Centro de Ciências Sociais e Humanas - CCSH - UFSM. Prédio 74A, sala 2243 - Santa Maria
21/11/2019 17:00 - 21/11/2019 19:00
Descrição
Projeto Vamos conversar? Debates sobre docência em Ciências Sociais
Quarta edição
Apresentação e debate do Projeto Além da Ponte:
educação para transformar a realidade na Vila Renascença
Palestrantes
Vanessa Medianeira da Silva Flôres
Mestra em Educação – PPG em Educação/UFSM
Licenciada em Pedagogia, Especialista em Gestão Educacional
Vice Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sérgio Lopes
Andreia Aparecida Liberali Schorn
Mestra em Educação – PPG em Educação/UFSM
Licenciada em Pedagogia, Especialista em Gestão Escolar,
Especialista em Docência na Educação Infantil
Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sérgio Lopes
Mediação
Cleber Ori Cuti Martins
Professor de Ciência Política – Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais/UFSM
O Projeto Além da ponte: outra educação possível para meninas e meninos, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sérgio Lopes, localizada na Vila Renascença, busca transformar a realidade, partindo do pressuposto que é possível pensar e ver o mundo de outras formas, inventar mundos, fugir das representações naturalizadas e, assim, acionar outras possibilidades de experimentar os viveres na escola e transformar a comunidade.
Os objetivos do Além da Ponte são valorizar as mulheres que fizeram e fazem história no Brasil, no mundo, em Santa Maria e na comunidade da Renascença; superar estereótipos e preconceitos em relação aos papéis atribuídos a mulheres e homens; construir projetos de vida e construir cultura.
O Projeto Além da ponte possui base em Paulo Freire (2013): “Não posso ser professor se não percebo cada vez melhor que, por não ser neutra, minha prática exige de mim uma definição. Uma tomada de decisão. Decisão. Ruptura. Exige de mim que escolha entre isso e aquilo. (…) Sou professor a favor da luta constante contra qualquer forma de discriminação, contra a dominação econômica dos indivíduos ou das classes sociais”.