Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Sobre o Curso

Código: 4001

Turno: Diurno

Ingresso: Semestral

Vagas: 40

Objetivo Geral

O Curso de Engenharia Elétrica tem por objetivo formar profissionais capacitados a entender, criar e desenvolver tecnologias, em sua área de atuação, tendo como base uma sólida formação técnica, humanista e científica, implicando em ações éticas, justas e com responsabilidade social, as quais visam colaborar para o desenvolvimento da sociedade nos âmbitos tecnológico, científico, econômico e intelectual, buscando o bem estar do indivíduo. Os principais meios para isto são: a formação de profissionais qualificados nestes quesitos, e a execução de projetos de pesquisa e extensão de forma conjunta com setores da sociedade.

Áreas de Atuação

A atuação do engenheiro eletricista é regulamentada pela Resolução nº 218 do CONFEA e, a partir de agosto de 2005, pela Resolução nº 1010 do CONFEA. Nestas, são discriminadas as atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. O campo de atuação profissional do engenheiro eletricista é bastante diversificado, compreendendo desde grandes empresas públicas e privadas, empreendimentos próprios ou atuação autônoma. O mercado de trabalho é caracterizado, além da diversidade, por variações relativamente rápidas, atreladas aos períodos de retração e expansão da economia e das políticas para o desenvolvimento da infraestrutura. Em sua atuação, o profissional formado pelo Curso de Engenharia Elétrica da UFSM poderá estar habilitado à atuação nas áreas de eletrônica, comunicações ou eletrotécnica, conforme matriz curricular cumprida pelo estudante durante o Curso. Nessas áreas, o engenheiro eletricista ou engenheiro eletrônico recebe atribuições para exercer dezoito tipos de atividades:

– supervisão, coordenação e orientação técnica;

– estudo, planejamento, projeto e especificação;

– estudo de viabilidade técnico-econômica;

– assistência, assessoria e consultoria;

– direção de obra e serviço técnico;

– vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico;

– desempenho de cargo e função técnica;

– ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica; extensão;

– elaboração de orçamento;

– padronização, mensuração e controle de qualidade;

– execução de obra e serviço técnico;

– fiscalização de obra e serviço técnico;

– produção técnica e especializada;

– condução de trabalho técnico;

– condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção;

– execução de instalação, montagem e reparo;

– operação e manutenção de equipamento e instalação;

– execução de desenho técnico.

A formação profissional proposta pelo Curso de Engenharia Elétrica da UFSM, Campus de Cachoeira do Sul, almeja que o estudante possa buscar de fato as competências, não apenas nas atividades previstas em lei, mas nas diversas outras áreas de atuação exercidas atualmente pelos engenheiros eletricistas, exercitando a prospecção de oportunidades no mercado de trabalho. O reconhecimento dessa realidade e sua consideração no contínuo planejamento do Curso são muito importes, pois a cada dia abrem-se novas oportunidades de atuação para o engenheiro. Esse nível de conscientização pode ser atingido através da prática do planejamento profissional desde os primórdios do Curso.

Duração
Prazo mínimo: 10 semestres
Prazo máximo: 15 semestres