Ir para o conteúdo Geografia Ir para o menu Geografia Ir para a busca no site Geografia Ir para o rodapé Geografia
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de Pesquisa LAGEOLAM comemora 25 anos



 

25 ANOS DO LAGEOLAM – ESPAÇO DE REFLEXÃO E CONHECIMENTO

 

No ano que completa 25 anos, o Grupo de Pesquisa LAGEOLAM (Laboratório de Geologia Ambiental) da Universidade Federal de Santa Maria apresenta entrevistas com profissionais e pesquisadores formados ou que possuem relações nacionais e internacionais com o grupo de pesquisa estabelecendo um espaço de reflexão e conhecimento.

Nesse espaço os entrevistados apresentarão suas trajetórias profissionais e a inserção na comunidade local, regional ou internacional do profissional de geografia produzindo conhecimento.

PALESTRANTES DE AGOSTO/SETEMBRO

 27/08/20 – EDSON LUIS DE ALMEIDA OLIVEIRA

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, campus Camaquã. Atuando principalmente nos seguintes temas: Meio Ambiente, Bacia Hidrográfica, Educação Ambiental, Áreas de Risco e Gerenciamento de Áreas de Risco.

03/09/20 – SANDRO SIDNEI VARGAS DE CRISTO

Graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM (1999), Especialização em Interpretação de Imagens Orbitais e Suborbitais pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM (2001), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (2002), Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2013) e Pós-doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM (2017). Professor do Programa de Pós-graduação/Mestrado em Geografia CPN-UFT. Coordenador do Laboratório de Geoprocessamento do Curso de Geografia CPN-UFT. Atuando nos temas: Riscos Ambientais; Bacias Hidrográficas; Unidades de Conservação da Natureza; Geodiversidade; Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.

10/09/20 – MARCO GEOVANE BERGER

Possui graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (2001). Foi professor Contratado da Universidade do Tocantins. Atualmente é um dos Geógrafo responsável pelo Setor de Análise Técnica e Licenciamento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física. Atuando principalmente no tema de Sensoriamento Remoto.

17/09/20 – MARIANA MADRUGA DE BRITO

Doutora em Geografia (Dr. rer. nat) pela Universidade de Bonn, Alemanha (2018), com pós doutoramento no grupo Hydrology and Water Resources. Possui graduação em Engenharia Ambiental (2011) e mestrado em Engenharia Civil (2014). Atua cientificamente na área de gestão de risco de desastres, com ênfase no mapeamento participativo da suscetibilidade, vulnerabilidade e risco à escorregamentos, inundações e secas. Outros interesses incluem: análise multicritério, percepção de risco, e métodos inter-e-transdisciplinares. Recebeu mais de 8 prêmios e scholarships de diversas agências de fomento, incluindo o Early Career Scientist Award pela União Europeia de Geociências (EGU) em 2016. É revisora de mais de 10 periódicos científicos internacionais.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-451-486

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes