Ir para o conteúdo Artes Cênicas Ir para o menu Artes Cênicas Ir para a busca no site Artes Cênicas Ir para o rodapé Artes Cênicas
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

II Mostra dos Espetáculos do VI Semestre do Curso de Artes Cênicas Bacharelado



Acompanhe a programação no site do evento: https://extensaoportaberta.wixsite.com/iimostravisemestre

O evento II Mostra Dos Espetáculos Do VI Semestre Do Curso De Artes Cênicas Bacharelado UFSM tem por objetivo a circulação da produção artística do Curso de Artes Cênicas com estréia no final do primeiro Semestre Acadêmico, e, assim, fomentar a cultura e a arte. Promovendo a  experiência sensível, também visa atuar como provocador e potencializador do pensamento crítico, e, com isso, promover a ação singular do sujeito e da reflexão. Indo adiante, o projeto também objetiva, pela transformação do sujeito provocar  a transformação social.  Por essa diretriz, objetiva, ainda, contribuir e partilhar a formação do conhecimento em artes cênicas com a comunidade que, no que lhe concerne, também pode atuar como um espaço fértil para a formação de plateia e produção de saberes.

O projeto também ressalta a indissociabilidade constante e dinâmica entre o ensino, a pesquisa e a extensão,  visando, no retorno à presencialidade, dar continuidade e fortalecer o movimento iniciado com a I Mostra Dos Espetáculos Do VI Semestre Do Curso De Artes Cênicas Bacharelado, Edição 2018, bem como nos outros formatos de mostras que vêm sendo produzidas pelo Curso de Artes Cênicas – Bacharelado com vínculo no  Programa de Extensão Porta aberta.

O evento tem como meta atingir o público externo à UFSM, e por essa via amplia o espaço de ação do ensino e da pesquisa pela ação de extensão, cujo movimento se faz pela circulação de trabalhos artísticos, os quais são resultantes de atividades de ensino com vínculos em disciplinas obrigatórias do quinto e do sexto semestres do PPC vigente. Os processos de criação artística também tem vínculo com a pesquisa – em arte e acadêmica – no nível da Iniciação Científica e com registro junto ao GAP/CAL.

Os trabalhos que integram esta edição  foram desenvolvidos em dois semestres acadêmicos. A edição 2022/1 tem caráter extemporâneo, ela é decorrente de ofertas de turmas que ficaram represadas pela suspensão da presencialidade durante  2020 e 2021. Com isso, alguns dos referidos processos de pesquisa e de criação iniciaram no Regime de Exercícios Domiciliares (REDE/UFSM) e, posteriormente no Calendário Suplementar no modo presencial, sob caráter de excepcionalidade e de acordo com as normas e diretrizes de biossegurança da UFSM vigentes naquele momento.

A II Mostra também objetiva, criar espaços férteis para investigar, promover, partilhar e refletir sobre a produção artística discente produzida no Curso Artes Cênicas, e, assim, pela circulação dos espetáculos e da experiência sensível partilhada com o público, propor momentos para diálogos, para problematizações e para reflexões que possam colaborar com a construção do conhecimento em artes cênicas. Além disso, o evento também objetiva colaborar com a ação necessária que visa dar continuidade na produção cultural e na formação de plateia.

O evento visa à continuidade da democratização do acesso à Arte e engloba  a circulação de trabalhos artísticos em espaços convencionais e espaços não-convencionais, tem o intuito de fortalecer a relação entre a comunidade e a produção artística e acadêmica, bem como estimular a formação de um pensamento em Arte a partir dos encontros estabelecidos com o público.

À vista disso, resgatamos justificativas de outras mostras anteriores que se fortalecem com essa edição; ou seja, ela também encara a missão do artista cênico cuja totalidade compartilhada no formato espetáculo emerge de sua longa dedicação nos processos de estudo, nos processos de pesquisa, tanto em campo quanto em salas de trabalho teórico-prático. Por conseguinte, o acontecimento teatral é capaz de provocar com sua criação poética o distanciamento crítico, a reflexão e a conscientização da sociedade. O impacto que a ação sensível consegue gerar no sujeito colabora, muitas vezes, de modo profundo, com a transformação social. O projeto também possibilita que os artistas acadêmicos conheçam, com a experiência da circulação, de modo teórico e prático, os meios e os desafios de operacionalização da produção e da circulação teatral, bem como a singularidade da dimensão artística de cada ato. 

O projeto tem vínculo com o Curso de Artes Cênicas e com o Programa de Extensão Porta Aberta e objetiva potencializar e problematizar nossas ações extensionistas, bem como estimular a partilha, nos formatos de mostra e de debate, do material abordado em sala de aula e de pesquisas. Com isso, geramos espaços e momentos abertos e singulares para reflexão discente e docente, problematizando também certas hierarquias institucionais nos processos de criação em arte e seus diversos formatos. 

Para abrir a(s) “porta(s)” das salas de trabalho no formato ensaio aberto, espetáculo cênico e debates com a comunidade em geral, evoca-se o sentido brookeano, e com ele também  se intenciona abrir espaços vazios para movimentar o pensamento e desestabilizar algumas certezas e, a partir da possibilidade de um movimento genuíno, atualizar princípios, distanciar criticamente e também construir mais espaços para a pluralidade e para outros paradigmas.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-480-544

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes