Ir para o conteúdo Artes Cênicas Ir para o menu Artes Cênicas Ir para a busca no site Artes Cênicas Ir para o rodapé Artes Cênicas
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Orientações – Matrículas 2022/2



Solicitação de matrícula: 31/08 a 03/09 – período para solicitação de matrícula via Portal do Aluno. Lembrando que a solicitação não garante a matrícula. As solicitações serão processadas no sistema no dia 05/09, a partir de algoritmos complexos do pessoal do CPD.

Ajuste de matrícula via web: 05/09 e 06/09 – Portal do Aluno.

Ajuste de matrícula via Coordenação de Curso: 12/09 a 16/09 – a princípio, pelo Portal do Aluno. Excetuando-se os casos de eventual necessidade, os quais faremos por e-mail.

Matrícula Extracurricular: 21/09 e 22/09 – a princípio, pelo Portal do Aluno. Para os cursos que não abrirem disciplinas no Portal, faremos por e-mail.

Trancamento total: 31/08 a 14/10 – Portal do Aluno.

Trancamento parcial: 23/09 a 14/10 – solicitação por e-mail à Coordenação.

CONSIDERAÇÕES RELEVANTES:

  1. Informações retiradas do Calendário Acadêmico 2022 (sugerimos a leitura): https://www.ufsm.br/app/uploads/2022/02/Calendario-Academico-UFSM2022-revisado-e-organizado-reduzido-FINAL-1.pdf
  • Matrícula Extracurricular: popularmente conhecida como “DCG de outro curso”. São matrículas em disciplinas de outros cursos, de fato. Mas para serem contabilizadas como DCG no currículo, precisam passar por uma solicitação de dispensa (realizada no Portal do Aluno e apreciada em Colegiado);
  • Trancamento Total: o nome é impactante, mas a duração é de um semestre apenas. Após isso, pode-se fazer matrícula normalmente ou realizar novo trancamento para manutenção de vínculo. O número máximo de trancamentos totais permitidos, conforme o PPC do Curso, é quatro.
  • Trancamento Parcial: é tipo excluir uma disciplina da matrícula fora do prazo (período de ajustes). O número máximo de trancamentos parciais permitidos, conforme o PPC do Curso, é sete.

*Até o final de 2022/2, o Colegiado deliberou conceder quebra de qualquer pré-requisito referente ao ABI, que são as disciplinas do primeiro ao quarto semestre.

Nesse sentido, sugerimos que sigam a sequência aconselhada, priorizando as disciplinas pendentes de semestres anteriores. E, para matrículas em disciplinas com pré-requisitos não cursados, mande o pedido por e-mail.

  • Configurações de Cursos com oferta:

Este link vai ser importante no período de matrículas extracurriculares, pra saber qual curso libera turmas pelo Portal.

FIM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-480-550

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes