Você sabia que pode cursar até dois semestres em outra Instituição de Ensino Superior brasileira sem perder o vínculo com a UFSM?
O(a) aluno(a) da UFSM interessado(a) em participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional deve consultar a Coordenação do seu curso para elaborar o Plano de Estudo. O(a) coordenador(a) do curso deverá analisar a ementa/programa da(s) disciplina(s) a ser(em) cursada(s) pelo seu aluno na Instituição Receptora.
Este plano de estudos, elaborado em conjunto com o Coordenador do Curso, visa a permitir o aproveitamento na UFSM das disciplinas cursadas fora, de modo a subsidiar a posterior e obrigatória concessão de equivalência, em caso de aprovação do aluno. Após a elaboração do plano de estudos, o aluno deverá encaminhar sua documentação (listada abaixo) à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD/UFSM), sala 215 do Prédio 48-D, no Campus Sede, para que seja protocolado seu pedido e encaminhado um oficio com cópia dos documentos à Instituição de destino, segundo orientações de prazos estabelecidos conforme calendário acadêmico.
Observamos que alunos da UFSM interessados em mobilidade devem observar os prazos estabelecidos no calendário da Instituição Receptora de seu interesse, e não do Calendário da UFSM. Para participar, o aluno deverá ter concluído, pelo menos, 20% da matriz curricular do seu curso e no máximo de 80% do curso para integralização curricular.
A Secretaria de Apoio Internacional (SAI/UFSM) oferece programas de intercâmbio, para os alunos regularmente matriculados na UFSM, por meio de convênios e programa com instituições estrangerias, com duração de 01 semestre, podendo ser prorrogado.
Caso você tenha interesse em realizar um curso inteiro em uma instituição estrangeira, deverá verificar diretamente com essa instituição as formas de ingresso. A SAI trabalha apenas com programas de intercâmbio.
O que é necessário para realizar o intercâmbio?
Em primeiro lugar, é necessário ser um aluno regularmente matriculado na Universidade Federal de Santa Maria, estar no mínimo no 4º semestre ou ter integralizado 50% do curso (até o início da mobilidade) e não estar em semestre de colação de grau. Atendendo a essas exigências gerais, deve-se atentar aos requisitos e documentação particulares de cada convocatória publicada semestralmente pela SAI (ver aba editais abertos).
Ver resolução nº 14/2012 da UFSM aqui
Onde eu posso fazer intercâmbio?
A UFSM possui convênios com mais de cem universidades estrangeiras ao redor do mundo. O local de seu intercâmbio vai depender de seu interesse e das universidades que disponibilizam seu curso ou sua linha de pesquisa, além das convocatórias que forem abertas (ver aba oportunidades de intercâmbio).
Eu vou receber bolsa para realizar intercâmbio?
A UFSM não disponibiliza bolsas em forma de ajuda de custo aos estudantes que realizam intercâmbio. Alguns editais ou programas oferecem bolsa, como o Programa AUGM, o que não depende da UFSM. Além disso, o estudante pode pleitear, independentemente, uma bolsa e/ou outras facilidades junto às instituições.
Para mais informações: sai@ufsm.br
Convênios Bilaterais são acordos de cooperação acadêmica internacional firmados entre a UFSM e instituições estrangeiras, os quais abrangem todas as áreas do conhecimento existentes nessas universidades (salvo algumas exceções).
Por meio desses convênios, estudantes da UFSM têm a possibilidade de realizar disciplinas e outras atividades acadêmicas, durante o período da graduação ou da pós-graduação.
Acesse AQUI a tabela atualizada de convênios bilaterais entre a UFSM e instituições estrangeiras.