu PPGTER Ir para a busca no site PPGTER Ir para o rodapé PPGTER
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Linhas de Pesquisa

1 – Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede

Caracterização:

 Esta linha de pesquisa orienta-se para o projeto, o desenvolvimento e a implantação de produtos e inovações tecnológicas para apoiar os processos de ensino e de aprendizagem por meio de tecnologias. Envolve os desafios para a formação de equipes multidisciplinares para o desenvolvimento de novas ferramentas ou tecnologias. Alguns exemplos de produtos são: softwares, AVEA, AVEA com RA, RV, Mundos Virtuais, Aplicativos, Jogos, Plugins e Frameworks.

                                                     

Professores:

 

  • Andre Zanki Cordenonsi: desenvolve pesquisas no desenvolvimento de tecnologias educacionais, com foco em jogos educacionais e desenvolvimento do pensamento computacional.
  • Antônio Rodrigo Delepiane de Vit: produz pesquisas que envolvem o desenvolvimento e a personalização da educação com IA: sistemas de recomendação educacional, aprendizado adaptativo, avaliação automatizada e feedback personalizado, detecção de Emoções e engajamento, implementação de gestão de turmas e alocação de recursos. Desenvolve, além disso, pesquisas que visam o aprimoramento do ensino remoto e online, a implementação de ética e privacidade na personalização da educação e avaliação de impacto.
  • Giani Petri: desenvolve pesquisas na área de desenvolvimento e avaliação de jogos educacionais, estratégias instrucionais, software educacionais, uso e desenvolvimento de tecnologias educacionais para o Ensino de computação e aplicações e estratégias para o desenvolvimento do
    pensamento computacional.
  • Giliane Bernardi: elabora pesquisas envolvendo o desenvolvimento de tecnologias educacionais, com foco em jogos educacionais, ambientes gamificados, mundos virtuais educacionais 3D, chatterbots educacionais e desenvolvimento do pensamento computacional.
  • Ricardo Tombesi Macedo: produz pesquisas na área de desenvolvimento de softwares em realidade virtual para aprimorar diferentes níveis de ensino e no campo de desenvolvimento de tecnologias voltadas ao melhoramento do ensino de redes de computadores e cibersegurança tanto na esfera de abrangência corporativa, quanto no ensino técnico e superior.
  • Solange de Lurdes Pertile: desenvolve pesquisas envolvendo o desenvolvimento de ferramentas utilizando inteligência artificial para auxiliar na gestão escolar/acadêmica e o desenvolvimento de jogos e softwares educacionais.
  • Susana Cristina dos Reis: elabora pesquisas envolvendo o desenvolvimento de jogos digitais, educacionais e/ou comerciais, jogos de realidade alternativa, uso de gamificação em apps ou em práticas de ensino. Produz pesquisas envolvendo, também, o desenvolvimento de plataformas e aplicativos para uso na educação e no ensino de línguas adicionais, o desenvolvimento de frameworks e abordagens, processos de análise e uso de jogos na educação para o ensino de línguas adicionais (ou áreas afins), assim como pesquisa o desenvolvimento de frameworks/abordagens para o ensino/processo híbrido, educação a distância na área de línguas adicionais (ou áreas afins), elaboração de frameworks para fomentar mobile learning e aprendizagem ubíqua.
  • Vinicius Maran: atua na produção de pesquisas que envolvem a modelagem conceitual e o desenvolvimento de sistemas de recomendação, sistemas sensíveis ao contexto e sistemas móveis aplicados na educação e em Massive Open Online Courses (MOOCs).
2 – Práticas Pedagógicas e Recursos Educacionais Inovadores Mediados por Tecnologias Educacionais em Rede

Caracterização:

A presente linha de pesquisa objetiva o planejamento, a implementação e a avaliação de metodologias, abordagens e práticas pedagógicas inovadoras, bem como a produção de recursos educacionais aplicando Tecnologias Educacionais em Rede. Exemplos de produtos incluem o desenvolvimento de materiais didáticos, unidades de estudo, planos de aula, guias, tutoriais, novas metodologias, abordagens e diretrizes para orientar o ensino com TER.


Professores:

 

  • Ana Cláudia Pavão: desenvolve pesquisas nas temáticas de educação mediada por tecnologias digitais, EaD, tecnologias assistivas, educação especial e educação inclusiva.
  • Andréa Ad Reginatto: desenvolve pesquisas relacionadas à formação de professores e ensino mediado por tecnologias digitais, especialmente no âmbito das práticas de letramento e fluência digital, ambientes virtuais de ensino e de aprendizagem, formação de professores para EaD e produção e análise de material didático digital para o ensino híbrido e para a EaD.
  • Fernando de Jesus Moreira Junior: produz pesquisas que envolvem o desenvolvimento de recursos educacionais nas áreas de ciências exatas, assim como a avaliação de metodologias, abordagens e práticas pedagógicas inovadoras, por meio de pesquisas quantitativas, análise de dados e testes estatísticos.
  • Giani Petri:  desenvolve pesquisas na área de desenvolvimento e avaliação de jogos educacionais, de estratégias instrucionais e de softwares educacionais, além de pesquisar o uso e desenvolvimento de tecnologias educacionais para o ensino de computação e aplicações e estratégias para o desenvolvimento do pensamento educacional.
  • Giliane Bernardi: desenvolve pesquisas envolvendo o desenvolvimento e a avaliação de abordagens e práticas pedagógicas inovadoras mediadas por tecnologias educacionais, com foco em jogos educacionais, ambientes gamificados, mundos virtuais educacionais 3D, chatterbots educacionais e pensamento computacional
  • Mario Reinaldo Vásquez Astudillo: desenvolve pesquisas relacionadas às temáticas de cultura digital, alfabetização, letramento, tecnologias digitais e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), modelos pedagógicos, mediação pedagógica e metodologias ativas para educação a distância e a educação híbrida, além de mobilidade virtual, aprendizagem internacional colaborativa online (collaborative online international learning, COIL), possibilidades para a internacionalização em casa.
  • Karla Marques da Rocha: realiza pesquisas relacionadas às temáticas de formação de professores,  metodologias de aprendizagem ativas, ensino híbrido e Educação a Distância.
  • Solange de Lurdes Pertile: desenvolve pesquisas envolvendo o desenvolvimento e avaliação de metodologias de ensino e aprendizagem mediadas por tecnologias.
  • Vanessa Ribas Fialho:  Orienta trabalhos que tenham como intuito 1) explorar novos ambientes virtuais abertos para a proposta de instâncias de ensino e de aprendizagem; 2) investigar ferramentas para a integração de modalidades educacionais; 3) pesquisar o ensino e aprendizagem mediados por tecnologias digitais
3 – Formação Continuada, Gestão e Políticas Educacionais Mediadas por Tecnologias Educacionais em Rede

Caracterização:

A linha de pesquisa em tela foca no planejamento, desenvolvimento e gestão de formação continuada em espaços educativos formais ou não formais, com ênfase na utilização das TER. Envolve os desafios para a qualificação profissional de professores e demais profissionais que atuam nos sistemas educacionais em rede. Abrange, ainda, a associação das políticas públicas, da gestão educacional, a avaliação e o planejamento de ações na sociedade contemporânea, além da formação de gestores que atuam nos sistemas educacionais em rede. Alguns exemplos de produtos são a gestão de cursos/oficinas/encontros para formação continuada de professores, políticas públicas (normas, diretrizes ou resoluções para políticas públicas) e utilização das TER para a gestão educacional em qualquer nível, tecnologias de gestão (repositórios, dados abertos).


Professores:


  • Ana Cláudia Pavão: desenvolve pesquisas nas temáticas de educação mediada por tecnologias digitais, EaD, desenvolvimento de materiais didáticos digitais, tecnologias assistivas, educação especial e educação inclusiva.
  • Andre Zanki Cordenonsi: desenvolve pesquisas envolvendo a gestão de dados científicos, incluindo desde a coleta até o armazenamento de longo prazo, a visualização e a definição de repositórios confiáveis.
  • Andréa Ad Reginatto: desenvolve pesquisas relacionadas à formação de professores e ensino mediado por tecnologias digitais, especialmente no âmbito das práticas de letramento e fluência digital, ambientes virtuais de ensino e de aprendizagem, formação de professores para EaD e produção e análise de material didático digital para o ensino híbrido e para a EaD.
  • Fernando de Jesus Moreira Junior: desenvolve pesquisas que envolvem métodos quantitativos, análise estatística e visualização de dados para fomentar a gestão educacional e as políticas públicas.
  • Jerônimo Siqueira Tybusch: desenvolve pesquisas nas áreas de meio ambiente e uso de tecnologias, direito e tecnologias em rede, uso de tecnologias educacionais em rede em práticas escolares, gestão educacional mediada por tecnologias em rede.
  • Karla Marques da Rocha: desenvolve pesquisas que abrangem a educação mediada por tecnologias educacionais em rede, a formação de professores mediada por tecnologias educacionais em rede e metodologias de ensino e aprendizagem.
  • Vanessa Ribas Fialho:  Orienta trabalhos que tenham como intuito 1) explorar a formação de professores para o ensino mediado por tecnologias digitais; 2) avaliar metodologias de ensino e de aprendizagem mediadas por tecnologias digitais; 3) investigar âmbitos de ensino e de aprendizagem mediados por tecnologias digitais.