De 28 a 30 de setembro, o curso de Ciências Econômicas da UFSM esteve participando do Descubra, evento este que tem como objetivo maior abrir as portas da Universidade para que a comunidade venha até a UFSM e faça uma escolha mais acertada daquilo que pretende cursar no ensino superior.
No estande da Economia não poderia ser diferente, de modo que os visitantes que por lá passaram, tiveram a oportunidade de conversar com acadêmicos e o coordenador do curso, no intuito de conhecer melhor tudo aquilo que envolve a grade curricular desta graduação, bem como os possíveis campos de atuação para futuros economistas.
O profissional economista é capaz de verificar a adequação dos recursos financeiros, observar as restrições orçamentárias, projetar em números o crescimento de uma empresa e fazer leituras de mercado, além de indicar políticas governamentais e projetar cenários econômicos. O mercado de trabalho para o economista é muito amplo. Ele poderá atuar em órgãos públicos e empresas privadas, bem como em organizações não governamentais, institutos de pesquisas econômicas, instituições financeiras, instituições bancárias, assessoria e consultoria, além da atividade acadêmica. O economista possui um papel muito claro e específico, projetar cenários que revelam oportunidades ou riscos à saúde financeira do investimento. Para isso, o economista dispõem de diversos conhecimentos referentes ao comportamento do mercado conforme o cenário econômico global ou regional, comportamento do consumidor mediante variações de preço e produtos concorrentes no mercado e qual o melhor volume de produção de serviços ou produtos conforme a demanda existente no mercado.