Segundo relatório do Grupo de Trabalho da CAPES sobre Autoavaliação “autoavaliação é o processo de avaliar a si próprio”, ou seja, o objetivo é a realização de uma avaliação interna do programa, com o objetivo principal de aprendizagem, de compreender como suas atividades e ações estão sendo avaliadas pela comunidade acadêmica (discentes, docentes e egressos), de forma a buscar melhorar e repensar o que for necessário, bem como potencializar ações que estejam trazendo resultados profícuos ao programa.
O PPGTER tem realizado autoavaliações desde sua criação, sendo que, em 2019, formalizou esse processo, de acordo com diretrizes da CAPES. Um processo de autoavaliação foi construído, assim como um projeto para ser instanciado anualmente pelo Grupo de Autoavaliação do PPGTER, instituído a partir de 2020.
O processo de autoavaliação do PPGTER prevê 05 fases a serem realizadas anualmente. com base no modelo de processo sugerido pela CAPES: Políticas e Preparação, Implementação do projeto e análise dos resultados, Divulgação dos resultados, Uso dos resultados e Meta-avaliação.
A etapa de Políticas e preparação envolve a definição e constituição da equipe de trabalho e coordenação das atividades de autoavaliação, bem como a sensibilização para participação de todos os envolvidos no processo. No entanto, as duas atividades centrais dessa etapa envolvem justamente o planejamento dos aspectos políticos da autoavaliação, do ponto de vista mais gerencial e, após, a elaboração do projeto de autoavaliação em si, que envolve instanciar o mesmo com o cronograma de cada ano.
Com a política e projeto de autoavaliação definidos, passa-se para a etapa de Implementação, que ocorre de acordo com o especificado no projeto. É importante destacar que a implementação deve ser constantemente monitorada (acompanhada) pelo Programa, pois eventuais mudanças em relação ao planejamento não podem afetar o resultado final, ou seja, é necessário assegurar que mesmo com mudanças no decorrer da execução, a autoavaliação atinja os objetivos previstos, com vistas à melhoria da qualidade do programa.
Após a implementação da autoavaliação e, consequente análise de seus resultados, é fundamental que estes sejam divulgados à comunidade acadêmica e à sociedade em geral – constituindo a etapa de Divulgação dos resultados. De acordo com o Relatório do GT da Capes, deve-se atentar para dois aspectos importantes: (a) os resultados devem ser conhecidos em tempo hábil para que decisões sejam tomadas e informadas, ou seja, os resultados precisam ser utilizados; e (b) a divulgação deve adotar uma linguagem clara e acessível a todos os perfis de público-alvo identificados pelo programa como partes interessadas nesses resultados e, preferencialmente, tais resultados devem ser divulgados em mais de um meio/formato.
Conforme destacado anteriormente, os resultados da autoavaliação devem ser utilizados para reflexões do programa acerca de melhorias e para tomadas de decisão sobre estratégias futuras, ou seja, para guiar o planejamento estratégico do programa. Assim, a etapa de Uso dos resultados envolve justamente promover o uso eficiente dos resultados, de forma útil aos objetivos do programa.
Por fim, todo processo precisa ser constantemente analisado, ou seja, após a execução de um ciclo completo de autoavaliação, é importante que o grupo de trabalho analise aspectos positivos e negativos do próprio processo, propondo modificações na própria sistemática de autoavaliação, em busca de constantes aprimoramentos. Esse é o objetivo da última etapa, a Meta-avaliação, “avaliar a autoavaliação”. Essa meta-avaliação envolve analisar o processo como um todo, de forma geral, bem como em separado, para cada uma das seguintes 3 etapas: Políticas e preparação, Implementação e Disseminação e uso dos resultados.
O processo, bem como o projeto desenvolvidos para o PPGTER podem ser acessados através dos links disponibilizados abaixo.
Documentos:
Processo de Autoavaliação do PPGTER
Projeto de Autoavaliação do PPGTER
Resolução Interna que normatiza as atribuições do Grupo de Autoavaliação do PPGTER – em breve.
Grupo de Trabalho de Autoavaliação
- Profa. Dra. Giliane Bernardi – Coordenadora do PPGTER (Coordenadora do GT);
- Profa. Dra. Andrea Ad Reginatto – Coordenadora Substituta do PPGTER;
- Profa. Dra. Roseclea Duarte Medina (Docente do PPGTER) – representante da L1;
- Prof. Dr. Vinicius Maran (Docente do PPGTER) – representante da L1;
- Prof. Dr. Andre Zanki Cordenonsi (Docente do PPGTER) – representante da L2;
- Prof. Dr. Fernando de Jesus Moreira Junior (Docente do PPGTER) – representante da L2;
- Márcio Lamberti de Bittencourt (secretário do PPGTER) – representante dos TAE;
- Profa. Msc. Maristela Dalla Porta de Abreu (Professora formadora do Núcleo de Tecnologia Educacional de Santa Maria – NTEM, vinculado à Secretária de Município da Educação de Santa Maria) – representante da sociedade civil;
- Acadêmico Everton Lima Horst – representante discente do programa;
- Profa. Msc. Anidene de Siqueira Cechin – representante dos egressos do programa;
- Msc. André Luiz Turchiello de Oliveira – representante dos egressos do programa;
O relatório apresentado abaixo descreve a autoavaliação do PPGTER para o quadriênio 2017-2020, realizando uma análise dos diferentes dados coletados durante os procedimentos da autoavaliação entre os anos de 2017 a 2020.
Destaca-se que a sistematização da autoavaliação ainda estava em consolidação e, desta forma, sofreu modificações no decorrer do período, assim como o relatório não foi construído a partir do processo apresentado nessa página.
Além da análise de instrumentos/questionários aplicados a discentes e egressos, o relatório conta com uma análise preliminar da produção intelectua do Programa com base nas informações coletadas na Plataforma Sucupira.