ISSN 2675-0309
Um relatório técnico é um documento que relata os resultados obtidos em investigação de pesquisa, ou que descreve a situação de uma questão técnica ou científica. Um relatório técnico-científico apresenta sistematicamente informação suficiente para um leitor qualificado, traça conclusões e faz recomendações. (NBR 10179:1989)
A publicação de relatórios técnicos é fomentada pelos órgãos de pesquisa brasileiros como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Dentro do âmbito do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER), os professores e seus orientados são estimulados a publicar relatórios técnicos relativos às suas pesquisas em andamento ou finais, como forma de estimular a produção científica e técnica, além de auxiliar na difusão do programa e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) frente à sociedade em geral. A publicação dos relatórios técnicos é de responsabilidade da Editoria Técnica do PPGTER (EdTEC /PPGTER) e seu conteúdo é de inteira responsabilidade dos autores.
Editor: Prof. Dr. Andre Zanki Cordenonsi
Contato: edtec.ppgter@gmail.com
Editor: Prof. Dr. Andre Zanki Cordenonsi
Corpo editorial:
Prof. Dr. Andre Zanki Cordenonsi
Profa. Dra. Giliane Bernardi
Profa. Dra. Andrea Ad Reginatto
Periodicidade da publicação: semestral.
Idiomas: são aceitos relatórios em português, inglês ou espanhol.
Instituição responsável: Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede – PPGTER/UFSM.
Endereço: Av. Roraima nº 1000, Centro de Educação, prédio 16, 1° Andar, sala 3146. CEP: 97105-900. Santa Maria – RS.
Contato: edtec.ppgter@gmail.com
Volume 6, Número 1 (2024)
Relatório de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede PPGTER/UFSM – Biênio 2021-2022. Autores: Giliane Bernardi, Andre Zanki Cordenonsi, Andréa Ad Reginatto, Fernando de Jesus Moreira Junior, Vinícius Maran. PPGTER/TEC.40.2024.ANS. Março de 2024. [Arquivo PDF]
Volume 5, Número 1 (2023)
Sequência Didática para o Ensino de Lógica de Programação utilizando o Jupyter Notebook. Autores: Mayara Leal Fernandes e Andre Zanki Cordenonsi. PPGTER/DES.39.2023.SEQ. Dezembro de 2023. [Arquivo PDF]
Unidade de Estudo para apoiar o ensino e aprendizagem de algoritmos e lógica de programação no Ensino Médio, por meio do App Inventor. Autores: Jonathan Donato Pippi e Giliane Bernardi. PPGTER/DES.38.2023.UES. Novembro de 2023. [Arquivo PDF]
Estatísticas de utilização das ferramentas (atividades e recursos) do Moodle da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em Cursos Presenciais por Centro/Campi. Autores: Jorge Luiz dos Santos e Fernando de Jesus Moreira Junior. PPGTER/GES.37.2023.ANS. Janeiro de 2023. [Arquivo PDF]
Pensamento Computacional Integrado à Matemática – 6° Ano – Google Formulários: Primeiros passos e suas possibilidades. Autores: Eder Fernando Borba, Karla Marques da Rocha e Antonio Guilherme Schmitz Filho. PPGTER/GES.36.2023.GUI. Fevereiro de 2023. [Arquivo PDF]
Volume 4, Número 1 (2022)
O Comportamento Informacional dos Docentes da Pós-Graduação da UFSM – Relatório Técnico Conclusivo. Autores: Maria Elizete Barbosa Machado e Fernando de Jesus Moreira Junior. PPGTER/GES.35.2022.UES. Dezembro de 2022. [Arquivo PDF]
UNEFTP – Unidade de Estudo para Fluência Tecnológico-Pedagógica : Desenvolvimento e Execução. Autores: Izabel Cristina Vieira Martins, Taís Fim Alberti e Giliane Bernardi. PPGTER/DES.34.2022.UES. Outubro de 2022. [Arquivo PDF]
Diretrizes Pedagógicas e Tecnológicas para Capacitação de Professores Alinhadas à Educação 4.0. Autores: Izabel Cristina Vieira Martins, Taís Fim Alberti e Giliane Bernardi. PPGTER/DES.33.2022.DIR. Outubro de 2022. [Arquivo PDF]
Estação Agrometeorológica de Baixo Custo : Planejamento das Atividades de Estudo. PPGTER/DES.32.2022.MAT. Março de 2022. [Arquivo PDF]
Estação Agrometeorológica de Baixo Custo – Manual de Desenvolvimento e Instalação. PPGTER/DES.31.2022.MAN. Março de 2022. [Arquivo PDF]
Estação Agrometeorológica de Baixo Custo – Manual do Usuário. Autores: Everton Lima Horst e Andre Zanki Cordenonsi. PPGTER/DES.30.2022.MAN. Março de 2022. [Arquivo PDF]
Pensamento Computacional Integrado à Matemática – 6° Ano – Caderno de Resoluções – Volume 02. Autores: Jean Alex Custódio Machado e Andre Zanki Cordenonsi. PPGTER/DES.29.2022.MAT. Março de 2022. [Arquivo PDF]
Pensamento Computacional Integrado à Matemática – 6° Ano – Caderno de Resoluções – Volume 01. Autores: Jean Alex Custódio Machado e Andre Zanki Cordenonsi. PPGTER/DES.28.2022.MAT. Março de 2022. [Arquivo PDF]
Pensamento Computacional Integrado à Matemática – 6° Ano – Caderno de Atividades – Volume 03. Autores: Jean Alex Custódio Machado e Andre Zanki Cordenonsi. PPGTER/DES.27.2022.MAT. Março de 2022. [Arquivo PDF]
Pensamento Computacional Integrado à Matemática – 6° Ano – Caderno de Atividades – Volume 02. Autores: Jean Alex Custódio Machado e Andre Zanki Cordenonsi. PPGTER/DES.26.2022.MAT. Março de 2022. [Arquivo PDF]
Pensamento Computacional Integrado à Matemática – 6° Ano – Caderno de Atividades – Volume 01. Autores: Jean Alex Custódio Machado e Andre Zanki Cordenonsi. PPGTER/DES.25.2022.MAT. Março de 2022. [Arquivo PDF]
Volume 3, Número 1 (2021)
Artefatos Técnicos e Tecnológicos: Identificação e Cadastro. Autor: Andre Zanki Cordenonsi. PPGTER/DIR.24.2021.TEC. Junho de 2021. [Arquivo PDF]
Alt Story: Modelo de Unidade de Estudo para Produção Textual Colaborativa por meio de Ficção Interativa Digital. Autores: Juliane Quevedo Simonetto e Giliane Bernardi. PPGTER/DES.23.2021.MDL. Abril de 2021. [Arquivo PDF]
Influência das Tecnologias Digitais no Cotidiano do Assentamento Nova Conquista de Chiapetta / RS. Autores: Marcelo Gschneitner Wisbistcki e Liziany Müller Medeiros. PPGTER/GES.22.2021.DAT. Março de 2021. [Arquivo PDF]
Guia de Instalação do protótipo SchoolGamify: uma proposta de aplicativo para fomentar a gamificação e a abordagem sala de aula invertida no contexto escolar. Autores: Juliano Rossato da Silva e Susana Cristina dos Reis. PPGTER/DES.21.2021.GUI. Março de 2021. [Arquivo PDF]
Planejamento Estratégico do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede PPGTER/UFSM – Quadriênio 2021-2024. Autores: Giliane Bernardi, Susana Cristina dos Reis, Ana Cláudia Oliveira Pavão, Andre Zanki Cordenonsi, Karla Marques da Rocha e Taís Fim Alberti. PPGTER/TEC.17.2021.PRO. Fevereiro de 2021. [Arquivo PDF]
Projeto de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER/UFSM). Autores: Giliane Bernardi, Susana Cristina dos Reis, Andre Zanki Cordenonsi e Karla Marques da Rocha. PPGTER/TEC.15.2021.TEC. Fevereiro de 2021. [Arquivo PDF]
Processo de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER/UFSM). Autores: Giliane Bernardi, Susana Cristina dos Reis, Andre Zanki Cordenonsi e Karla Marques da Rocha. PPGTER/TEC.16.2021.PRO. Fevereiro de 2021. [Arquivo PDF]
Relatório de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede PPGTER/UFSM – Quadriênio 2017-2020. Autores: Giliane Bernardi, Susana Cristina dos Reis e Andre Zanki Cordenonsi. PPGTER/TEC.14.2021.ANS. Fevereiro de 2021. [Arquivo PDF]
Volume 2, Número 2 (2020)
Suricato – Educação Colaborativa: apresentação da versão de testes. Autores: Jaqueline Sabrini Carvalho Cunha e Karla Marques da Rocha. PPGTER/GES.13.2020.TEC. Novembro de 2020. [Arquivo PDF]
O Aluno Monitor da Sala de Informática nas Escolas da Rede Municipal de Santa Maria: Reflexos de uma Formação. Autores: Mariana Dalcin Ferreira e Karla Marques da Rocha. PPGTER/GES.12.2020.ANS. Novembro de 2020. [Arquivo PDF]
Planos de Aula: Cultura Digital, Mundo Digital e Pensamento Computacional por uma Abordagem Desplugada para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Autores: Ana Cristina Martinelli, Andre Zanki Cordenonsi, Giliane Bernardi. PPGTER/DES.18.2020.PLA. Outubro de 2020. [Arquivo PDF]
FlorestaBook: Jogo de Tabuleiro para uma Abordagem Desplugada de Pensamento Computacional para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Autores: Ana Cristina Martinelli, Andre Zanki Cordenonsi, Giliane Bernardi. PPGTER/DES.19.2020.JOG. Outubro de 2020. [Arquivo PDF]
Volume 2, Número 1 (2020)
Monitoramento da Interação e Colaboração no Ambiente Moodle – Guia de Ferramentas para Learning Analytics. Autores: Leomar Cassol Monego e Frederico Menine Schaf. PPGTER/DES.11.2020.DTC. Março de 2020. [Arquivo PDF]
Oficinas de Arduíno: Manual para Professores de Lógica de Programação. Autores: Anderson José Lauer e Andre Zanki Cordenonsi. PPGTER/DES.20.2020.MAT. Fevereiro de 2020. [Arquivo PDF]
Volume 1, Número 2 (2019)
Análise dos Alunos Ingressantes no PPGTER no período 2015-2019. Autores: Andre Zanki Cordenonsi e Giliane Bernardi. PPGTER/TEC.10.2019.ANS. Novembro de 2019. [Arquivo PDF]
Hipermídias Educacionais 2019-1: análise de MOOCs. Organizadores: Claudia Barin, Marcus V. L. Fontana, Roseclea Duarte Medina. PPGTER/DES.09.2019.ANS. Setembro de 2019. [Arquivo PDF]
Um Minicurso sobre Recursos Educacionais Abertos para Formação Inicial de Professores. Autores: Fábia Lima Algarve, Andrea Ad Reginatto, Taís Fim Alberti. PPGTER/GES.08.2019.PLA. Agosto de 2019. [Arquivo PDF]
Construção e Análise de Vídeo Educacional. Autores: Aline Baldissera Leal, Taís Fim Alberti, Andrea Ad Reginatto, Antonio Guilherme Schmitz Filho. PPGTER/GES.07.2019.TEC. Agosto de 2019. [Arquivo PDF]
Método SCALE (Suporte Credibilidade Acurácia Legitimidade Estrutura) para a Avaliação de Artefatos Técnicos. Autores: Andre Zanki Cordenonsi e Giliane Bernardi. PPGTER/DES.06.2019.TEC. Agosto de 2019. [Arquivo PDF] [Questionário Scale.DOCX] [Resultados Scale.XLSX]
Volume 1, Número 1 (2019)
Mineração de Dados Educacionais: Uma Revisão da Literatura. Autores: Thiago Siqueira Sonnenstrahl, Solange de Lurdes Pertile e Antônio Guilherme Schmitz Filho. PPGTER/TEC.05.2019.REL. Julho de 2019. [Arquivo PDF]
iPermanency: Aplicativo para gestão de evasão na EaD com Mineração de Dados Educacionais – Documentação Técnica. Autores: Jáder Adiél Schmitt, Giliane Bernardi e Gustavo Zanini Kantorski. PPGTER/DES.04.2019.SFW. Março de 2019. [Arquivo PDF]
Escolas Conectadas? Um novo modelo estrutural de Redes Computacionais: Proposta de Modelo de Rede entre as Escolas Municipais de Santa Maria. Autores: Guilherme dos Santos Giuliani, Karla Marques da Rocha e Frederico Menine Schaf. PPGTER/GES.03.2019.MDL. Março de 2019. [Arquivo PDF]
Aprendendo orientação à Objetos com Greenfoot: Unidades de Estudo. Autores: Cleitom José Richter e Giliane Bernardi. PPGTER/DES.02.2019.UES. Março de 2019. [Arquivo PDF]
Diretrizes para Submissão de Relatórios Técnicos à Editoria Técnica do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede/UFSM. Autores: Andre Zanki Cordenonsi e Giliane Bernardi. PPGTER/TEC.01.2019.DIR.UES. Março de 2019. [Arquivo PDF]
Os textos a serem publicados devem ser enviados por correio eletrônico (edtec.ppgter@gmail.com), seguindo as normas e recomendações publicadas nas Diretrizes para Submissão de Relatórios Técnicos à Editoria Técnica do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede/UFSM.
Arquivos:
- Diretrizes para Submissão de Relatórios Técnicos à Editoria Técnica do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede/UFSM (PPGTER/TEC.01.2019.DIR.UES)
- Modelo do Relatório (DOCX)
- Modelo do Relatório (ODT)