Ir para o conteúdo Jornalismo Bacharelado Ir para o menu Jornalismo Bacharelado Ir para a busca no site Jornalismo Bacharelado Ir para o rodapé Jornalismo Bacharelado
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Início do conteúdo

II Simpósio Internacional de Comunicação

Técnico-Científicos Publicado: 10 dezembro 2019 - 10:53 Última modificação: 10 dezembro 2019 - 13:28 Ouvir

Universidade Federal de Santa Maria - Frederico Westphalen

22/08/2018 00:00 - 24/08/2018 00:00

Notícias do Evento ii-simposio-internacional-de-comunicacao

II SIC contabiliza 130 resumos publicados
Nos dias 22, 23 e 24 de agosto de 2018, aconteceu o II Simpósio Internacional de Comunicação (II SIC) na UFSM-FW. As conferências e palestras ocorreram em todas as noites do…
05/09/2018 - 10:53
Confira algumas fotos do primeiro dia do II SIC
Hoje, 22 de agosto, iniciou o II SIC. Neste primeiro dia, tivemos 80 participantes vindos dos quatro cantos do Rio Grande do Sul e de outros estados do Brasil. A…
24/08/2018 - 11:17
Confira algumas fotos do segundo dia do II SIC
No segundo dia, 23 de agosto, do II SIC, as sessões de trabalhos aconteceram durante a manhã e à tarde. Às 17h30 tivemos a primeira palestra, sobre Questões Étnico-Raciais na…
24/08/2018 - 11:14
Divulgado o Caderno de Resumos do II SIC
Caderno de Resumos do II SIC
22/08/2018 - 11:19
Divulgado o template para artigo completo
Template Completo Lembramos que a submissão deve ser feita até o dia 23 de setembro de 2018. IMPORTANTE:* O arquivo deve ser submetido em formado PDF para sicgts@ufsm.br.* Apenas os trabalhos completos constarão nos anais do…
13/08/2018 - 11:21
Divulgada a programação final dos GTs
Programação Final
10/08/2018 - 11:22
Descrição

O SIC – Simpósio Internacional de Comunicação surge no ano que marca a primeira década de funcionamento do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Frederico Westphalen (UFSM-FW). Tem, entre seus objetivos, propiciar espaço para o debate científico sobre questões emergentes do cenário comunicacional, em especial acerca da interface entre processos de comunicação e transformação social. Busca abrir linhas de diálogo e intercâmbio entre diferentes pesquisadores. O evento também tem como meta projetar linhas de atuação do Departamento, por meio de seus cursos, grupos e projetos de pesquisa, como forma de consolidar contribuição a sua região de origem e de abrangência, com a Universidade e com o campo comunicacional.
Atualmente, o Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM-FW oferece dois cursos de graduação. O curso de Jornalismo, fundado em 2006, oferece 55 vagas anuais. O curso de Relações Públicas, implantado em 2008, tem 30 vagas anuais de ingresso. Ambos obtiveram nota máxima nas últimas avaliações do Ministério da Educação e ofertam currículos reformulados desde o início de 2016, primando por manter vivo seu compromisso com o ensino público gratuito e de qualidade.

O SIC – Simpósio Internacional de Comunicação, evento bianual organizado pelo Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM Campus Frederico Westphalen propõem debater os atuais processos de comunicação e de transformação social.

Pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, bolsistas de Iniciação Científica e profissionais podem submeter trabalhos baseados em reflexões teóricas e/ou resultados de pesquisas empíricas, em consonância com a ementa de um dos GTs do evento.

São aceitos artigo redigidos em português, inglês e espanhol.

Expediente

Universidade Federal de Santa Maria

Organização dos Anais

Chefe do Departamento
Profa. Dra. Cláudia Moraes

Comitê de Coordenação e Programação Geral
Profa. Dra. Cláudia Moraes
Prof. Dr. Rafael Foletto

Comitê Científico
Profa. Dra. Márcia Boabaid
Profa. Dra. Marluza da Rosa

Comitê de Divulgação
Prof. Dr. Paulo Munhoz
Prof. Dr. Joel Guindani

Comitê de Logística
Profa. Dra. Janaína Gomes
Prof. Dr. Jones Machado

Monitores

Bianca Bortolucci
Igor Morandi
Mayara Dias
Laura Bucholz
Sérgio Viegas

Coordenação dos GTs

GT 1 – Comunicação e processos socioculturais

GT 2 Comunicação, linguagens e narrativas

GT 3 Comunicação e organizações

GT 4 Comunicação, interações e tecnologias

Site do Curso de Jornalismo
Site do Curso de Relações Públicas

Campus de Frederico Westphalen

Convidados
Profa. Dra. Maria Graciela Rodriguez
Professora e pesquisadora na Universidad Nacional de San Martin; co-diretora do Mestrado Sociología de la Cultura y el Análisis Cultural.  Doutora em Ciências Sociais; Bacharel e Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidad de Buenos Aires (UBA).
Profa. Dra. Jiani Adriana Bonin (PPGCC – Unisinos)
Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS (doutorado e mestrado). Realizou pós-doutorado junto ao Programa de Estudios en Comunicación y ciudadanía, do Centro de Estudios Avanzados da Universidad Nacional de Córdoba e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo.
Profa. Dra. Liliane Dutra Brignol (POSCOM – UFSM)
Professora e pesquisadora do Departamento de Ciências da Comunicação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, Santa Maria – RS). Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação (mestrado e doutorado), atuando na linha de pesquisa Mídia e identidades contemporâneas. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, São Leopoldo – RS).
Prof. Ms. Ricardo Sales (USP)
Doutorando e mestre pelo programa de pós-graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela mesma instituição (2008) e especialização em Comunicação Institucional (2011). Atua há doze anos na área de Comunicação e Marketing, tendo exercido atividades de relacionamento com Governo, imprensa, eventos, patrocínios, produção de TV e acompanhamento de campanhas publicitárias. É pesquisador dos assuntos comunicação, diversidade e inclusão. Tem interesse nos temas diversidade nas organizações, comunicação e diversidade, interculturalidade, cultura organizacional e pessoas LGBT no mundo do trabalho.
Profa. Dra. Leslie Sedrez Chaves (UFSC)
Professora Adjunta do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (Unijuí), mestre em Comunicação e Informação (UFRGS), e doutora em Ciências da Comunicação (Unisinos) com doutorado sanduíche na Cátedra Unesco de Investigação em Comunicação e África (AFRI-COM), com sede na Universidad Rey Juan Carlos (Madrid, Espanha). Realizou pesquisa na área dos Estudos Culturais atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos de Recepção Latino-americanos, identidade étnica e mídia, movimentos sociais em rede, movimentos sociais negros, cidadania, Usos da internet. Possui experiência profissional em mídia impressa, rádio, televisão, assessoria de imprensa e docência.
Prof. Dr. Deivison Moacir Cezar de Campos (ULBRA)
Jornalista e doutor em Ciências da Comunicação. Coordena os cursos de Comunicação Social e o Neabi da Ulbra. Coordena a área científica de Comunicação e Mídia da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e a regional sul da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo. Realiza estudos sobre o negro na sociedade brasileira e tem experiência em mídias sonoras, práticas jornalísticas e Pesquisa Aplicada à Comunicação.
Dra. Pamela Stocker
Jornalista, mestra e doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS. Integrante do Coletivo Gemis – gênero, mídia e sexualidade e do Aquenda – Núcleo de Estudos em Comunicação, Gêneros e Sexualidades.
Ms. Tainan Pauli Tomazetti
Doutorando em Comunicação e Informação, na linha de pesquisa Cultura e Significação, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Comunicação, pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, também pela UFSM. Membro do grupo de pesquisa Processocom (Processos comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção). Possui experiência na área de Comunicação, com interesse em Teorias e epistemologia da comunicação e Metodologias qualitativas. Interessado também nas seguintes temáticas: Estudos de gênero; Estudos Queer; Mídias, gêneros e sexualidades e Mídias e consumo cultural.
Conselho

Chefe do Departamento: Profª. Drª. Cláudia Moraes
Comitê de Coordenação e Programação Geral: Profª. Drª. Cláudia Moraes, Prof. Dr. Rafael Foletto
Comitê Científico: Profª. Drª. Márcia Boabaid, Profª. Drª. Marluza da Rosa
Comitê de Divulgação: Prof. Dr. Paulo Munhoz, Prof. Dr. Joel Guindani
Comitê de Logística: Profª. Drª. Janaína Gomes, Prof. Dr. Jones Machado
Monitores: Bianca Bortolucci, Igor Morandi, Mayara Dias, Laura Bucholz, Sérgio Viegas

Coordenação dos GTs:
GT 1 Comunicação e processos socioculturais

GT 2 Comunicação, linguagens e narrativas

GT 3 Comunicação e organizações

GT 4 Comunicação, interações e tecnologias

Hospedagem

Hotel Palace – 15% de desconto apresentando crachá
Endereço: Rua do Comércio, 789 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-4333
Site: www.hotelpalacefw.com.br

Cantelle Hotel
Endereço: Rua do Comércio, 740 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-9100
Site: www.cantellehotel.com.br

Hotel Oliveira
Endereço: Avenida João Muniz Reis, 1241
Telefone: (55) 8131-6196

Hotel do Tio Zé
Endereço: Rua 21 de Abril, 165 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-3478
Blog: http://hoteldotioze.blogspot.com.br

Hotel e Posto Serrano
Endereço: Rodovia BR 386, Km 35 – Bairro Bela Vista
Telefone: (55) 3744-3774
Site: www.hotelepostoserrano.com.br

Hotel e Restaurante Bela Vista
Endereço: Rodovia BR 386, Km 36 – Bairro São Cristóvão
Telefone: (55) 3744-1492
Site: www.hotelerestaurantebelavista.com.br

Pigatto Hotel
Endereço: Rodovia BR 386, KM 34 – Bairro Jardim Primavera
Telefone: (55) 3744-3122
Site: www.pigattohotel.com.br

Alimentação

Restaurante Universitário
Agendamento no Credenciamento, nos dias 22 e 23/08 até às 14h, para almoço no dia posterior. O valor da refeição é R$ 8,20 e deve ser pago no R.U.
Frigideira’s Bar – 10% de desconto apresentando crachá
Endereço: Rua José Cañellas, 184 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-4694
Chocolates Lugano
Endereço: Rua do Comércio, 535, Sala 01 – Bairo Centro
Telefone: (55) 3744-4570
Supermercado Razzia
Enereço: Rua Theobaldo Schorr, 445 – Bairo Santo Inácio
Telefone: (55) 3744-6560

Alecrim Restaurante
Endereço:Rua Aparício Borges, 470 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-1429

Batata’s Chopp Beer
Endereço: Rua do Comércio, 811 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-3964

Buddha Sushi
Endereço: Rua Alfredo Haubert, 761, sala 102 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-3131

Café Sol Bar e Restaurante
Endereço: Rua do Comércio, 769 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-7226

Cantinho do Galeto
Endereço: Rua Rui Barbosa, 579 – Bairro Centro
Celular: (55) 9 9726-8773
Cervejaria La Persona
Endereço: Arthur Milani, 406 – Bairro Ipiranga
Celular: (55) 9 9610-8402

Cia dos Pães
Endereço: Rua Santo Cerruti, 1054 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-4231

Chapão Cherubin
Endereço: BR 386, Km 44 – Bairro Interior
Telefone: (55) 9932-4499

Hotel e Restaurante Bela Vista
Endereço: Rodovia BR 386, Km 36 – Bairro São Cristóvão
Telefone: (55) 3744-1492
Site: www.hotelerestaurantebelavista.com.br

Lancheria Fréu
Endereço: Rua Maurício Cardoso, 656 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-6127

Peixaria Lopes
Endereço: Carlos Gomes, 951 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-2801 e (55) 9602-5916

Pizzaria Forno a Lenha
Endereço: Rua Arthur Milani, 190 – Bairro Ipiranga
Telefone: (55) 3744-1378

Pizzaria Nella Pietra
Endereço: Rua Santo Cerutti, 858 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-6620

Pizzaria San Genaro
Endereço: Rua José Cañellas – Bairro Centro
Celular: (55) 9 9695-8883
Restaurante e hamburgueria Texas
Endereço: Rua Presidente Kennedy, 610 – Bairo Centro

Restaurante Moresco
Endereço: Rua Tenente Portela, 511 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-4703

Restaurante e Pizzaria Fornalha
Endereço: Arthur Milani, 446 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-3094

Restaurante Prato Cheio
Endereço: Rua Maurício Cardoso, 535 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-6385

Restaurante Oliveira
Endereço: Avenida Luís Milani, 766 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-1024

Restaurante Sabor & Cia
Endereço: Rua José Cañellas, 88 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-6133

Restaurante e Pizzaria Simonetti
Endereço: Rua Maurício Cardoso, 556 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-1601
Site: www.restaurantesimonetti.com.br

Restaurante Shekiná
Endereço: Rua Alfredo Haubert, 667 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744- 2473

Restaurante Sobradinho
Endereço: Rua Monsenhor Vitor Batistella, 710 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-2779

Sanpa Restaurante e Buffet
Endereço: Rua do Comércio, 770 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-4404

Senhor Frederico Hamburgueria
Endereço: Rua Arthur Milani, 946 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-6292
Site: www.senhorfrederico.com

Sorveteria e Pastelaria Skina
Endereço: Rua do Comércio, 616 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-3949

Subway
Endereço: Rua Tenente Lira, 938 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-2121

Stalus Restaurante
Endereço: Rua Maurício Cardoso, 176 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-7291

Tchê Lanches
Endereço: Rua do Comércio, 441 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-6115

Vitrola Café
Endereço: Rua Alfredo Haubert, 762 – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-6699

Transporte

Estação Rodoviária de Frederico Westphalen
Endereço: Rua Arthur Milani, 563 – Bairro Ipiranga
Telefone: (55) 3744-1800
Site: www.rodoviariafrederico.com.br

Taxis
Ponto de Taxi da Estação Rodoviária de Frederico Westphalen
Endereço: Avenida João Muñiz Reis, s/n – Bairro Centro
Telefone: (55) 3744-1874

Ônibus
Entre UFSM e IFFar:
Todos os dias do evento (gratuito mediante apresentação do crachá). Para almoço, às 12h, e após as sessões, para as conferências e mesas, às 17h.
Entre Centro e UFSM/IFFar
Além dos horários fixos, terão ônibus extras:

22/08 – 13h
23/08 – 7h30
24/08 – 7h30
e entre Iffar e Centro
22, 23, 24/08 – 21h30

Turismo e Lazer

Informações culturais

Município de Frederico Westphalen
Museu Wilson Jehovah Lütz Farias
Arquivo Histórico Municipal de Frederico Westphalen
Praça do Barril
Monumento ao Colono Desbravador
Monumento a Cristo Rei
Inspetoria de Terras
Catedral Diocesana de Santo Antônio
Santuário Schoenstatt
Estádio Esporte Clube Itapagé
Área Natural Minas de Calcita
Cascata da Faguense

Região de Frederico Westphalen
Balneário Oswaldo Cruz, em Iraí
Salto Yucumã, em Derrubadas
Ametista Parque, em Amentista do Sul

Fones Úteis

UFSM – Campus Santa Maria: (55) 3220-8000
UFSM – Campus Frederico Westphalen: (55) 3744-8964
Prefeitura Municipal: (55) 3744-5050

Serviços Públicos de Emergência

Bombeiros: (55) 3744-4925; 193
Brigada Militar: (55) 3744-3744; 190
Hospital: (55) 3744-4888
Polícia Civil: (55) 3744-1324; (55) 3744-4044; 197
Polícia Federal: 194
Polícia Rodoviária Federal: 191
Defesa Civil: 0800 641 0199
Disque-Denúncia: 181
Serviço Público de Remoção de Doentes (Ambulância): 192

Programação
Credenciamento – 22/08/2018 (A partir das 12:00)
Local: Centro de Convivências da UFSM/FW
Programação Geral, Conferências e Mesas
Local: Auditório do IFFarroupilha – Campus Frederico Westphalen
22/08/2018

Apresentação Cultural 

Coquetel – 17h30

Conferência de abertura – 19h15 
Tema: Diversidade nas organizações
Convidado: Prof. Ms. Ricardo Sales – Universidade de São Paulo
Mediação:   Profª. Drª. Patrícia Milano Pérsigo

23/08/2018
Mesa A – 17h30
Tema: Questões Étnico-Raciais na Comunicação
Convidados: Profaª. Drª. Leslie Sedrez Chaves – Universidade Federal de Santa Catarina
                   Prof. Dr. Deivison Moacir Cezar de Campos – Universidade Luterana do Brasil
Mediação:    Prof. Dr. Rafael Foletto
Intervenção Cultural – 10 min.
Coffee Break – 19h
Mesa B – 19h15
Tema: Alteridade e diversidade na pesquisa em Comunicação
Convidado: Profª. Drª. Jiani Adriana Bonin – Universidade do Vale do Rio dos Sinos
                  Profª. Drª. Liliane Dutra Brignol – Universidade Federal de Santa Maria
Mediação:   Prof. Dr. Joel Guindani
24/08/2018
Mesa C – 17h30
Tema: Estudos de gênero e comunicação: trajetórias em construção
Convidados: Drª. Pamela Stocker – Integrante do Coletivo Gemis (gênero, mídia e sexualidade) e do Aquenda (Núcleo de Estudos em Comunicação, Gêneros e Sexualidades)
                   Ms. Tainan Pauli Tomazetti – Membro do Processocom (Processos comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção)
Mediação:    Profª. Ms. Vera Martins
Intervenção Cultural – 10 min.
Conferência de Encerramento – 19h15
Tema: Alteridade e práticas sociais
Convidada: Maria Graciela Rodriguez – Universidad Nacional de San Martin
Mediação:   Profª. Drª. Cládia Herte de Moraes
Coffee Break – 21h

Programação dos GTs

Local: UFSM – Campus Frederico Westphalen

GT 1 Comunicação e processos socioculturais
GT 2 Comunicação, linguagens e narrativas
GT 3 Comunicação e organizações
GT 4 Comunicação, interações e tecnologias

GT 1 – Comunicação e processos socioculturais
O caráter heterogêneo das sociedades humanas gera culturas plurais, formas de comunicação diversas e com linguagens distintas. Nesse sentido, é preciso considerar os contextos em que os processos de comunicação estão inseridos, pois um mesmo dispositivo tecnológico pode apresentar usos múltiplos e diversificados. Da mesma forma, é necessário observar a dimensão coletiva da mídia (acesso às mensagens por uma pluralidade de indivíduos – acesso ao dispositivo e ao sentido como dimensões diferentes). O GT tem como objetivo refletir sobre os inúmeros entrecruzamentos entre dispositivos técnicos midiáticos, campos e atores sociais, meios de comunicação social e sociedade.

GT 2 – Comunicação, linguagens e narrativas
Parte-se do entendimento da comunicação enquanto processo de produção de discursos, acontecimentos e narrativas, produzindo um sistema complexo de relações entre língua, história e sujeitos. Trata-se de observar que os discursos midiáticos são configurados por categorias pré-noticiosas e pelas condições de produção: o trabalho das formações imaginárias, ideológicas e discursivas. O GT se interessa por estudos que abordem as teorias do jornalismo e da linguagem, os métodos de pesquisa, os impactos das tecnologias e as tendências que orientam os processos discursivos nas sociedades contemporâneas.

GT 3 – Comunicação e organizações
Por meio de diferentes abordagens teóricas e metodológicas, busca-se compreender as organizações como sistemas de comunicação, atentando para a reflexão das relações entre comunicação, processos e práticas organizacionais. Nesse sentido, observa-se a comunicação como uma prática fundamental para o desenvolvimento das organizações imersas em seu contexto social, político e econômico. O GT acolhe propostas que se interessem pela problemática das praticas comunicacionais em contextos organizacionais, como os processos de relacionamento entre públicos, organizações e meios de comunicação.

GT 4 – Comunicação, interações e tecnologias
A comunicação digital, vista como artefato cultural, possibilita e potencializa a inter-relação entre os diversos grupos humanos, oferecendo e construindo canais de interação, debate e construção de significações e representações entre os grupos sociais. O GT busca discutir as relações resultantes da presença das mídias e redes digitais nos diversos âmbitos das sociedades contemporâneas.

Sessões simultâneas de todos os GTs
Sessão 1: 22/8/2018 – 14h – 17h  (Salas 12 – 15 – 19)
Sessão 2: 23/8/2018 – 9h30 – 11h30  (Salas 206 – 203 – 12)
Sessão 3: 23/8/2018 – 14h – 17h  (Salas 203 – 206 – 12)
Sessão 4: 24/8/2018 – 9h30 – 11h30  (Salas 19 – 12 – 203)
Sessão 5: 24/8/2018 – 14h – 17h  (Salas 206 – 12 – 203 – 16)
Inscrição
1. Inscrições
As inscrições para o evento estarão abertas até 22 de julho de 2018.
a) Preencha a ficha de inscrição aqui.
b) Após a inscrição, o sistema gera um boleto
Participantes de outros países poderão realizar o pagamento da inscrição no momento do credenciamento, no local do evento.
2. Submissão de resumos expandidos – 22 de junho de 2018

• Pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, bolsistas de Iniciação Científica e profissionais podem submeter trabalhos baseados em reflexões teóricas e/ou resultados de pesquisas empíricas, em consonância com a ementa de um dos GTs do evento.
• Cada participante poderá apresentar até um trabalho como primeiro autor e outro em coautoria.
• O mesmo trabalho não poderá ser submetido em mais de um GT.
• Os interessados deverão submeter resumo expandido, que será avaliado por um Comitê Científico constituído por pesquisadores que investigam problemáticas contempladas pelos GTs. O resumo deve seguir a formatação indicada no template (disponível aqui).
• Os aceites serão informados no e-mail indicado pelo(s) autor(es).
• Autores de trabalhos aceitos devem entregar a versão digital dos artigos completos após sua apresentação para o monitor do GT, garantindo sua publicação nos Anais do evento. O artigo completo deverá ser formatado conforme template específico disponibilizado pela Comissão Organizadora junto com as instruções de entrega por ocasião do envio dos aceites.
• Todos os autores do trabalho deverão realizar a inscrição no evento após a divulgação dos aceites.

2.1 Normas para o resumo
• Os resumos expandidos deverão ter no mínimo 3.000 caracteres e no máximo 4.000 (com espaços). Devem ser digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples entre as linhas. O recuo da primeira linha de parágrafo é de 1,25 cm. As margens deverão ser de 2cm inf. X 2cm sup. X 2cm esq. X 2cm dir. Devem explicitar o problema investigado, os objetivos, as perspectivas teóricas trabalhadas, as estratégias metodológicas e uma síntese dos resultados. Em se tratando de outras modalidades de apresentação, deve esclarecer o foco e o objetivo da apresentação, as perspectivas trabalhadas (de natureza teórica e ou metodológica) e sinalizar de possíveis conclusões ou reflexões empreendidas.
• Os resumos expandidos deverão ser remetidos em formato .doc, .docx ou .rtf para o endereço sicgts@ufsm.br.

2.2 Datas importantes
• Envio de resumos expandidos: 22 de junho de 2018.
• Envio das cartas de aceite: 13 de julho de 2018.
• Término das inscrições: 22 de julho de 2018.
• Divulgação dos trabalhos aceitos por GT: 22 de julho de 2018.
3. Submissão de trabalhos completos 
• Entrega do texto completo para inclusão nos Anais: 23 de setembro de 2018.
• O artigo completo deverá ser formatado conforme template (disponível) específico a ser disponibilizado pela Comissão Organizadora junto com as instruções de entrega por ocasião do envio dos aceites.
• Deverão ser remetidos em formato .doc .docx ou .rtf para o endereço sicgts@ufsm.br.
• O envio do trabalho completo é de total responsabilidade do participante.
• Importante: Apenas os trabalhos completos constarão nos anais do evento. Os trabalhos que não forem enviados no prazo não serão incluídos.

Valores

• Estudantes de graduação UFSM: R$35,00
• Estudantes de graduação externos: R$45,00
• Estudantes de pós-graduação: R$75,00
• Professores e pesquisadores: R$90,00
• Profissionais: R$75,00

Faça sua Inscrição.

Credenciamento

Secretaria do evento
Centro de Convivência UFSM Campus Frederico Westphalen

Sumário

ANAIS DO SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO

GT 1: COMUNICAÇÃO E PROCESSOS SOCIOCULTURAIS

Alexandre Haubrich
A mídia alternativa de Porto Alegre – confluências e diversidades

Alisson Coelho
Circulação responsiva – a crítica social da mídia em fluxo nas redações

Angela Letícia Foguesatto Malheiros; Leticia Sangaletti
Estudo de caso: A representação da identidade gaúcha na transmissão do ENART pela “TV Tradição”

Anna Cavalcanti
A personalização das artes visuais na capa da Revista Bravo! (1997-2013): espaço de constituição e legitimação de peritos

Daniéli Hartmann Antonello
De passivo a ativo: a trajetória do receptor em Teorias da Comunicação e na concepção da Educomunicação

Eduarda Wilhelm; Iana Reis; Cláudia Herte de Moraes
Vídeos sobre o que conheço: um estudo de recepção em comunidades frederiquenses

Juliano R. Pimentel
Má fé, liberdade e malandragem: uma dimensão ideológica dos Cinemas Novos à brasileira

Laura Dürks Cassol; Mariana Nogueira Henriques; Flavi Ferreira Lisboa Filho
Estudos Culturais e Estudos de Gênero: uma análise das personagens Clara e Marina na telenovela Em Família

Lívia Saggin
Educomunicação e apropriações de sujeitos comunicantes: uma via produtiva à cidadania comunicativa

Maiara Rauber; Cleusa Jung; Vera Martins
O discurso da pesquisa em Comunicação sobre violência contra as mulheres

Marina Zoppas de Albuquerque
Entre as redes sociais e as ruas: usos e apropriações das redes sociais digitais por movimentos sociocomunicacionais de Porto Alegre

Neli Mombelli; Marcos Borba
Quando não me vejo no Outro: enfrentamentos entre narrativa documental e televisiva

Nilse Maria Maldaner; Lara Nasi; Márcia Regina Conceição de Almeida; Vera Lucia Spacil Raddatz
Plurais: estudo de caso de um projeto de comunicação para a empatia

Patrícia Franck Pichler; Maria Ivete Trevisan Fossá
Apontamentos sobre biopoder, biopolítica e biopotência na comunicação comunitária no ciberespaço

Rafael Foletto; Eduarda Wilhelm
A trajetória dos cinemas de rua em Frederico Westphalen

Ricardo Cocco
Processos da Modernidade: Reflexividade, Mídia, Massificação e Diálogo Formativo

Tabita Strassburger
Práticas socioculturais e processos midiáticos em contextos fronteiriços: reflexões sobre cidades-gêmeas entre Brasil e Argentina

Taiz Richter; Kelly Rodrigues; Leticia Stasiak; Cláudia Herte de Moraes
Jovens frederiquenses: consumo audiovisual e representação

Taluana Corrêa Panizza; Wesley Pereira Grijó
Malhação e fanfictions: as shippagens como forma de participação

GT 2: COMUNICAÇÃO, LINGUAGENS E NARRATIVAS

Aldenor da Silva Pimentel
Cadeias discursivas: uma análise dos discursos de internautas sobre a prisão como lugar

Amanda Lucia Bittencourt dos Santos; Rafael Foletto
Pesquisa na Graduação: Usos da Análise de Conteúdo e do Estudo de Caso nos TCCs em Jornalismo

Andréa Weber
A nacionalização da língua nos meios de comunicação brasileiros: a legislação de 1930 a 1955

Andrea Weber; Rejane Beatriz Fiepke; Tamires Regina Zortéa
Designação da origem étnica e das suas línguas por descendentes de imigrantes italianos e alemães

Carolina Siqueira De David; Rejane Pozobon
Votação do impeachment na Câmara dos Deputados: análise das estratégias argumentativas de Veja na matéria “Folga de 25 votos”

Claudia Maira Silva de Oliveira; Daniela Tur; Emanoeli Ballin Picolotto
Verdades Secretas: um folhetim contemporâneo

Cristiano Magrini Rodrigues; Rejane de Oliveira Pozobon
Enquadramentos jornalísticos do governo Sartori pelas fontes em Zero Hora

Damaris Strassburger
Ações autopromocionais em produtos televisuais

Eduardo Ritter
A linguagem como caricatura do fato jornalístico: a criação literária de Erico Verissimo em O Resto é Silêncio

Fabiana Pelinson; Luane Guarneri Azambuja; Constantino R. Oliveira Junior
Imaginação melodramática e narrativa jornalística esportiva: a moral oculta e a cultura do excesso

Francieli Jordão Fantoni
A representação feminina em One Piece: Uma análise semiológica das personagens Nami Nico Robin no anime

Jéssica Rigon; Reges Schwaab
O uso e as características do gênero debate em emissoras de rádio da microrregião de Santa Rosa-RS

Jocélia da Silva Bortoli
Comunicação pública e acontecimento: o processo de impeachment e o afastamento da presidenta Dilma Rousseff no G1 e na EBC

Jonas Pilz
A falta de lugar da pobreza e atenção às celebridades no jornalismo: sentidos produzidos a partir da campanha da ONG TETO

Julia Maziero Possa; Nadja Hartmann
A linguagem humanizada no Jornal Nacional

Juliana Motta
A cobertura ao vivo do Caso Kiss: especificidades do rompimento das rotinas profissionais

Kalliandra Conrad; Maria Ivete Trevisan Fossá
Estratégias discursivas na mídia televisiva: as possibilidades de produção de sentidos de cidadania no programa Profissão Repórter

Larissa B. Rigo; Luciane V. Rodrigues; Cristian Cipriani; Liana Gross Furini
Crônicas de Juremir Machado: a abordagem do “Newsmaking” e “Agenda Setting” em suas narrativas

Laura Coutinho
As ferramentas narrativas na obra do jornalista Rodolfo Walsh: o resgate comprometido de fatos políticos na Argentina

Letícia Stasiak; Cleusa Jung; Taiz Richter
Representação da mulher e produção de sentido no comercial da cerveja Devassa
Luiz Fernando Greiner Barp
Que língua se quer ensinar? A discursividade nas ementas curriculares sobre o estudo do português nos cursos de jornalismo

Marcia Veiga
Os sistemas classificatórios de diferença nas relações de poder-saber no ensino do Jornalismo: o que e como se aprende

Maria do Carmo Pasquali Falchi
Os protestos de Junho de 2013 no Brasil – Estudo de caso sobre os valores-notícia no telejornal Bom Dia Brasil

Marina Fortes Barin; Márcia Franz Amaral
Desastre de Mariana (MG): cobertura jornalística de Zero Hora ao longo de uma semana do ocorrido

Mateus Menezes Quevedo; Cristiane Salete Florek
O Jornalismo que não quero fazer: uma análise de Número Zero, de Umberto Eco

Mirian Redin de Quadros; Lara Nasi
O jornalismo pelo viés da narrativa nas pesquisas brasileiras: mapeamento de artigos apresentados em Congressos nacionais

Natália Martins Flores; Emanuelle Shaiane da Rosa; Maritcheli Vieira
Os sentidos de divulgação científica que circulam no campo científico: reflexões e percursos iniciais

Simão Cireneu Milani Addôr Nunes da Silva
Da epopeia ao video game: a trajetória do herói em god of war e as transformações do gênero narrativo

Suzanne Borela
Plural e diferente? Discurso e sentidos no jornalismo da revista Tpm

Tatiane Milani
Igreja Católica e midiatização: uma análise da comunicação nos papados de 1978-2016

Vanessa Harlos
As postagens da Revista Cosmopolitan no Instagram: uma análise intersemiótica

GT 3: COMUNICAÇÃO E ORGANIZAÇÕES

Alisson de Moraes Gampert
Comunicação Organizacional e LGBT: manutenção dos direitos humanos da comunidade dentro das organizações

Ana Cássia Pandolfo Flores da Rosa
Entre táticas e estratégias: questões mercadológicas na atuação de leigos católicos na internet
Ana Paula Born; Melina de Souza Mota
A memória no contexto organizacional

Andressa Jaqueline Ficanha
Comunicação e cultura organizacional em empresas familiares: um estudo de caso na empresa M.I. Posto de Combustíveis e Serviços

Andressa R. Lameira Merlo; Barbara P. Nogara; Nathália de Oliveira Batista
Planejamento Estratégico de Relações Públicas para o Restaurante Universitário da UFSM

Bianca Baldoino Bortolucci; Djúlia Schneider; Patrícia Milano Pérsigo
Relacionamento organizacional na plataforma digital: um olhar sobre as organizações da mídia impressa no Facebook

Carolina Minuzzi Murari da Silva
O e-commerce no ecossistema midiático atual: publicidade multiplataforma como estratégia de legitimação e visibilidade

Djúlia Schneider; Paulo Eduardo Dóro Prestes
Comunicação Pública na Web 2.0: o exercício da cidadania no site da Prefeitura de Frederico Westphalen

Fabiane da Silva Verissimo; Fernanda Sagrilo Andres; Gabriel Souza
Outras coisas sobre a OctoTv: entre promocionalidade e autopromoção

Fabio Fernandes
Redes sociais digitais: (re)significando a cultura e a comunicação nas organizações

Kássia Nadine Lutz; Ana Paula Born; Eliangela Sagiorato de Oliveira
Tendências locais em Relações Públicas e a atuação do profissional em uma cooperativa municipal

Katiele Cristiane Zingler; Amanda Lucia Bittencourt dos Santos
Organizações e responsabilidade social: estudo de caso do perfil do Facebook da Ambev

Maísa Bin
Comunicação e relacionamento no ambiente digital

Marcos Júnior Junges Panciera; Rondon Martim Sousa de Castro
O conceito de públicos em Gabriel Tarde e Edward Bernays mais considerações arqueológicas

Michael da Costa Lampert; Eliana Mourgues Cogoy
Contribuições do serviço social: comunicação e trabalho na contemporaneidade, elementos fundantes da vida social

Paulo Eduardo Dóro Prestes; Maríndia Neumann Dalla Valle; Kássia Nadine Lutz; Luciana Menezes Carvalho
Comunicação humanizada e midiatização: adaptação das organizações ao protagonismo dos públicos
Rafaela Caetano Pinto; Maria Ivete Trevisan Fossá
As estratégias de responsabilização político-social da ANDI na promoção de políticas públicas de comunicação

Rafaela Giovanni Magalhães Bastos; Lirian Maria Meneghel
O profissional de Relações Públicas na era da comunicação tecnológica

Solange Prediger; Gabriela Santos; Gisele Dotto Reginato; Laura Hastenpflug Wottrich; Sandra Bitencourt de Barreras
Entendeu ou quer que eu desenhe? A comunicação integrada na mediação entre dados socioeconômicos e públicos de interesse

Tamiris Loreto; Daiane Scheid
Observação da fanpage da Prefeitura de Curitiba sob a perspectiva da comunicação pública

Thays Wolfart; Angela Zamin
Indicadores socioambientais, sentidos de sustentabilidade: análise da Samarco

GT 4: COMUNICAÇÃO, INTERAÇÕES E TECNOLOGIAS

Alice Pavanello; Sandra Rubia
A apropriação de plataformas digitais em comunidades de classes populares: a vez e a voz do cidadão

Amanda Frick, Natália Flores;Maria Ivete Trevisan Fossá
Comunidades virtuais para o ciberativismo: uma aproximação teórica com a comunidade Avaaz

Anielly Laena Azevedo Dias
Notícia telejornalística: a incorporação da lógica da internet a partir das redes sociais

Carolina Teixeira Weber Dall’Agnese
Apontamentos sobre legitimação a partir de estratégias de autorreferencialidade na grande reportagem multimídia

Cristiane Mossmann Quevedo; Elis Gorett Lemos
Relações “mediadas”: o uso das tecnologias da comunicação em Querido John e A nova Cinderela

Giovanni Rocha
Da ilusão à imersão: uma versão breve para a longa história da realidade virtual

Gonzalo Prudkin
El periodismo drone en Brasil: un análisis de su utilización en el escenario mediático nacional a partir de dos estudios de caso

Hilario Junior dos Santos; Henrique Telles Neto; Kalinca Mazzochio
Tecnologia na publicidade audiovisual atual: signos da identidade pós-moderna
Jonária França da Silva; Sandra Rubia da Silva
A participação política no Facebook e as estratégias para aprovar a SUG 08/2014 do Senado

Letícia Corrêa Machado; Regina Trilho Otero Xavier
Diferenças de aprendizado de crianças e idosos na utilização de mídias digitais

Luciana Menezes Carvalho; Eugenia Mariano da Rocha Barichello
Jornalismo no Facebook: adaptação de jornais brasileiros à ambiência de mídia social digital

Magda Maytê Blatt
A Comunicação Organizacional da UFSM Campus de Frederico Westphalen na Ambiência Digital

Manoella Fortes Fiebig
Caminhos metodológicos: resultados parciais do mapeamento da pesquisa brasileira em Cibercultura

Moisés Sbardelotto
O sagrado em rede: a midiatização digital da religião e a emergência do dispositivo conexial

Nathalia Miolo Alves; Taís Steffenello Ghisleni
Marketing Mobile: Análise das estratégias móveis da Fiat

Nathália Schneider
Midialivrismo e disputa de narrativa: analisando a Mídia Ninja

Patrícia Simone Grando
Adriana Folle
O jornal O Alto Uruguai e sua migração para novas mídias: estudo de caso

Rosane Martins de Jesus
Telejornais e sites de redes sociais: um olhar sobre as interações entre público e telejornal, na Fanpage do Hora 1

Thiago Álvares da Trindade; Sandra Rúbia da Silva
O campo etnográfico da internet: novos desafios que surgem com uma etnografia para a internet

Vanessa Cirolini Lucchese; Luiza Elesbão Sbrissa; Adriane Rubio Roso; Bruna Mallmann Bucco; Silvana de Oliveira Tatto
Relações amorosas e smartphones na perspectiva dos estudos da cultura material

Virginia Diniz Ferreira; Rodrigo Nascimento Reis; Thays Assunção Reis
Proposta metodológica: categorias para o estudo da interatividade

Edições

Contato

Departamento de Ciências da Comunicação

Universidade Federal de Santa Maria – Campus de Frederico Westphalen
Linha 7 de Setembro, s/n
BR 386, Km 40
Bairro Interior
Caixa Postal nº 54
CEP 98400-000
Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil

(+55 55) 3744 0600

sic@ufsm.br

Localização

Universidade Federal de Santa Maria

Linha 7 de setembro, s/n, BR 386, Km 40 - 00 - Bairro Interior

Frederico Westphalen - Rio Grande do Sul