Ir para o conteúdo Ciências Econômicas Ir para o menu Ciências Econômicas Ir para a busca no site Ciências Econômicas Ir para o rodapé Ciências Econômicas
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Edital aberto para a frente de tutorias do Salvaguarda



Procura oportunidades que te possibilitem ganhar certificado e que, ao mesmo tempo, contribuam com a jornada rumo ao ensino superior de jovens da rede pública de todo o país? Se sim, boa notícia: Você pode fazer parte do Salvaguarda, o maior programa social de auxílio para jovens da rede pública brasileira. Auxiliamos estudantes de 1.557 cidades brasileiras. Até o momento, mais de 1.000 deles já conquistaram a aprovação e a nossa atuação já foi noticiada pelo Jornal Nacional, Fantástico, Caldeirão do HUCK, Folha de SP e até mesmo pelo próprio MEC. Um spoiler: estamos na final do prêmio LED, da TV Globo, concorrendo a R$: 200.000 e o especial vai ao ar dia 26/4, depois da novela das 21h. 

🔔 As inscrições para se voluntariar em nossa frente de tutorias estão abertas até o dia 2 de maio 🔔

Você pode estar se perguntando: “Qual seria o trabalho de um(a) tutor(a) do Salvaguarda?”. Bom, você acompanharia, de forma online via whatsapp, cerca de 5 jovens do seu próprio estado ou região e, através da experiência que adquiriu em sua própria jornada até a universidade, os auxiliaria no caminho rumo ao ensino superior. Se trata de uma espécie de “padrinho dos estudos” e que ocorre através de uma mentoria personalizada para as demandas de cada estudante. 

Ainda pode estar confuso, né? Vamos explicar melhor: Não se trata de ajudar com matemática ou corrigir redações, mas sim auxiliar com demandas dentro dos âmbitos de organização e informação. Exemplos de demandas que podem surgir: explicar o que é uma universidade pública e informar que elas oferecem auxílios, explicar sobre o funcionamento do ENEM e de outros exames, ajudar a se organizar, a começar a estudar, a criar uma estratégia para a aprovação com cronograma e a conciliar trabalho com estudo. Obs: são apenas alguns exemplos para ajudar a ilustrar e não significa que todos terão as exatas mesmas demandas. 
 
A ideia é os guiar pelo processo e ajudar a clarear o caminho ao longo da jornada, através da difusão de informações que simplesmente não chegam para eles. É um suporte personalizado e que pode significar a diferença entre conseguir ou não a aprovação. 

Tudo isso ocorre de forma inteiramente online, ou seja: nunca precisará sair de casa e a nossa metodologia é pensada de forma que seja possível você contribuir e ainda conciliar com seus outros compromissos. O trabalho na frente não precisa durar o ano todo. Ele termina quando todos os alunos têm as demandas iniciais encaminhadas, isso pode levar 2 meses ou o ano todo e você pode condicionar o trabalho à sua própria agenda e disponibilidade. 
 
Além disso, ganhará um certificado de reconhecimento do trabalho e da carga que dedicar. Parece bom demais, né? E é. Venha fazer parte.

Como ter mais informações sobre o voluntariado e como se voluntariar? Você encontrará abaixo o link para nosso edital. Lá estão todas as informações: sobre o Salvaguarda, sobre a frente de tutorias e o processo seletivo

Link para o edital:

https://drive.google.com/drive/folders/17rApLIEhoB4C6l5TxAJwYiv9ZuNTGZIQ?usp=sharing
 
Não sei se você foi ou não estudante da rede pública, mas, independente da resposta, é seguro supor que teve, em algum momento de sua trajetória, suporte e orientação. Infelizmente, muitos jovens da rede pública não encontram ajuda. Por isso, sua decisão de fazer parte do Salvaguarda enquanto tutor(a), não tenha dúvidas, pode significar esperança e representatividade na vida dos jovens que irá acompanhar. 

Nos siga no instagram: @salvaguarda1

Nosso site: www.programasalvaguarda.com.br
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-478-1858

Publicações Recentes