Ir para o conteúdo Engenharia Mecânica Ir para o menu Engenharia Mecânica Ir para a busca no site Engenharia Mecânica Ir para o rodapé Engenharia Mecânica
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estágio Supervisionado (Obrigatório)

A disciplina de Estágio Supervisionado (CSEM 4054) deverá ser realizado pelo aluno no 10° semestre do curso.

A disciplina de Estágio Supervisionado dá ao(a) acadêmico(a) a oportunidade de entrar em contato com o mercado de trabalho. O aluno poderá realizar seu estágio em qualquer empresa ou instituição do Brasil e exterior que tenha convênio com a UFSM.

Instruções para a realização do estágio supervisionado:

  1. No período de realização da matrícula na disciplina de Estágio Supervisionado (CSEM 4054), o aluno deverá escolher uma empresa da área do curso que esteja na lista de convênios da UFSM. Caso a empresa escolhida não seja conveniada, o aluno poderá solicitar o registro do convênio a Coordenação do Curso através do preenchimento e assinatura do Formulário de Registro de Convênios de Estágio (disponível aqui), juntamente com a cópia assinada do contrato de estágio (termo de compromisso). Ambos os documentos devem ser encaminhados via processo digital PEN/SIE (ver informações aqui) para a Coordenação do Curso.
  2. O aluno deverá providenciar, junto a empresa, (concedente do estágio), o termo de compromisso do estágio obrigatório (contrato de estágio) que deverá ser assinado digitalmente por todas as partes (aluno, empresa e universidade) até o final da primeira semana de aula do semestre. O contrato de estágio deve estar de acordo com a Lei Federal 11788 de 2008.
  3. Ao final do semestre, o aluno deverá entregar um relatório de estágio, que será avaliado pelo orientador e o supervisor designados para o estágio. Caso o orientador julgar necessário, o aluno realizará uma apresentação das atividades desenvolvidas para uma banca designada pelo orientador. A nota do aluno na disciplina será dada pela média das notas atribuídas pelo orientador e pelo supervisor de estágio ou pela banca designada. O relatório poderá ser entregue em formato físico ou eletrônico, conforme exigido pelo professor orientador do estágio.
  4. A validade do contrato de estágio não poderá ser maior que a data de validade do seguro de vida contratada, pela empresa ou pela universidade, a favor do aluno.
  5. O professor orientador de estágio ficará responsável por acompanhar as atividades do aluno e informar a Coordenação do Curso sobre qualquer problema relacionado.

Jornada de atividades de estágio:

Conforme estabelecido pela Lei 11788 de 2008, Art 10, e no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), as cargas horárias máximas permitidas para o estágio são as seguintes:

  1. Carga horária de 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais, para os alunos matriculados em outras disciplinas na UFSM. Lembrando que o estágio deve ocorrer em horários compatíveis com as demais atividades escolares do aluno. Estas informações devem constar no termo de compromisso do estágio.
  2. Carga horária de 8 (oito) horas diárias e 40 (trinta) horas semanais, para os alunos que estão matriculados somente na disciplina de Estágio Supervisionado (CSEM 4054).

Atenção:

  1. Antes de iniciar o estágio, o aluno deverá encaminhar a Coordenação do Curso  o contrato de estágio (termo de compromisso) com todas as assinaturas digitais necessárias e o formulário de matrícula (disponível aqui). que deve ser assinado pelo aluno e o professor orientador de estágio que deve ser enviado conforme as instruções passadas via e-mail pela Coordenação do Curso via e-mail.
  2. O estágio supervisionado deverá ser realizado somente após a matrícula do aluno na disciplina de Estágio Supervisionado (CSEM 4054). Não serão assinados contratos de estágio com datas de início e fim fora do período do semestre curricular;
  3. O Envio do contrato para assinatura da Coordenação do Curso deverá ser realizada na modalidade digital, conforme Instrução Normativa 01/2022 da PROGRAD/UFSM (ver informações aqui). O prazo de assinatura dos contratos de estágio é de 5 (cinco) dias úteis após serem recebidos eletronicamente pela Coordenação do Curso, desde que os documentos estejam corretos. Não serão assinados contratos que não estejam com todas as informações e vias necessárias ou pouco legíveis e enviados a Coordenação do Curso de forma impressa;

Seguro do Estágio Supervisionado:

A Universidade Federal de Santa Maria oferece aos alunos da instituição um seguro contra acidentes pessoais para as atividades relacionadas ao Estágio Supervisionado, que pode ser utilizado como opção ao seguro oferecido pelo concedente do estágio. Mais informações sobre o seguro oferecido pela UFSM para estágios supervisionados podem ser adquiridas no website da Pró-Reitoria de Administração da UFSM (PRA) ou aqui.

Realização de Trabalho de Conclusão de Curso II (CSEM 4053) e Estágio Supervisionado (CSEM 4054) no mesmo semestre:

Para a realização da disciplina de Estágio Supervisionado no mesmo semestre de Trabalho de Conclusão II o aluno solicitante deverá atender as seguintes condições:

  • O aluno deve estar aprovado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I (CSEM 4049);
  • O aluno deve solicitar, durante o período de ajuste presencial de matrículas, a matrícula nas duas disciplinas, informando na ocasião o orientador, através do formulário de ajuste de matrículas;
  • O aluno deve ter o mesmo professor orientador do aluno nas duas disciplinas;
  • Encaminhar a Coordenação do Curso e-mail onde o professor orientador concorda com a matrícula do aluno nos casos onde o aluno realizará as disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso II (CSEM 4053) e Estágio Supervisionado (CSEM 4054) no mesmo semestre.
Anexos