Ir para o conteúdo Engenharia de Produção Ir para o menu Engenharia de Produção Ir para a busca no site Engenharia de Produção Ir para o rodapé Engenharia de Produção
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Atividade Complementar de Graduação (ACG)

As ACGs são caracterizadas, pela Resolução n°025/2017 da UFSM, como atividades pertinentes e úteis para a formação humana e profissional do acadêmico, aceitas para compor a carga horária necessária de 360 horas, prevista no Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia de Produção.

A norma para validação da carga horária de ACGs do Curso de Graduação em Engenharia de Produção da UFSM foi alterada pelo colegiado do curso em agosto de 2021, e entrará em vigor a partir do início do semestre 2021-2. Mais informações sobre a alteração estão disponíveis AQUI.

Assim, a partir de 2021-2, o Curso de Graduação em Engenharia de Produção divulgará editais semestrais, onde estarão especificados os prazos para envios e avaliação das ACGs.

Dessa forma:

Solicitações recebidas até o início do semestre letivo 2021-2: serão avaliadas conforme a norma antiga de ACG (versão 2016), em fluxo contínuo;

Solicitações recebidas nos períodos estipulados pelos editais semestrais a serem lançados a partir do semestre letivo 2021-2: serão avaliadas de acordo com a nova norma de ACG  (versão 2021);

Solicitações recebidas a partir do início do semestre letivo 2021-2, mas fora dos períodos especificados nos editais semestrais: serão indeferidas por não cumprirem os prazos previstos para envio.

O registro de ACGs deve ser solicitado diretamente pelo Portal do Aluno (para acessar o tutorial de registro de ACGs, clique AQUI).

Dúvidas podem ser encaminhadas diretamente para a comissão de ACGs, cujos membros estão relacionados abaixo:

[Presidente] Prof. Roberto Portes Ribeiro (robertor@ufsm.br)
Prof. Marlon Soliman (marlon.soliman@ufsm.br)
Profa. Patrícia Schrippe (patricia.schrippe@ufsm.br)
Rep. Discente Natalia Sartori Dal Forno (natalia-sartori.forno@acad.ufsm.br)