
A semana acadêmica do tecnólogo em Gestão Ambiental aconteceu na quarta-feira, quatro de junho, no auditório do Colégio Politécnico. Com o tema “Presente vivo, Futuro possível”, o evento buscou conscientizar a respeito da forma com que seres humanos se relacionam com o planeta.
Com quatro palestrantes, o evento contou com as seguintes palestras: Causas das mudanças climáticas sob o ponto de vista da química; Créditos de carbono na valorização de resíduos sólidos; Agroecologia e segurança alimentar e Fauna e flora como elementos sagrados.


A estudante de Gestão Ambiental e uma das organizadoras do evento, Duane Castiglioni, explica que o tema do evento é sobre cuidar do meio ambiente hoje, valorizar os ecossistemas que ainda existem e que precisam ser protegidos. O “futuro possível” se refere a “como nossas ações podem impactar não somente seres humanos, mas também toda biota”. A proposta é discutir sobre o que fazer para evitar colapsos climáticos, diminuir a perda da biodiversidade e a escassez de recursos naturais.
A formanda e também organizadora do evento, Helena Schirmer, destaca que o sentimento é de “satisfação ao colaborar e trazer pessoas com falas tão importantes para compartilhar esse conhecimento”. Docente de Gestão Ambiental, Suzimary Specht, destaca a importância da atividade como ferramenta de integração entre estudantes de diferentes cursos e servidores do Politécnico. Ela reforça que “as diferentes temáticas que foram abordadas demonstram que a área ambiental é muito diversa e quando a gente traz pessoas de outras áreas de conhecimento, dá para ver que dialogam diretamente com a gente”.
Após duas edições no campus de Silveira Martins, em sua primeira edição no Colégio Politécnico, a Semana Acadêmica da Gestão Ambiental teve como objetivo oportunizar a estudantes momentos de reflexão sobre o tema, além de fazer alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em cinco de junho, data instituída pela Organização das Nações Unidas em 1972 para reforçar a importância de ações de conscientização e preservação dos recursos naturais. O docente Filipe Donato explica que esta atividade tem o intuito de ir além da sala de aula ao trazer palestrantes com temas que geralmente não são abordados, mas que contribuirão para o crescimento profissional dos estudantes.

Texto: Júlia Ciervo Zucchetto, acadêmica do 3º semestre de Jornalismo/UFSM; bolsista da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM
Fotos: Acervo docente
Revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM