Universidade Federal de Santa Maria - Frederico Westphalen
22/08/2018 00:00 - 24/08/2018 00:00
Notícias do Evento ii-simposio-internacional-de-comunicacao
Descrição
O SIC – Simpósio Internacional de Comunicação surge no ano que marca a primeira década de funcionamento do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Frederico Westphalen (UFSM-FW). Tem, entre seus objetivos, propiciar espaço para o debate científico sobre questões emergentes do cenário comunicacional, em especial acerca da interface entre processos de comunicação e transformação social. Busca abrir linhas de diálogo e intercâmbio entre diferentes pesquisadores. O evento também tem como meta projetar linhas de atuação do Departamento, por meio de seus cursos, grupos e projetos de pesquisa, como forma de consolidar contribuição a sua região de origem e de abrangência, com a Universidade e com o campo comunicacional.
Atualmente, o Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM-FW oferece dois cursos de graduação. O curso de Jornalismo, fundado em 2006, oferece 55 vagas anuais. O curso de Relações Públicas, implantado em 2008, tem 30 vagas anuais de ingresso. Ambos obtiveram nota máxima nas últimas avaliações do Ministério da Educação e ofertam currículos reformulados desde o início de 2016, primando por manter vivo seu compromisso com o ensino público gratuito e de qualidade.
O SIC – Simpósio Internacional de Comunicação, evento bianual organizado pelo Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM Campus Frederico Westphalen propõem debater os atuais processos de comunicação e de transformação social.
Pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, bolsistas de Iniciação Científica e profissionais podem submeter trabalhos baseados em reflexões teóricas e/ou resultados de pesquisas empíricas, em consonância com a ementa de um dos GTs do evento.
São aceitos artigo redigidos em português, inglês e espanhol.
Expediente
Universidade Federal de Santa Maria
Organização dos Anais
Chefe do Departamento
Profa. Dra. Cláudia Moraes
Comitê de Coordenação e Programação Geral
Profa. Dra. Cláudia Moraes
Prof. Dr. Rafael Foletto
Comitê Científico
Profa. Dra. Márcia Boabaid
Profa. Dra. Marluza da Rosa
Comitê de Divulgação
Prof. Dr. Paulo Munhoz
Prof. Dr. Joel Guindani
Comitê de Logística
Profa. Dra. Janaína Gomes
Prof. Dr. Jones Machado
Monitores
Igor Morandi
Laura Bucholz
Sérgio Viegas
Coordenação dos GTs
GT 1 – Comunicação e processos socioculturais
GT 2 Comunicação, linguagens e narrativas
GT 3 Comunicação e organizações
GT 4 Comunicação, interações e tecnologias
Site do Curso de Jornalismo
Site do Curso de Relações Públicas
Campus de Frederico Westphalen
Convidados
Conselho
Chefe do Departamento: Profª. Drª. Cláudia Moraes
Comitê de Coordenação e Programação Geral: Profª. Drª. Cláudia Moraes, Prof. Dr. Rafael Foletto
Comitê Científico: Profª. Drª. Márcia Boabaid, Profª. Drª. Marluza da Rosa
Comitê de Divulgação: Prof. Dr. Paulo Munhoz, Prof. Dr. Joel Guindani
Comitê de Logística: Profª. Drª. Janaína Gomes, Prof. Dr. Jones Machado
Monitores: Bianca Bortolucci, Igor Morandi, Mayara Dias, Laura Bucholz, Sérgio Viegas
GT 2 Comunicação, linguagens e narrativas
GT 3 Comunicação e organizações
Hospedagem
Hotel Palace – 15% de desconto apresentando crachá
Endereço: Rua do Comércio, 789 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-4333
Site: www.hotelpalacefw.com.br
Cantelle Hotel
Endereço: Rua do Comércio, 740 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-9100
Site: www.cantellehotel.com.br
Hotel Oliveira
Endereço: Avenida João Muniz Reis, 1241
Telefone: (55) 8131-6196
Hotel do Tio Zé
Endereço: Rua 21 de Abril, 165 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-3478
Blog: http://hoteldotioze.blogspot.com.br
Hotel e Posto Serrano
Endereço: Rodovia BR 386, Km 35 – Bairro Bela Vista
Telefone: (55) 3744-3774
Site: www.hotelepostoserrano.com.br
Hotel e Restaurante Bela Vista
Endereço: Rodovia BR 386, Km 36 – Bairro São Cristóvão
Telefone: (55) 3744-1492
Site: www.hotelerestaurantebelavista.com.br
Pigatto Hotel
Endereço: Rodovia BR 386, KM 34 – Bairro Jardim Primavera
Telefone: (55) 3744-3122
Site: www.pigattohotel.com.br
Alimentação
Endereço: Rua José Cañellas, 184 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-4694
Alecrim Restaurante
Endereço:Rua Aparício Borges, 470 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-1429
Batata’s Chopp Beer
Endereço: Rua do Comércio, 811 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-3964
Café Sol Bar e Restaurante
Endereço: Rua do Comércio, 769 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-7226
Cia dos Pães
Endereço: Rua Santo Cerruti, 1054 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-4231
Chapão Cherubin
Endereço: BR 386, Km 44 – Bairro Interior
Telefone: (55) 9932-4499
Hotel e Restaurante Bela Vista
Endereço: Rodovia BR 386, Km 36 – Bairro São Cristóvão
Telefone: (55) 3744-1492
Site: www.hotelerestaurantebelavista.com.br
Lancheria Fréu
Endereço: Rua Maurício Cardoso, 656 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-6127
Peixaria Lopes
Endereço: Carlos Gomes, 951 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-2801 e (55) 9602-5916
Pizzaria Forno a Lenha
Endereço: Rua Arthur Milani, 190 – Bairro Ipiranga
Telefone: (55) 3744-1378
Pizzaria Nella Pietra
Endereço: Rua Santo Cerutti, 858 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-6620
Restaurante Moresco
Endereço: Rua Tenente Portela, 511 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-4703
Restaurante e Pizzaria Fornalha
Endereço: Arthur Milani, 446 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-3094
Restaurante Prato Cheio
Endereço: Rua Maurício Cardoso, 535 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-6385
Restaurante Oliveira
Endereço: Avenida Luís Milani, 766 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-1024
Restaurante Sabor & Cia
Endereço: Rua José Cañellas, 88 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-6133
Restaurante e Pizzaria Simonetti
Endereço: Rua Maurício Cardoso, 556 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-1601
Site: www.restaurantesimonetti.com.br
Restaurante Shekiná
Endereço: Rua Alfredo Haubert, 667 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744- 2473
Restaurante Sobradinho
Endereço: Rua Monsenhor Vitor Batistella, 710 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-2779
Sanpa Restaurante e Buffet
Endereço: Rua do Comércio, 770 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-4404
Endereço: Rua Arthur Milani, 946 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-6292
Site: www.senhorfrederico.com
Sorveteria e Pastelaria Skina
Endereço: Rua do Comércio, 616 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-3949
Stalus Restaurante
Endereço: Rua Maurício Cardoso, 176 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-7291
Tchê Lanches
Endereço: Rua do Comércio, 441 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-6115
Vitrola Café
Endereço: Rua Alfredo Haubert, 762 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-6699
Transporte
Estação Rodoviária de Frederico Westphalen
Endereço: Rua Arthur Milani, 563 – Bairro Ipiranga
Telefone: (55) 3744-1800
Site: www.rodoviariafrederico.com.br
Taxis
Ponto de Taxi da Estação Rodoviária de Frederico Westphalen
Endereço: Avenida João Muñiz Reis, s/n – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-1874
Turismo e Lazer
Informações culturais
Município de Frederico Westphalen
Museu Wilson Jehovah Lütz Farias
Arquivo Histórico Municipal de Frederico Westphalen
Praça do Barril
Monumento ao Colono Desbravador
Monumento a Cristo Rei
Inspetoria de Terras
Catedral Diocesana de Santo Antônio
Santuário Schoenstatt
Estádio Esporte Clube Itapagé
Área Natural Minas de Calcita
Cascata da Faguense
Região de Frederico Westphalen
Balneário Oswaldo Cruz, em Iraí
Salto Yucumã, em Derrubadas
Ametista Parque, em Amentista do Sul
Fones Úteis
UFSM – Campus Santa Maria: (55) 3220-8000
UFSM – Campus Frederico Westphalen: (55) 3744-8964
Prefeitura Municipal: (55) 3744-5050
Serviços Públicos de Emergência
Bombeiros: (55) 3744-4925; 193
Brigada Militar: (55) 3744-3744; 190
Hospital: (55) 3744-4888
Polícia Civil: (55) 3744-1324; (55) 3744-4044; 197
Polícia Federal: 194
Polícia Rodoviária Federal: 191
Defesa Civil: 0800 641 0199
Disque-Denúncia: 181
Serviço Público de Remoção de Doentes (Ambulância): 192
Programação
Local: Auditório do IFFarroupilha – Campus Frederico Westphalen
Apresentação Cultural
Coquetel – 17h30
Conferência de abertura – 19h15
Tema: Diversidade nas organizações
Convidado: Prof. Ms. Ricardo Sales – Universidade de São Paulo
Mediação: Profª. Drª. Patrícia Milano Pérsigo
Tema: Questões Étnico-Raciais na Comunicação
Convidados: Profaª. Drª. Leslie Sedrez Chaves – Universidade Federal de Santa Catarina
Mediação: Prof. Dr. Rafael Foletto
Convidado: Profª. Drª. Jiani Adriana Bonin – Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Mediação: Prof. Dr. Joel Guindani
Convidados: Drª. Pamela Stocker – Integrante do Coletivo Gemis (gênero, mídia e sexualidade) e do Aquenda (Núcleo de Estudos em Comunicação, Gêneros e Sexualidades)
Mediação: Profª. Ms. Vera Martins
Local: UFSM – Campus Frederico Westphalen
GT 1 Comunicação e processos socioculturais
GT 2 Comunicação, linguagens e narrativas
GT 3 Comunicação e organizações
GT 4 Comunicação, interações e tecnologias
GT 1 – Comunicação e processos socioculturais
O caráter heterogêneo das sociedades humanas gera culturas plurais, formas de comunicação diversas e com linguagens distintas. Nesse sentido, é preciso considerar os contextos em que os processos de comunicação estão inseridos, pois um mesmo dispositivo tecnológico pode apresentar usos múltiplos e diversificados. Da mesma forma, é necessário observar a dimensão coletiva da mídia (acesso às mensagens por uma pluralidade de indivíduos – acesso ao dispositivo e ao sentido como dimensões diferentes). O GT tem como objetivo refletir sobre os inúmeros entrecruzamentos entre dispositivos técnicos midiáticos, campos e atores sociais, meios de comunicação social e sociedade.
GT 2 – Comunicação, linguagens e narrativas
Parte-se do entendimento da comunicação enquanto processo de produção de discursos, acontecimentos e narrativas, produzindo um sistema complexo de relações entre língua, história e sujeitos. Trata-se de observar que os discursos midiáticos são configurados por categorias pré-noticiosas e pelas condições de produção: o trabalho das formações imaginárias, ideológicas e discursivas. O GT se interessa por estudos que abordem as teorias do jornalismo e da linguagem, os métodos de pesquisa, os impactos das tecnologias e as tendências que orientam os processos discursivos nas sociedades contemporâneas.
GT 3 – Comunicação e organizações
Por meio de diferentes abordagens teóricas e metodológicas, busca-se compreender as organizações como sistemas de comunicação, atentando para a reflexão das relações entre comunicação, processos e práticas organizacionais. Nesse sentido, observa-se a comunicação como uma prática fundamental para o desenvolvimento das organizações imersas em seu contexto social, político e econômico. O GT acolhe propostas que se interessem pela problemática das praticas comunicacionais em contextos organizacionais, como os processos de relacionamento entre públicos, organizações e meios de comunicação.
GT 4 – Comunicação, interações e tecnologias
A comunicação digital, vista como artefato cultural, possibilita e potencializa a inter-relação entre os diversos grupos humanos, oferecendo e construindo canais de interação, debate e construção de significações e representações entre os grupos sociais. O GT busca discutir as relações resultantes da presença das mídias e redes digitais nos diversos âmbitos das sociedades contemporâneas.
Inscrição
As inscrições para o evento estarão abertas até 22 de julho de 2018.
• Pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, bolsistas de Iniciação Científica e profissionais podem submeter trabalhos baseados em reflexões teóricas e/ou resultados de pesquisas empíricas, em consonância com a ementa de um dos GTs do evento.
• Cada participante poderá apresentar até um trabalho como primeiro autor e outro em coautoria.
• O mesmo trabalho não poderá ser submetido em mais de um GT.
• Os interessados deverão submeter resumo expandido, que será avaliado por um Comitê Científico constituído por pesquisadores que investigam problemáticas contempladas pelos GTs. O resumo deve seguir a formatação indicada no template (disponível aqui).
• Os aceites serão informados no e-mail indicado pelo(s) autor(es).
• Autores de trabalhos aceitos devem entregar a versão digital dos artigos completos após sua apresentação para o monitor do GT, garantindo sua publicação nos Anais do evento. O artigo completo deverá ser formatado conforme template específico disponibilizado pela Comissão Organizadora junto com as instruções de entrega por ocasião do envio dos aceites.
• Todos os autores do trabalho deverão realizar a inscrição no evento após a divulgação dos aceites.
2.1 Normas para o resumo
• Os resumos expandidos deverão ter no mínimo 3.000 caracteres e no máximo 4.000 (com espaços). Devem ser digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples entre as linhas. O recuo da primeira linha de parágrafo é de 1,25 cm. As margens deverão ser de 2cm inf. X 2cm sup. X 2cm esq. X 2cm dir. Devem explicitar o problema investigado, os objetivos, as perspectivas teóricas trabalhadas, as estratégias metodológicas e uma síntese dos resultados. Em se tratando de outras modalidades de apresentação, deve esclarecer o foco e o objetivo da apresentação, as perspectivas trabalhadas (de natureza teórica e ou metodológica) e sinalizar de possíveis conclusões ou reflexões empreendidas.
• Os resumos expandidos deverão ser remetidos em formato .doc, .docx ou .rtf para o endereço sicgts@ufsm.br.
• Deverão ser remetidos em formato .doc .docx ou .rtf para o endereço sicgts@ufsm.br.
• O envio do trabalho completo é de total responsabilidade do participante.
• Importante: Apenas os trabalhos completos constarão nos anais do evento. Os trabalhos que não forem enviados no prazo não serão incluídos.
Valores
• Estudantes de graduação UFSM: R$35,00
• Estudantes de graduação externos: R$45,00
• Estudantes de pós-graduação: R$75,00
• Professores e pesquisadores: R$90,00
• Profissionais: R$75,00
Faça sua Inscrição.
Credenciamento
Secretaria do evento
Centro de Convivência UFSM Campus Frederico Westphalen
Sumário
ANAIS DO SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO
GT 1: COMUNICAÇÃO E PROCESSOS SOCIOCULTURAIS
Alexandre Haubrich
A mídia alternativa de Porto Alegre – confluências e diversidades
Alisson Coelho
Circulação responsiva – a crítica social da mídia em fluxo nas redações
Angela Letícia Foguesatto Malheiros; Leticia Sangaletti
Estudo de caso: A representação da identidade gaúcha na transmissão do ENART pela “TV Tradição”
Anna Cavalcanti
A personalização das artes visuais na capa da Revista Bravo! (1997-2013): espaço de constituição e legitimação de peritos
Daniéli Hartmann Antonello
De passivo a ativo: a trajetória do receptor em Teorias da Comunicação e na concepção da Educomunicação
Eduarda Wilhelm; Iana Reis; Cláudia Herte de Moraes
Vídeos sobre o que conheço: um estudo de recepção em comunidades frederiquenses
Juliano R. Pimentel
Má fé, liberdade e malandragem: uma dimensão ideológica dos Cinemas Novos à brasileira
Laura Dürks Cassol; Mariana Nogueira Henriques; Flavi Ferreira Lisboa Filho
Estudos Culturais e Estudos de Gênero: uma análise das personagens Clara e Marina na telenovela Em Família
Lívia Saggin
Educomunicação e apropriações de sujeitos comunicantes: uma via produtiva à cidadania comunicativa
Maiara Rauber; Cleusa Jung; Vera Martins
O discurso da pesquisa em Comunicação sobre violência contra as mulheres
Marina Zoppas de Albuquerque
Entre as redes sociais e as ruas: usos e apropriações das redes sociais digitais por movimentos sociocomunicacionais de Porto Alegre
Neli Mombelli; Marcos Borba
Quando não me vejo no Outro: enfrentamentos entre narrativa documental e televisiva
Nilse Maria Maldaner; Lara Nasi; Márcia Regina Conceição de Almeida; Vera Lucia Spacil Raddatz
Plurais: estudo de caso de um projeto de comunicação para a empatia
Patrícia Franck Pichler; Maria Ivete Trevisan Fossá
Apontamentos sobre biopoder, biopolítica e biopotência na comunicação comunitária no ciberespaço
Rafael Foletto; Eduarda Wilhelm
A trajetória dos cinemas de rua em Frederico Westphalen
Ricardo Cocco
Processos da Modernidade: Reflexividade, Mídia, Massificação e Diálogo Formativo
Tabita Strassburger
Práticas socioculturais e processos midiáticos em contextos fronteiriços: reflexões sobre cidades-gêmeas entre Brasil e Argentina
Taiz Richter; Kelly Rodrigues; Leticia Stasiak; Cláudia Herte de Moraes
Jovens frederiquenses: consumo audiovisual e representação
Taluana Corrêa Panizza; Wesley Pereira Grijó
Malhação e fanfictions: as shippagens como forma de participação
GT 2: COMUNICAÇÃO, LINGUAGENS E NARRATIVAS
Aldenor da Silva Pimentel
Cadeias discursivas: uma análise dos discursos de internautas sobre a prisão como lugar
Amanda Lucia Bittencourt dos Santos; Rafael Foletto
Pesquisa na Graduação: Usos da Análise de Conteúdo e do Estudo de Caso nos TCCs em Jornalismo
Andréa Weber
A nacionalização da língua nos meios de comunicação brasileiros: a legislação de 1930 a 1955
Andrea Weber; Rejane Beatriz Fiepke; Tamires Regina Zortéa
Designação da origem étnica e das suas línguas por descendentes de imigrantes italianos e alemães
Carolina Siqueira De David; Rejane Pozobon
Votação do impeachment na Câmara dos Deputados: análise das estratégias argumentativas de Veja na matéria “Folga de 25 votos”
Claudia Maira Silva de Oliveira; Daniela Tur; Emanoeli Ballin Picolotto
Verdades Secretas: um folhetim contemporâneo
Cristiano Magrini Rodrigues; Rejane de Oliveira Pozobon
Enquadramentos jornalísticos do governo Sartori pelas fontes em Zero Hora
Damaris Strassburger
Ações autopromocionais em produtos televisuais
Eduardo Ritter
A linguagem como caricatura do fato jornalístico: a criação literária de Erico Verissimo em O Resto é Silêncio
Fabiana Pelinson; Luane Guarneri Azambuja; Constantino R. Oliveira Junior
Imaginação melodramática e narrativa jornalística esportiva: a moral oculta e a cultura do excesso
Francieli Jordão Fantoni
A representação feminina em One Piece: Uma análise semiológica das personagens Nami Nico Robin no anime
Jéssica Rigon; Reges Schwaab
O uso e as características do gênero debate em emissoras de rádio da microrregião de Santa Rosa-RS
Jocélia da Silva Bortoli
Comunicação pública e acontecimento: o processo de impeachment e o afastamento da presidenta Dilma Rousseff no G1 e na EBC
Jonas Pilz
A falta de lugar da pobreza e atenção às celebridades no jornalismo: sentidos produzidos a partir da campanha da ONG TETO
Julia Maziero Possa; Nadja Hartmann
A linguagem humanizada no Jornal Nacional
Juliana Motta
A cobertura ao vivo do Caso Kiss: especificidades do rompimento das rotinas profissionais
Kalliandra Conrad; Maria Ivete Trevisan Fossá
Estratégias discursivas na mídia televisiva: as possibilidades de produção de sentidos de cidadania no programa Profissão Repórter
Larissa B. Rigo; Luciane V. Rodrigues; Cristian Cipriani; Liana Gross Furini
Crônicas de Juremir Machado: a abordagem do “Newsmaking” e “Agenda Setting” em suas narrativas
Laura Coutinho
As ferramentas narrativas na obra do jornalista Rodolfo Walsh: o resgate comprometido de fatos políticos na Argentina
Letícia Stasiak; Cleusa Jung; Taiz Richter
Representação da mulher e produção de sentido no comercial da cerveja Devassa
Luiz Fernando Greiner Barp
Que língua se quer ensinar? A discursividade nas ementas curriculares sobre o estudo do português nos cursos de jornalismo
Marcia Veiga
Os sistemas classificatórios de diferença nas relações de poder-saber no ensino do Jornalismo: o que e como se aprende
Maria do Carmo Pasquali Falchi
Os protestos de Junho de 2013 no Brasil – Estudo de caso sobre os valores-notícia no telejornal Bom Dia Brasil
Marina Fortes Barin; Márcia Franz Amaral
Desastre de Mariana (MG): cobertura jornalística de Zero Hora ao longo de uma semana do ocorrido
Mateus Menezes Quevedo; Cristiane Salete Florek
O Jornalismo que não quero fazer: uma análise de Número Zero, de Umberto Eco
Mirian Redin de Quadros; Lara Nasi
O jornalismo pelo viés da narrativa nas pesquisas brasileiras: mapeamento de artigos apresentados em Congressos nacionais
Natália Martins Flores; Emanuelle Shaiane da Rosa; Maritcheli Vieira
Os sentidos de divulgação científica que circulam no campo científico: reflexões e percursos iniciais
Simão Cireneu Milani Addôr Nunes da Silva
Da epopeia ao video game: a trajetória do herói em god of war e as transformações do gênero narrativo
Suzanne Borela
Plural e diferente? Discurso e sentidos no jornalismo da revista Tpm
Tatiane Milani
Igreja Católica e midiatização: uma análise da comunicação nos papados de 1978-2016
Vanessa Harlos
As postagens da Revista Cosmopolitan no Instagram: uma análise intersemiótica
GT 3: COMUNICAÇÃO E ORGANIZAÇÕES
Alisson de Moraes Gampert
Comunicação Organizacional e LGBT: manutenção dos direitos humanos da comunidade dentro das organizações
Ana Cássia Pandolfo Flores da Rosa
Entre táticas e estratégias: questões mercadológicas na atuação de leigos católicos na internet
Ana Paula Born; Melina de Souza Mota
A memória no contexto organizacional
Andressa Jaqueline Ficanha
Comunicação e cultura organizacional em empresas familiares: um estudo de caso na empresa M.I. Posto de Combustíveis e Serviços
Andressa R. Lameira Merlo; Barbara P. Nogara; Nathália de Oliveira Batista
Planejamento Estratégico de Relações Públicas para o Restaurante Universitário da UFSM
Bianca Baldoino Bortolucci; Djúlia Schneider; Patrícia Milano Pérsigo
Relacionamento organizacional na plataforma digital: um olhar sobre as organizações da mídia impressa no Facebook
Carolina Minuzzi Murari da Silva
O e-commerce no ecossistema midiático atual: publicidade multiplataforma como estratégia de legitimação e visibilidade
Djúlia Schneider; Paulo Eduardo Dóro Prestes
Comunicação Pública na Web 2.0: o exercício da cidadania no site da Prefeitura de Frederico Westphalen
Fabiane da Silva Verissimo; Fernanda Sagrilo Andres; Gabriel Souza
Outras coisas sobre a OctoTv: entre promocionalidade e autopromoção
Fabio Fernandes
Redes sociais digitais: (re)significando a cultura e a comunicação nas organizações
Kássia Nadine Lutz; Ana Paula Born; Eliangela Sagiorato de Oliveira
Tendências locais em Relações Públicas e a atuação do profissional em uma cooperativa municipal
Katiele Cristiane Zingler; Amanda Lucia Bittencourt dos Santos
Organizações e responsabilidade social: estudo de caso do perfil do Facebook da Ambev
Maísa Bin
Comunicação e relacionamento no ambiente digital
Marcos Júnior Junges Panciera; Rondon Martim Sousa de Castro
O conceito de públicos em Gabriel Tarde e Edward Bernays mais considerações arqueológicas
Michael da Costa Lampert; Eliana Mourgues Cogoy
Contribuições do serviço social: comunicação e trabalho na contemporaneidade, elementos fundantes da vida social
Paulo Eduardo Dóro Prestes; Maríndia Neumann Dalla Valle; Kássia Nadine Lutz; Luciana Menezes Carvalho
Comunicação humanizada e midiatização: adaptação das organizações ao protagonismo dos públicos
Rafaela Caetano Pinto; Maria Ivete Trevisan Fossá
As estratégias de responsabilização político-social da ANDI na promoção de políticas públicas de comunicação
Rafaela Giovanni Magalhães Bastos; Lirian Maria Meneghel
O profissional de Relações Públicas na era da comunicação tecnológica
Solange Prediger; Gabriela Santos; Gisele Dotto Reginato; Laura Hastenpflug Wottrich; Sandra Bitencourt de Barreras
Entendeu ou quer que eu desenhe? A comunicação integrada na mediação entre dados socioeconômicos e públicos de interesse
Tamiris Loreto; Daiane Scheid
Observação da fanpage da Prefeitura de Curitiba sob a perspectiva da comunicação pública
Thays Wolfart; Angela Zamin
Indicadores socioambientais, sentidos de sustentabilidade: análise da Samarco
GT 4: COMUNICAÇÃO, INTERAÇÕES E TECNOLOGIAS
Alice Pavanello; Sandra Rubia
A apropriação de plataformas digitais em comunidades de classes populares: a vez e a voz do cidadão
Amanda Frick, Natália Flores;Maria Ivete Trevisan Fossá
Comunidades virtuais para o ciberativismo: uma aproximação teórica com a comunidade Avaaz
Anielly Laena Azevedo Dias
Notícia telejornalística: a incorporação da lógica da internet a partir das redes sociais
Carolina Teixeira Weber Dall’Agnese
Apontamentos sobre legitimação a partir de estratégias de autorreferencialidade na grande reportagem multimídia
Cristiane Mossmann Quevedo; Elis Gorett Lemos
Relações “mediadas”: o uso das tecnologias da comunicação em Querido John e A nova Cinderela
Giovanni Rocha
Da ilusão à imersão: uma versão breve para a longa história da realidade virtual
Gonzalo Prudkin
El periodismo drone en Brasil: un análisis de su utilización en el escenario mediático nacional a partir de dos estudios de caso
Hilario Junior dos Santos; Henrique Telles Neto; Kalinca Mazzochio
Tecnologia na publicidade audiovisual atual: signos da identidade pós-moderna
Jonária França da Silva; Sandra Rubia da Silva
A participação política no Facebook e as estratégias para aprovar a SUG 08/2014 do Senado
Letícia Corrêa Machado; Regina Trilho Otero Xavier
Diferenças de aprendizado de crianças e idosos na utilização de mídias digitais
Luciana Menezes Carvalho; Eugenia Mariano da Rocha Barichello
Jornalismo no Facebook: adaptação de jornais brasileiros à ambiência de mídia social digital
Magda Maytê Blatt
A Comunicação Organizacional da UFSM Campus de Frederico Westphalen na Ambiência Digital
Manoella Fortes Fiebig
Caminhos metodológicos: resultados parciais do mapeamento da pesquisa brasileira em Cibercultura
Moisés Sbardelotto
O sagrado em rede: a midiatização digital da religião e a emergência do dispositivo conexial
Nathalia Miolo Alves; Taís Steffenello Ghisleni
Marketing Mobile: Análise das estratégias móveis da Fiat
Nathália Schneider
Midialivrismo e disputa de narrativa: analisando a Mídia Ninja
Patrícia Simone Grando
Adriana Folle
O jornal O Alto Uruguai e sua migração para novas mídias: estudo de caso
Rosane Martins de Jesus
Telejornais e sites de redes sociais: um olhar sobre as interações entre público e telejornal, na Fanpage do Hora 1
Thiago Álvares da Trindade; Sandra Rúbia da Silva
O campo etnográfico da internet: novos desafios que surgem com uma etnografia para a internet
Vanessa Cirolini Lucchese; Luiza Elesbão Sbrissa; Adriane Rubio Roso; Bruna Mallmann Bucco; Silvana de Oliveira Tatto
Relações amorosas e smartphones na perspectiva dos estudos da cultura material
Virginia Diniz Ferreira; Rodrigo Nascimento Reis; Thays Assunção Reis
Proposta metodológica: categorias para o estudo da interatividade