O acompanhamento dos egressos tem como objetivo principal monitorar o destino e atuação dos egressos do PPGTER por, no mínimo, 05 anos após sua titulação, verificando o impacto e alcance social e acadêmico obtido por seus projetos e produtos de pesquisa, contemplando a inserção, permanência e mobilidade dos titulados em espaços profissionais públicos e privados.
Segundo o Projeto Pedagógico do Curso, o objetivo principal do PPGTER é a qualificação profissional do egresso para atuar em instituições educativas formais e não formais, especialmente, docentes e técnicos em assuntos educacionais, no que concerne ao uso de tecnologias educacionais em rede. Adicionalmente, como objetivos específicos, destacam:
– formação com caráter interdisciplinar aos estudantes;
– democratização ao Ensino Superior público e gratuito no âmbito do Mestrado Profissional;
– crescimento qualitativo e quantitativo das produções acadêmicas, científicas, técnico-tecnológicas e de inovação na área das Tecnologias Educacionais em Rede;
– fomento à pesquisas que possam gerar conhecimentos inovadores, envolvendo o desenvolvimento, uso e gestão de tecnologias educacionais em rede, de forma interdisciplinar; e
– contribuição, no nível institucional, com o fortalecimento da pós-graduação e das pesquisas envolvendo tecnologias e educação.
Assim, em consonância com os objetivos do programa, espera-se que o profissional egresso do curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede possa ser capaz de desenvolver e aperfeiçoar recursos e atividades tecnológico-educacionais em rede no âmbito das instituições educativas.
Por meio do Acompanhamento dos Egressos, realizado anualmente, é possível analisar se o curso vem atingindo tais objetivos, etapa importante da Autoavaliação do programa.
O relatório apresentado abaixo descreve a autoavaliação do PPGTER para o quadriênio 2017-2020, realizando uma análise dos diferentes dados coletados durante os procedimentos da autoavaliação entre os anos de 2017 a 2020 entre eles o instrumento de acompanhamento dos egressos nesse período.