Ir para o conteúdo Educação Física Ir para o menu Educação Física Ir para a busca no site Educação Física Ir para o rodapé Educação Física
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Histórico

O Centro de Educação Física e Desportos é uma das oito unidades universitárias da UFSM e teve como idealizador o Coronel Milo Aita. O marco de fundação do CEFD encontra-se em 14 de maio 1970. Com o crescimento do ensino superior no Brasil, o CEFD também foi ampliando-se e constituindo seu quadro de professores, que, em sua maioria, possuíam uma trajetória esportiva. O próprio currículo do curso era composto por disciplinas práticas, principalmente relacionadas a esportes, com ênfase em elementos técnicos e no desempenho esportivo.

O primeiro currículo do CEFD foi sistematizado para ter de 3 a 5 anos, incluindo conteúdos de formação básica, pedagógica, disciplinas profissionalizantes e complementares. O curso de Educação Física da UFSM, na década de 80, foi referência para o país. O segundo mestrado no país foi o da UFSM, iniciado em 1979, e o primeiro doutorado de toda a instituição também nasceu no CEFD, no ano de 1984. No período a seguir, o curso chegou a ter a melhor pós-graduação do país e a segunda melhor graduação. A década de 1980 também foi marcada pela revista Kinesis, que surgiu em 1984 e era referência em publicações da área.

Em 1990, um novo currículo foi implantado, com uma grade curricular composta de disciplinas de formação geral, específicas e optativas, com duração total de quatro anos. Em 2004, o currículo do curso de Educação Física Licenciatura Plena foi novamente reformulado, orientando-se na Lei de Diretrizes e Bases que vigora desde o ano de 1996 e que apontava a necessidade da reestruturação curricular. Assim, o CEFD passa a apresentar dois novos cursos de formação de profissionais em Educação Física, o curso de Licenciatura, com início no primeiro semestre de 2005 e o curso de Bacharelado, com início no primeiro semestre de 2006.

Atualmente o Centro de Educação Física e Desportos também é composto pelo Curso de Dança Licenciatura, Especialização em Educação Física Escolar, Programa de Pós-Graduação em Educação Física e Programa de Pós-Graduação em Gerontologia.