Ir para o conteúdo Engenharia Mecânica Ir para o menu Engenharia Mecânica Ir para a busca no site Engenharia Mecânica Ir para o rodapé Engenharia Mecânica
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estágio Supervisionado (Obrigatório)

A disciplina de Estágio Supervisionado (CSEM 4054) deverá ser realizado pelo aluno no 10° semestre do curso.

A disciplina de Estágio Supervisionado dá ao(a) acadêmico(a) a oportunidade de entrar em contato com o mercado de trabalho. O aluno poderá realizar seu estágio em qualquer empresa ou instituição do Brasil e exterior que tenha convênio com a UFSM.

Instruções para a realização do estágio supervisionado:

  1. No período de realização da matrícula na disciplina de Estágio Supervisionado (CSEM 4054), o aluno deverá escolher uma empresa da área do curso que esteja na lista de convênios da UFSM. Caso a empresa escolhida não seja conveniada, o aluno poderá solicitar o registro do convênio a Coordenação do Curso através do preenchimento e assinatura do Formulário de Registro de Convênios de Estágio (disponível aqui), juntamente com a cópia assinada do contrato de estágio (termo de compromisso). Ambos os documentos devem ser digitalizados e enviados por e-mail para a Coordenação do Curso.
  2. O aluno deverá apresentar o termo de compromisso do estágio obrigatório preenchido e assinado em três vias à Coordenação do Curso até o final da primeira semana de aulas do semestre corrente;
  3. Juntamente com o orientador e supervisor de estágio, o aluno deverá preencher e assinar o plano de atividade do estágio supervisionado. Este formulário deverá ser entregue à Coordenação do Curso, por meio da Secretaria dos Cursos do Campus;
  4. Ao final do semestre, o aluno deverá entregar um relatório e realizar uma apresentação para uma banca das atividades desenvolvidas durante o período de estágio supervisionado, caso o supervisor e orientador de estágio julgarem necessário.
  5. A validade do contrato de estágio não poderá ser maior que a data de validade do seguro de vida contratada, pela empresa ou pela universidade, a favor do aluno.
  6. O professor orientador de estágio ficará responsável por acompanhar as atividades do aluno e informar a Coordenação do Curso sobre qualquer problema relacionado.

Jornada de atividades de estágio:

Conforme estabelecido pela Lei 11788 de 2008, Art 10, e no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), as cargas horárias máximas permitidas para o estágio são as seguintes:

  1. Carga horária de 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais, para os alunos matriculados em outras disciplinas na UFSM. Lembrando que o estágio deve ocorrer em horários compatíveis com as demais atividades escolares do aluno. Estas informações devem constar no termo de compromisso do estágio.
  2. Carga horária de 8 (oito) horas diárias e 40 (trinta) horas semanais, para os alunos que estão matriculados somente na disciplina de Estágio Supervisionado (CSEM 4054).

Atenção:

  1. Antes de iniciar o estágio, o aluno deverá encaminhar a Coordenação do Curso, por meio da Secretaria dos Cursos, o contrato de estágio (termo de compromisso) em três cópias, já assinados pelo aluno, representante da empresa e agência de estágio (se for o caso), rubricados em todas as páginas pelos mesmos;
  2. O estágio supervisionado deverá ser realizado somente após a matrícula do aluno na disciplina de Estágio Supervisionado (CSEM 4054). Não serão assinados contratos de estágio com datas de início e fim fora do período do semestre curricular;
  3. A entrega do contrato para assinatura deverá ser realizada diretamente por meio da Secretaria dos Cursos do Campus. O prazo de assinatura dos contratos de estágio é de 5 (cinco) dias úteis após serem deixados na Secretaria dos Cursos, desde que os documentos estejam corretos e devidamente assinados. Não serão assinados contratos que não estejam devidamente assinados ou com todas as informações e vias necessárias;
  4. No momento da entrega dos contratos de estágio na Secretaria dos Cursos, o aluno deverá informar de preferência um e-mail ou telefone para contato;
  5. Caso o aluno realize estágio fora de Cachoeira do Sul, o contrato de estágio poderá ser enviado pelos Correios aos cuidados da Coordenação do Curso. Neste caso, o prazo para assinatura (5 dias úteis) contará a partir da data de recebimento da correspondência pelo Campus. Caso o aluno não informe na correspondência a forma de retirada dos documentos, os mesmos serão devolvidos preferencialmente via Correios para o endereço do remetente, sendo o envio condicionado a existência de recursos para correspondências por parte da UFSM. Se não for possível a devolução dos documentos por meio dos Correios, os documentos ficarão disponíveis para retirada pelo aluno na Secretaria dos Cursos do Campus.

Seguro do Estágio Supervisionado:

A Universidade Federal de Santa Maria oferece aos alunos da instituição um seguro contra acidentes pessoais para as atividades relacionadas ao Estágio Supervisionado, durante o período de matrícula na disciplina.

Realização de Trabalho de Conclusão de Curso II (CSEM 4053) e Estágio Supervisionado (CSEM 4054) no mesmo semestre:

Para a realização da disciplina de Estágio Supervisionado no mesmo semestre de Trabalho de Conclusão II o aluno solicitante deverá atender as seguintes condições:

  • O aluno deve estar aprovado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I (CSEM 4049);
  • O aluno deve solicitar, durante o período de ajuste presencial de matrículas, a matrícula nas duas disciplinas, informando na ocasião o orientador, através do formulário de ajuste de matrículas;
  • O aluno deve ter o mesmo professor orientador do aluno nas duas disciplinas;
  • Entregar na Secretaria dos Curso, no momento do ajuste presencial de matrícula, uma declaração assinada pelo professor e pelo aluno onde ambos concordam com a matrícula do aluno nas disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso II (CSEM 4053) e Estágio Supervisionado (CSEM 4054) no mesmo semestre. O modelo de declaração está disponível para download aqui.

Medidas tomadas temporariamente pelo curso de Eng. Mecânica durante a pandemia de COVID-19 (novo Coronavírus):

Enquanto estiverem suspensas as atividades presenciais na UFSM por conta da pandemia do novo Coronavírus, as assinaturas de contratos de estágio estarão submetidas as regras definidas no memorando 08/2020 (disponível aqui) do Curso de Engenharia Mecânica do Campus Cachoeira do Sul. Entre as medidas, o aluno deverá enviar ao e-mail da Coordenação do Curso (mecanica.cs@ufsm.br) uma declaração (modelo disponível aqui) assinada pela Concedente do Estágio de que a mesma está tomando todas as medidas possíveis para resguardar a saúde dos estagiários e evitar o contágio pelo novo Coronavírus (COVID-19).

Anexos