O projeto Culinary Exchange: Sabores do Mundo tem como objetivo promover a interculturalidade e o aprendizado colaborativo entre estudantes intercambistas, de diferentes origens, e alunos do Curso de Nutrição da UFSM. Desenvolvido em duas etapas ao longo do ano, sua edição mais recente ocorreu nos dias 27 e 29/11, sendo dedicada à culinária regional brasileira. Nessa fase, os estudantes de Nutrição atuaram como facilitadores, preparando pratos típicos das cinco regiões do país e compartilhando suas histórias, significados e contextos culturais com os intercambistas.
Cada grupo realizou uma pesquisa aprofundada sobre as receitas, abordando a origem dos ingredientes, bem como as implicações culturais e sociais associadas aos pratos selecionados. Além das apresentações orais, que ocorreram no Seminário do Culinary Exchange no dia 27/11, os participantes também tiveram a oportunidade de vivenciar a prática culinária, o que favoreceu uma rica troca de conhecimentos e experiências, durante o evento que ocorreu no sábado, dia 29/11.
O projeto contribui para o desenvolvimento de habilidades práticas e teóricas relacionadas à nutrição, ao mesmo tempo em que valoriza a diversidade cultural e fortalece as conexões entre os estudantes.
O DTG Noel Guarany, da UFSM, abrilhantou a manhã com apresentações culturais, além de promover oficinas de danças típicas gaúchas e de churrasco gaúcho, contribuindo para ampliar a vivência cultural e fortalecer a integração entre os participantes.














