Está com dúvidas sobre os inúmeros termos que a universidade utiliza? Este Glossário Universitário foi feito para você!! Aqui reunimos alguns termos acadêmicos e sobre o campo da Comunicação e explicamos de forma simplificada para você.
Siglas da UFSM
ACG- São Atividades Complementares de Graduação e ao longo do curso o estudante deve cumprir uma carga horária mínima para se formar. Essas horas podem ser adquiridas através de atividades escolhidas pelo estudante com: a participação de eventos, palestras, atividades de extensão, estágios extracurriculares, monitoria, entre outras.
https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/frederico-westphalen/relacoes-publicas/acgs/
BSE- É a sigla para Programa de Benefício Socioeconômico, que compreende uma série de auxílios que a Universidade disponibiliza para estudantes com renda per capita inferior ou igual a 1,5 salários mínimos, calculado a partir da renda familiar. Esses auxílios incluem moradia, inclusão digital, aquisição de material pedagógico, transporte, alimentação, etc.
https://www.instagram.com/naeufsmfw/ https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/347/2021/03/MANUAL_PROCESSO_BSE_2021_1-1.pdf https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prae/
CESNORS – Centro de Educação Superior Norte-RS, foi o nome dado para as duas extensões da UFSM na região Norte do Rio Grande do Sul, em 2007, quando elas foram inauguradas. Elas ficam em Frederico Westphalen e em Palmeiras das Missões. Em 2016, ocorreu a separação estrutural dessas unidades – constituindo dois campi distintos – e apesar de não terem mais esse nome, foi assim que ambos os campi ficaram popularmente conhecidos na região.
CPD – Centro de Processamento de Dados da UFSM, onde se concentra toda a estrutura computacional da universidade e por isso é responsável por planejar, projetar, implementar e coordenar o desenvolvimento de sistemas de informação, disponibilizando serviços, segurança e soluções na área de Tecnologia de Informação. O CPD fica localizado no campus sede, em Santa Maria.
Colegiado: O colegiado de curso é a instância responsável pela coordenação das atividades didático pedagógicas de cada curso. Entre as atribuições do colegiado está a proposição dos projetos pedagógicos de curso e suas reformulações, a decisão sobre a vida acadêmica discente no âmbito do curso e a deliberação sobre outros assuntos academicos de sua competência, em consonância com as normativas da UFSM e o PPC.
CSA – Comissão Setorial de Avaliação promove os processos de avaliação da UFSM – FW, com o objetivo de verificar os pontos positivos e negativos da instituição e a partir disso busca propor melhorias.
DA – Diretório Acadêmico é uma entidade estudantil que representa os estudantes composto por alunos que mostram interesse em fazer algo a mais pelo seu curso. Geralmente, cada curso universitário possui seu D.A. para organização de eventos, palestras, melhorias na infraestrutura utilizada pelo curso como laboratórios. Além disso, a escolha dos representantes ocorre através das eleições.
DCE- Diretório Central dos Estudantes é uma entidade formada por estudantes, que representa todos os alunos da Universidade. É por meio do DCE que o estudante pode garantir com mais força seus direitos, lutar pela qualidade do ensino, por diversas questões e pelo respeito à classe estudantil, é preciso passar por eleição para integrar o DCE.
DCG –As Disciplinas Complementares da Graduação, são disciplinas extracurriculares destinadas a complementar e aprofundar o conhecimento na área de interesse do estudante, o mesmo é livre para escolher em quais se matricular, mas é necessário cumprir uma carga horária mínima para se formar.
DECOM – O Departamento de Ciências da Comunicação, mais conhecido como DECOM, reúne todos os professores dos cursos de comunicação do campus.
NAE – Núcleo de Assistência Estudantil é um órgão setorial da UFSM-FW que realiza ações de assistência estudantil sob orientação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e adaptação e permanência dos estudantes na Universidade.
NAS – Núcleo de Apoio à Saúde é um órgão setorial da UFSM-FW que faz parte da assistência estudantil e busca auxiliar a comunidade acadêmica em questões relacionadas à saúde.
NDE – Núcleo Docente Estruturante é responsável por criar, acompanhar e avaliar os projetos pedagógicos dos cursos. Ele é formado por no mínimo cinco professores que atuam no curso e fazem parte do colegiado do mesmo.
NTI – O Núcleo de Tecnologia da Informação é o setor que oferece suporte a professores, estudantes e técnicos em questões relacionadas à Tecnologia da Informação, envolvendo manutenção de equipamentos, redes, conectividade, segurança da informação e telefonia.
MANANCIAL – É o repositório Digital da UFSM, onde estão as produções científicas, técnicas, artísticas e acadêmicas produzidas na universidade. Seu objetivo é divulgar as produções institucionais e preservá-las digitalmente para o registro da memória da UFSM.
PPC – Projeto Pedagógico de Curso é o documento que apoia e detalha o currículo de um curso. Nele contém os objetivos do curso, perfil desejado dos formandos, papel dos professores, estratégias pedagógicas, detalhamento das disciplinas, dentre outras informações importantes.
PRAE – A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) é o órgão administrativo da UFSM que planeja, operacionaliza, supervisiona, orienta e, juntamente com os acadêmicos, interage nas atividades universitárias que abrangem o campo cultural, social e assistencial da Política de Assistência Estudantil desta instituição.
PROGRAD – A Pró-Reitoria de Graduação tem por atribuições coordenar, supervisionar e dirigir a execução das atividades do ensino de graduação na UFSM, entre elas monitorar a oferta semestral de disciplinas, o remanejamento de vagas entre os cursos, entre outras ações.
https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/
JAI – A Jornada Acadêmica Integrada é uma semana que integra o Calendário Acadêmico da UFSM e tem como finalidade estimular a iniciação dos alunos de graduação e de pós-graduação no meio acadêmico, promover a troca de experiências, divulgar trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, além de assegurar o reconhecimento institucional destas ações. Durante esta semana, são promovidos diversos eventos científicos e atividades voltadas aos estudantes.
Sugrad – A Secretaria Unificada de Graduação é o setor responsável pelo atendimento aos estudantes e às coordenações dos cursos de graduação no campus de Frederico Westphalen. Questões como: emissão de atestado de frequência, histórico escolar, trancamento total ou parcial de disciplinas, ajustes na matrícula, dispensa de disciplinas, entre outros, podem ser tratados pela Sugrad. Você pode contatar a sugrad enviando um e-mail para sugrad.fw@ufsm.br https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/frederico-westphalen/sugrad/
TCC –Trabalho de Conclusão de Curso é um trabalho acadêmico obrigatório para a conclusão do curso. A avaliação ocorre por meio de uma banca examinadora composta por professores que leem o trabalho e assistem a sua apresentação oral, avaliando os argumentos usados pelo aluno. Link para a página do curso sobre TCC:
RP: https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/frederico-westphalen/relacoes-publicas/tcc/
UAP – Unidade de Apoio Pedagógico é um setor da UFSM – FW que está diretamente ligado à Coordenação Acadêmica, que realiza ações e atendimentos voltados às questões pedagógicas.
https://www.instagram.com/uapfw.ufsm/
Siglas e Termos da Área da Comunicação
ABRAPCORP – Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas, é uma associação civil sem fins lucrativos que tem como objetivo reunir pesquisadores e profissionais que se dedicam a aos estudos e práticas da comunicação organizacional e das Relações Públicas A entidade realiza um importante Congresso anual na área..
CONFERP/CONRERP – CONFERP é o Conselho Federal de Relações Públicas e os CONRERP são suas unidades regionais – Conselho Regional de Relações Públicas. Esse sistema é por regulamentar e fiscalizar a atuação dos profissionais Relações Públicas no Brasil, buscando zelar pela excelência da atividade.
Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, além de uma exposição, é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação com pautas que envolvem tais cursos dentro da universidade. É promovido anualmente pela Intercom em seu Congresso anual e ocorre em três etapas: local (na própria universidade), regional (em que concorrem cursos da região Sul, ou seja dos estados do RS, SC e PR) e a nacional (onde concorrem os melhores de cada região do país). O Expocom acontece durante os congressos regionais e nacionais da Intercom.
https://www.portalintercom.org.br/premios_new/expocom1/apresentacao11
FENAJ – A Federação Nacional dos Jornalistas é uma instituição que se preocupa com a liberdade na comunicação e com a democracia. E sua missão principal é a luta por melhores condições de vida e trabalho para os jornalistas profissionais. https://fenaj.org.br/
Intercom – É como é conhecida a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e, também, o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, maior evento científico da área, promovido por ela. A Intercom é uma instituição destinada ao fomento e à troca de conhecimentos entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado da Comunicação. Já o Intercom, o congresso, é realizado anualmente, em duas edições: o regional, realizado nas cinco regiões do país, e o nacional. Nos congressos, estudantes, professores, pesquisadores e profissionais apresentam trabalhos de pesquisa. Há também palestras, cursos e premiações, como o Expocom.
Lattes – Ferramenta em que é possível registrar toda a carreira acadêmica do usuário. Além de dados pessoais básicos, é possível registrar nível dos conhecimentos em outros idiomas, artigos publicados, Projetos de pesquisa, Projetos de extensão, Grupos de pesquisa, Bancas, Co-autoria em artigos, etc.
Linkedin – Segundo pesquisas, é a maior rede social profissional do mundo, voltada exclusivamente para o mundo corporativo. Assim como o Facebook e Instagram, é possível fazer publicações, além do usuário conseguir se candidatar a vagas de emprego. Conexões com outros usuários também podem ser feitas.
SBPJOR – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, que busca reunir estudiosos de uma área específica do conhecimento e tem como objetivo atuar em conjunto com todas as associações científicas ou acadêmicas ou profissionais como a Intercom. Ela reúne estudantes e pesquisadores em congressos para apresentar seus trabalhos, buscando construir redes de pesquisa.