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Linhas de Pesquisa

1 – Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede

Caracterização:

 Esta linha de pesquisa orienta-se para o projeto, o desenvolvimento e a implantação de produtos e inovações tecnológicas para apoiar os processos de ensino e de aprendizagem por meio de tecnologias. Envolve os desafios para a formação de equipes multidisciplinares para o desenvolvimento de novas ferramentas ou tecnologias. Alguns exemplos de produtos são: softwares, AVEA, AVEA com RA, RV, Mundos Virtuais, Aplicativos, Jogos, Plugins e Frameworks.                                       

Professores:

  • Andre Zanki Cordenonsi: desenvolve pesquisas no desenvolvimento de tecnologias educacionais, com foco em jogos educacionais e desenvolvimento do pensamento computacional.
  • Antônio Rodrigo Delepiane de Vit: produz pesquisas que envolvem o desenvolvimento e a personalização da educação com IA: sistemas de recomendação educacional, aprendizado adaptativo, avaliação automatizada e feedback personalizado, detecção de Emoções e engajamento, implementação de gestão de turmas e alocação de recursos. Desenvolve, além disso, pesquisas que visam o aprimoramento do ensino remoto e online, a implementação de ética e privacidade na personalização da educação e avaliação de impacto.
  • Giani Petri: desenvolve pesquisas na área de desenvolvimento e avaliação de jogos educacionais, estratégias instrucionais, software educacionais, uso e desenvolvimento de tecnologias educacionais para o Ensino de computação e aplicações e estratégias para o desenvolvimento do
    pensamento computacional.
  • Giliane Bernardi: elabora pesquisas envolvendo o desenvolvimento de tecnologias educacionais, com foco em jogos educacionais, ambientes gamificados, mundos virtuais educacionais 3D, chatterbots educacionais e desenvolvimento do pensamento computacional.
  • Ricardo Tombesi Macedo: produz pesquisas na área de desenvolvimento de softwares em realidade virtual para aprimorar diferentes níveis de ensino e no campo de desenvolvimento de tecnologias voltadas ao melhoramento do ensino de redes de computadores e cibersegurança tanto na esfera de abrangência corporativa, quanto no ensino técnico e superior.
  • Solange de Lurdes Pertile: desenvolve pesquisas envolvendo o desenvolvimento de ferramentas utilizando inteligência artificial para auxiliar na gestão escolar/acadêmica e o desenvolvimento de jogos e softwares educacionais.
  • Susana Cristina dos Reis: elabora pesquisas envolvendo o desenvolvimento de jogos digitais, educacionais e/ou comerciais, jogos de realidade alternativa, uso de gamificação em apps ou em práticas de ensino. Produz pesquisas envolvendo, também, o desenvolvimento de plataformas e aplicativos para uso na educação e no ensino de línguas adicionais, o desenvolvimento de frameworks e abordagens, processos de análise e uso de jogos na educação para o ensino de línguas adicionais (ou áreas afins), assim como pesquisa o desenvolvimento de frameworks/abordagens para o ensino/processo híbrido, educação a distância na área de línguas adicionais (ou áreas afins), elaboração de frameworks para fomentar mobile learning e aprendizagem ubíqua.
  • Vinicius Maran: atua na produção de pesquisas que envolvem a modelagem conceitual e o desenvolvimento de sistemas de recomendação, sistemas sensíveis ao contexto e sistemas móveis aplicados na educação e em Massive Open Online Courses (MOOCs).
2 – Práticas Pedagógicas e Recursos Educacionais Inovadores Mediados por Tecnologias Educacionais em Rede

Caracterização:

A presente linha de pesquisa objetiva o planejamento, a implementação e a avaliação de metodologias, abordagens e práticas pedagógicas inovadoras, bem como a produção de recursos educacionais aplicando Tecnologias Educacionais em Rede. Exemplos de produtos incluem o desenvolvimento de materiais didáticos, unidades de estudo, planos de aula, guias, tutoriais, novas metodologias, abordagens e diretrizes para orientar o ensino com TER.

Professores:

  • Ana Cláudia Pavão: desenvolve pesquisas nas temáticas de educação mediada por tecnologias digitais, EaD, tecnologias assistivas, educação especial e educação inclusiva.
  • Andréa Ad Reginatto: desenvolve pesquisas relacionadas à formação de professores e ensino mediado por tecnologias digitais, especialmente no âmbito das práticas de letramento e fluência digital, ambientes virtuais de ensino e de aprendizagem, formação de professores para EaD e produção e análise de material didático digital para o ensino híbrido e para a EaD.
  • Fernando de Jesus Moreira Junior: produz pesquisas que envolvem o desenvolvimento de recursos educacionais nas áreas de ciências exatas, assim como a avaliação de metodologias, abordagens e práticas pedagógicas inovadoras, por meio de pesquisas quantitativas, análise de dados e testes estatísticos.
  • Giani Petri:  desenvolve pesquisas na área de desenvolvimento e avaliação de jogos educacionais, de estratégias instrucionais e de softwares educacionais, além de pesquisar o uso e desenvolvimento de tecnologias educacionais para o ensino de computação e aplicações e estratégias para o desenvolvimento do pensamento educacional.
  • Giliane Bernardi: desenvolve pesquisas envolvendo o desenvolvimento e a avaliação de abordagens e práticas pedagógicas inovadoras mediadas por tecnologias educacionais, com foco em jogos educacionais, ambientes gamificados, mundos virtuais educacionais 3D, chatterbots educacionais e pensamento computacional
  • Mario Reinaldo Vásquez Astudillo: desenvolve pesquisas relacionadas às temáticas de cultura digital, alfabetização, letramento, tecnologias digitais e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), modelos pedagógicos, mediação pedagógica e metodologias ativas para educação a distância e a educação híbrida, além de mobilidade virtual, aprendizagem internacional colaborativa online (collaborative online international learning, COIL), possibilidades para a internacionalização em casa.
  • Karla Marques da Rocha: realiza pesquisas relacionadas às temáticas de formação de professores,  metodologias de aprendizagem ativas, ensino híbrido e Educação a Distância.
  • Ricardo Tombesi Macedo: produz pesquisas relacionadas a práticas inovadoras que envolvem o uso de jogos digitais, gamificação, softwares em realidade virtual e IA, para aprimorar os diferentes níveis de ensino. Além disso, desenvolve trabalhos na área de avaliação, planejamentos e práticas de ensino com materiais que envolvem TER voltadas ao melhoramento do ensino em diferentes áreas de conhecimento, abordando temáticas como redes de computadores, cibersegurança, pensamento computacional em diferentes níveis de ensino (escola básica, técnico e superior).
  • Solange de Lurdes Pertile: desenvolve pesquisas envolvendo o desenvolvimento e avaliação de metodologias de ensino e aprendizagem mediadas por tecnologias.
  • Vanessa Ribas Fialho:  orienta trabalhos que tenham como intuito: 1) explorar novos ambientes virtuais abertos para a proposta de instâncias de ensino e de aprendizagem; 2) investigar ferramentas para a integração de modalidades educacionais; 3) pesquisar o ensino e aprendizagem mediados por tecnologias digitais
  • Vinicius Maran: atua na produção de pesquisas que englobam a investigação de práticas inovadoras que envolvem diferentes TER, plataformas e aplicativos que podem ser aplicados na educação. Trabalha, também, com a avaliação e elaboração de materiais digitais, produtos e abordagens para uso em práticas inovadoras para promover o ensino, no formato de Massive Open Online Courses (MOOCs), abordagens com base em jogos e gamificação, pensamento computacional, entre outros.
3 – Formação Continuada, Gestão e Políticas Educacionais Mediadas por Tecnologias Educacionais em Rede

Caracterização:

A linha de pesquisa em tela foca no planejamento, desenvolvimento e gestão de formação continuada em espaços educativos formais ou não formais, com ênfase na utilização das TER. Envolve os desafios para a qualificação profissional de professores e demais profissionais que atuam nos sistemas educacionais em rede. Abrange, ainda, a associação das políticas públicas, da gestão educacional, a avaliação e o planejamento de ações na sociedade contemporânea, além da formação de gestores que atuam nos sistemas educacionais em rede. Alguns exemplos de produtos são a gestão de cursos/oficinas/encontros para formação continuada de professores, políticas públicas (normas, diretrizes ou resoluções para políticas públicas) e utilização das TER para a gestão educacional em qualquer nível, tecnologias de gestão (repositórios, dados abertos).

Professores:

  • Ana Cláudia Pavão: desenvolve pesquisas nas temáticas de educação mediada por tecnologias digitais, EaD, desenvolvimento de materiais didáticos digitais, tecnologias assistivas, educação especial e educação inclusiva.
  • Andre Zanki Cordenonsi: desenvolve pesquisas envolvendo a gestão de dados científicos, incluindo desde a coleta até o armazenamento de longo prazo, a visualização e a definição de repositórios confiáveis.
  • Andréa Ad Reginatto: desenvolve pesquisas relacionadas à formação de professores e ensino mediado por tecnologias digitais, especialmente no âmbito das práticas de letramento e fluência digital, ambientes virtuais de ensino e de aprendizagem, formação de professores para EaD e produção e análise de material didático digital para o ensino híbrido e para a EaD.
  • Fernando de Jesus Moreira Junior: desenvolve pesquisas que envolvem métodos quantitativos, análise estatística e visualização de dados para fomentar a gestão educacional e as políticas públicas.
  • Jerônimo Siqueira Tybusch: desenvolve pesquisas nas áreas de meio ambiente e uso de tecnologias, direito e tecnologias em rede, uso de tecnologias educacionais em rede em práticas escolares, gestão educacional mediada por tecnologias em rede.
  • Karla Marques da Rocha: desenvolve pesquisas que abrangem a educação mediada por tecnologias educacionais em rede, a formação de professores mediada por tecnologias educacionais em rede e metodologias de ensino e aprendizagem.
  • Vanessa Ribas Fialho:  orienta trabalhos que tenham como intuito: explorar a formação de professores para o ensino mediado por tecnologias digitais; avaliar metodologias de ensino e de aprendizagem mediadas por tecnologias digitais e investigar âmbitos de ensino e de aprendizagem mediados por tecnologias digitais.