Ir para o conteúdo Geografia Ir para o menu Geografia Ir para a busca no site Geografia Ir para o rodapé Geografia
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Carreiras

O BACHAREL EM GEOGRAFIA

Geógrafo é o profissional cuja área de estudo é a interação entre a natureza e a sociedade. O Bacharel possui habilitação para trabalhar com estudos ambientais, planejamento regional, mapeamentos e diversas outras atribuições. Este profissional possui suas atribuições definidas pela Lei Federal n° 6.664 de 1979 e o órgão que fiscaliza a atuação profissional no Brasil é o CONFEA e suas regionais CREAs.

Os Geógrafos são historicamente conhecidos como profissionais ou cientistas que elaboram mapas  que mais especificamente é a área de estudo chamada de cartografia, um dos temas da Geografia, assim como a climatologia e a geomorfologia. Os estudos de um Geógrafo não são apenas os detalhes físicos do ambiente, mas também seus impactos sobre as pessoas e sobre a natureza, percorrendo a ecologia, o clima e os padrões naturais de cada localização, sem contar a economia e também a cultura . Esses estudos são muitas vezes especialmente centrados nas relações entre estes elementos.

Os Geógrafos identificam, analisam e interpretam a distribuição e disposição das formas e de outras características da superfície terrestre. Os mais modernos geógrafos estão frequentemente envolvidos na resolução de problemas ambientais (aquecimento global, por exemplo).

O mercado de trabalho está muito aquecido e em constante crescimento para os Geógrafos em função da crescente preocupação da sociedade com o meio ambiente. As transformações ambientais despertaram a sociedade para a necessidade planejamento de sua atuação sobre o meio em que vive.

Deslizamentos de terra, enchentes, esgotamentos de recursos, poluição das águas e do ar são preocupações da sociedade atual. O Geógrafo é um dos profissionais que trabalha para solucionar essas questões e planejar a melhor ocupação do espaço pelo homem. Os Geógrafos trabalham em agências públicas e privadas (que lidam com impactos ambientais), planejamento e gestão ambiental e territorial. Pode-se destacar a atuação dos Geógrafos em instituições como o IBGE, Ministério do Planejamento, Agência Nacional de Águas e diversos órgãos estaduais e municipais no setor público e também em empresas de engenharia, consultoria ambiental, gestão ambiental, geomarketing entre outras no setor privado.

A famosa pintura, intitulada O Geógrafo, de Johannes Vermeer é muitas vezes ligada ao astrônomo Vermeer. Essa pintura representa a crescente influência e o aumento da proeminência da investigação científica na Europa  na época em que fora pintada, entre 1668 e 1669.

 

250px-The Geographer

O Geógrafo, de Johannes Vermeer.

O LICENCIADO EM GEOGRAFIA

O Licenciado em Geografia ministra aulas de Geografia nas séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Realiza assessoria pedagógica na área de Geografia e está capacitado para ministrar cursos de curta duração em temas pertinentes às áreas de estudo afins à Geografia.

Desenvolve projetos de pesquisas em educação e ensino de Geografia e educação brasileira. Atua ainda no reconhecimento, levantamento, planejamento e pesquisa nas áreas da geografia física e geografia humana, considerando o ambiente urbano e rural nas caracterizações das unidades de estudos geográficos em escala nacional, regional e local, atinentes às questões ambientais; condições hidrológicas e fluviais; estudos de impactos ambientais e relatórios de impactos ao meio ambiente; mapeamento e gerenciamento de informações geográficas.

Este profissional pode atuar na educação básica em escolas federais, estaduais, municipais e distritais; em escolas privadas, atuando nas séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio; em centros de formação não-formais e espaços de produção do conhecimento, como: museus e organizações não-governamentais em projetos de educação ambiental.

 

prof geo