Ir para o conteúdo Geografia Ir para o menu Geografia Ir para a busca no site Geografia Ir para o rodapé Geografia
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

XII COLÓQUIO DE CARTOGRAFIA PARA CRIANÇAS E ESCOLARES ANUNCIA NOVA DATA



A Cartografia Escolar, como área do conhecimento e de pesquisa, está consolidada como uma importante dimensão do ensino de Geografia, tendo o Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares (CCCE) como um espaço de debates, articulação e fomento à temática. Há 24 anos, em sua primeira edição, o Colóquio cumpria o papel de pensar e dar subsídio a Cartografia Escolar como uma fonte de sistematização da área. Hoje, os desafios são outros. Precisamos pensar e compreender as múltiplas dinâmicas e as novas demandas surgidas das transformações pedagógicas e promovidas pelas novas tecnologias de informação e comunicação na área, sem perder de vista os fundamentos teóricos e metodológicos suleadores da Cartografia Escolar brasileira.
Com base nas diversas pesquisas da área, percebemos a importância da Cartografia Escolar como área de conhecimento e de pesquisa para o ensino de Geografia. Por outro lado, esses debates e arguições se tornam centrais e cada vez mais amplos e dinâmicos em tempos marcados pela liquidez contemporânea. Assim, ao nos candidatarmos como sede da décima segunda edição do Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares, em 2020, assumimos o compromisso de continuar promovendo os debates já traçados outrora, como também enfatizar as “novas” Cartografias e suas potencialidades no ensino de Geografia. Por isso, trazemos como tema do evento, para o ano de 2022, a temática “As (Geo)Tecnologias e as (múltiplas) Cartografias Escolares na contemporaneidade”, buscando resgatar as discussões clássicas da área, mas também abrir portas para as novas e pulsantes abordagens que emergem da linguagem cartográfica.
O evento será promovido em uma parceria entre diferentes Instituições de Ensino, a saber, Departamento de Geociências (UFSM), Programa de Pós-graduação em Geografia (UFSM), Curso de Geografia Licenciatura e Bacharelado (UFSM), Mestrado Profissional em ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO, Polos Brusque/SC e Santa Maria/RS) e Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (UFN). Tal evento se justifica por ser um espaço de reflexões sobre a Cartografia Escolar na contemporaneidade, estabelecendo o diálogo entre diferentes interessados sobre o tema, de forma híbrida, contando com palestras, apresentações de trabalhos e minicursos.
 
Datas Importantes (ATUALIZADAS):
 
Candidaturas a arte do evento: 01/03 a 30/03
Votação online para escolha da arte do evento: 01/04 a 15/04
Divulgação da arte vencedora: 16/04
Inscrições para ouvintes: 01/05 a 31/10
Inscrições para apresentação de trabalhos (envio de resumos): 01/05 a 15/06
Avaliação dos resumos: 15/06 a 30/06
Divulgação dos resumos aprovados: 01/07
Submissão dos trabalhos completos no site da Revista: 02/07 a 30/08
Avaliação dos trabalhos completos: 01/09 a 30/09
Divulgação dos resultados preliminares: 01/10 
Prazo para ajustes: 02/10 a 15/10
Reavaliação dos trabalhos: 16/10 a 31/10
Divulgação dos trabalhos aprovados (versão final): 01/11
Inscrições para promover minicursos: 01/09 a 30/09
Seleção dos minicursos: 01/10 a 14/10
Divulgação dos minicursos selecionados: 15/10
Abertura de inscrições nos minicursos: 16/10 a 08/11
Realização do evento: 05/12 a 07/12
 
Mais informações: https://sites.google.com/view/xiiccce/ ou @XIIccce_2022 no Instagram 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-451-606

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes