O IV Encontro Estadual de Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde (APS) ocorreu nos dias 10 e 11 de junho. O evento coordenado pela professora do Curso de Nutrição da UFSM Vanessa Ramos Kirsten, contou com mais de 170 participantes de mais de 30 municípios gaúchos teve como tema neste ano a interface com a segurança alimentar e nutricional (SAN). O evento arrecadou mais de 100kg de alimentos como valor de inscrição.
O evento foi organizado pelo Grupo de Pesquisa Observatório de Vigilância Alimentar e Nutricional (OVAN) que tem integrantes estudantes do Curso de Graduação em Nutrição da UFSM e de pós-graduação em Gerontologia, Saúde e Ruralidade e Enfermagem da UFSM e teve apoio da Política de Alimentação e Nutrição da Secretaria Estadual da Saúde e do Departamento de Segurança Alimentar e Combate à Fome da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, contando com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do RS (Fapergs).
A programação foi marcada por conferências, painéis, oficinas e relatos de experiências. As atividades abordaram a intersetorialidade entre o Sistema Único de Saúde (SUS), o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), bem como a implementação de conselhos municipais e programas como o Alimenta Cidades.
A conferência de abertura, realizada online, foi ministrada pela professora Elisabetta Recine, docente da Universidade de Brasília e ex-presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Em seguida teve a participação presencial de integrantes do Ministério da Saúde (Kelly Alves da CGAN) e do Desenvolvimento Social (Nut. Luiz Miguel Barbosa da CGPAS, da política de alimentação e nutrição do RS (Maisa Beltrame) e do Departamento de Segurança Alimentar e Combate à Fome da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Naiane Dotto). No primeiro dia à tarde teve uma mesa com experiências dos municípios gaúchos sobre equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, o programa do governo federal Alimenta Cidades e experiências sobre a implementação de conselhos municipais de SAN.
O segundo dia for marcado por temas como o nutricionista na atuação de desastres hidrológicos e no contexto das iniquidades raciais, a importância de os planos municipais de saúde conterem informações sobre SAN, guia alimentar para a população brasileira no contexto da extensão rural e a apresentação oral de dez experiências de municípios gaúchos de ações de alimentação e nutrição na APS no contexto da SAN.
Para a professora da UFSM Vanessa Ramos Kirsten, coordenadora do grupo de pesquisa Ovan e uma das organizadoras do encontro, o evento contribui para a formação continuada dos profissionais da atenção primária à saúde. “Há uma necessidade constante de qualificação dos profissionais da atenção primária sobre alimentação e nutrição. Embora o tema muitas vezes fique restrito aos nutricionistas, ele deve ser de domínio também de médicos, enfermeiros e agentes de saúde. Neste ano, decidimos abordar essas questões diante do agravamento da insegurança alimentar relacionado às enchentes e às iniquidades sociais.”
Além de fortalecer a articulação entre ensino, pesquisa, gestão e serviços, o evento reafirmou o compromisso com a construção de políticas públicas integradas e baseadas em evidências.
Os alunos e docentes do Curso de Nutrição participaram ativamente como ouvintes e como membros da comissão organizadora.



