ATENÇÃO ÀS REGRAS ESPECÍFICAS DO CURSO:
Conforme (Ata 147 do CCE) do Colegiado do Curso de Ciências Econômicas, para assinatura dos contratos de estágio prevalecerão as seguintes regras:
- As atividades de estágio não podem coincidir com os horários das disciplinas que o aluno está matriculado.
- O aluno deve estar dentro do prazo regular de integralização curricular (Diurno: 4 anos. Noturno: 5 anos)
- Para renovação: Estar matriculado em pelo menos 3 disciplinas (com exceção prováveis formandos). Ter aprovação em 75% das disciplinas no semestre anterior.
Conforme ata da 167ª Sessão do Colegiado do Curso de Ciências Econômicas da UFSM, seguem as regras de estágio:
- Para a assinatura do primeiro contrato de estágio, o(a) discente precisa estar matriculado(a) em pelo menos 240 horas no semestre e com aprovação mínima de 180 horas.
- Esta recomendação aplica-se aos alunos matriculados a partir do segundo semestre, ou seja, exceto para alunos do primeiro semestre.
- Para a renovação do estágio, o(a) discente também deve estar matriculado(a) em pelo menos 240 horas e aprovação mínima de 180 horas (com exceção dos prováveis formandos).
- Casos excepcionais serão analisados pelo Colegiado do curso.
Os estágios que começarem a partir de outubro/2025 serão regidos pelo novo Sistema de Estágios.
Todos os processos de estágio iniciados antes de agosto de 2025 devem continuar seguindo o fluxo e regras do sistema anterior.
COMO ABRIR UM PROCESSO DE ESTÁGIO PELO PORTAL ESTUDANTIL:
Fluxo de assinaturas de contrato no PEN SIE
- Aluno procura o Coordenador que indica o orientador;
- O aluno abre o processo no Portal Estudantil, anexa todos os documentos e encaminha para a Divisão de Protocolo;
- Divisão de Protocolo envia para Orientador;
- O orientador envia para a Divisão de Protocolo,
- Divisão de Protocolo envia para a empresa assinar;
- Empresa envia para a Divisão de protocolo;
- Divisão de protocolo encaminha para o Coordenador que assina e tramita para arquivamento.
Para estágios que NÃO sejam via agência integradora (CIEE, ABRH, METTA, Efeito Mais, etc), ou caso a agência integradora não tenha aderido à assinatura com certificação digital, utilize EXCLUSIVAMENTE, o MODELO DE CONTRATO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO 2023
OBSERVAÇÃO: Caso o aluno queira complementar a documentação (anexando relatório de atividades, termos aditivos, termo de rescisão), deve desarquivar o processo inicial e fazer a inclusão do(s) respectivo(s) documento(s) e tramitar para a Divisão de Protocolo, que encaminhará para a unidade/pessoa responsável.
Só deve ser aberto outro processo de estágio em caso de alteração do local de estágio.
Documentos necessários para a assinatura do contrato de estágio pela coordenação
- Contrato de estágio ou TCE-Estagio-Nao-Obrigatorio-Externo
- Formulário de estágio Formulario-Estagio-2023
- Comprovante de Matricula;
- Histórico escolar.


