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Histórico

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica vivencia, nos últimos anos, a maior expansão de sua história, demandando a necessidade de desenvolver um quadro docente capacitado para atuar na Educação Profissional e Tecnológica, principalmente, em cursos profissionais técnicos de nível médio da Educação Básica e formação inicial e continuada de trabalhadores.

Diante desse contexto, em 2009, o Centro de Educação ofertou o Programa Especial de Graduação (PEG) de Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica. A criação desse Curso, na modalidade presencial, é uma proposta articulada entre Centros de Ensino da UFSM e decorre, ainda, da necessidade firmada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) de que a formação dos professores para atuar na Educação Básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, conforme o Artigo 62. Segundo essa Lei, em seu Artigo 63, inciso II, está prevista a criação de “programas de formação pedagógica para portadores de diplomas de educação superior que queiram se dedicar à educação básica”.

O Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional vem atender a demanda de formação pedagógica para os profissionais que atuam, ou pretendem atuar, como professores na Educação Profissional, principalmente, Técnica de Nível Médio da Educação Básica.

O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) está em acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, formuladas pelo MEC/CNE – Conselho Nacional de Educação, tendo em vista que o Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional pressupõe que o acadêmico ingresse no curso como portador de diploma de bacharel ou tecnólogo em curso superior, no qual pretende atuar como professor, garantindo-lhe, assim, o conhecimento específico desta área. Esse curso lhe proporcionará uma formação educacional e pedagógica geral, formando o professor como intelectual da Educação, e uma formação metodológica e prática para promover processos educativos dos saberes específicos do campo que atuará na Educação Profissional.

O regime de oferta do Curso, a cada semestre, atende à demanda existente, tendo como princípio o reconhecimento de possibilidades de campo para a realização do estágio supervisionado, condizente à área de formação do acadêmico.

O Curso, em parceria com as instituições conveniadas, propiciará um percurso formativo visando a atuação profissional: nos componentes curriculares da sua área de formação inicial (em seu curso de nível superior) em espaços escolares na Educação Básica.

O perfil profissional do egresso do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional passa pela concretização dos objetivos propostos pelo Curso. Dessa forma, espera-se que esse professor seja um profissional capacitado para atuar:

– no ensino das disciplinas técnicas da Educação Profissional, na Educação Básica, compreendendo a Educação Profissional Técnica de Nível Médio;
– nas diferentes modalidades de ensino, em espaços escolares e não escolares, na área da Educação profissional técnica;
– como professor pesquisador da Educação Profissional, ou seja, aquele que pesquisa sobre como se ensina e como se aprende os conteúdos da formação profissional.

O professor atuante na educação profissional precisará mobilizar os conhecimentos técnicos necessários ao desenvolvimento das suas atividades pedagógicas no campo específico do conhecimento de trabalho docente. Espera-se, portanto, que os egressos desse programa especial de formação pedagógica apresentem o seguinte perfil profissional:

– capacidade de atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa e igualitária;
– competência para utilizar novas metodologias, tecnologias, estratégias e materiais de apoio;
– comprometimento com a qualidade da aprendizagem dos alunos;
– pesquisador, capaz de utilizar-se de aspectos da pesquisa como fundamentos pedagógicos em sua prática cotidiana;
– mediador e promotor de relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
– capacidade para apropriar-se de saberes pedagógicos necessários para a ação docente, tais como concepções epistemológicas que fundamentam a prática educativa.

O profissional formado poderá atuar como docente em escolas de Educação Profissional da Educação Básica, particulares e públicas. Cabe ainda ressaltar que pela formação para o trabalho docente, terá condições também de qualificar sua atuação em sindicatos, Organizações Não Governamentais (ONG) ou em cursos e programas, de formação inicial e continuada.