- O presente projeto é o primeiro curso de pós-graduação lato Sensu em Eficiência Energética editado e gerenciado exclusivamente por uma universidade pública, sendo gratuito e com a qualidade chancelada pela UFSM;
- Por seu caráter multidisciplinar o curso terá a participação efetiva de professores de diversas áreas da UFSM;
- As pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino (art. 44, III, Lei nº 9.394/1996) e com duração mínima de 360 horas e ao final do curso o aluno obterá um Certificado de Especialista em Eficiência Energética.
O Papel dos Docentes
As estratégias pedagógicas só terão valor se os docentes participarem como agentes de transformação e estiverem integrados ao desenvolvimento do currículo permitindo a interdisciplinaridade, através do diálogo permanente.
Os docentes necessitam desenvolver um papel de instigadores no processo de aprendizagem do aluno, contribuindo para o desenvolvimento da consciência crítica do mesmo, buscando orientar e aprimorar as habilidades que o futuro administrador deverá ter.
Outro aspecto relevante é a importância do docente ter presença contínua e marcante junto ao processo de ensino-aprendizagem, participando e interagindo com os alunos, assumindo papel de estudioso parceiro no desenvolvimento das habilidades e competências necessárias aos profissionais da área.
Proporcionar a integração teórico-prática na solução dos problemas, desafiando o aluno sem despejar conteúdo, participando e coordenando equipes, grupos, pesquisas e trabalhos orientados.
Dados de Identificação
Nome do Curso: EFICIÊNCIA ENERGÉTICA APLICADA AOS PROCESSOS PRODUTIVOS
Nível: Especialização
Unidade de origem: Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Tecnologia
Núcleo de Tecnologia Educacional
Aprovação/Reconhecimento
Parecer CEPE 030/2010 UFSM, de 15/10/2010
Parecer 264/2012 CAAC/CGAC/DED/CAPES, de 17/10/2012
Órgão executor: Universidade Federal de Santa Maria
Entidades Patrocionadoras: Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Universidade Aberta do Brasil e CAPES
Coordenadores do Curso e de Tutoria: Prof. Dr. Geomar Machado Martins e Prof. Dr. Natanael Rodrigues Gomes
Telefone: (55) 3220-9489 ou (55)3220.8147
Local de realização: Polos a serem definidos em cidades do Rio Grande do Sul
Período de realização previsto: Agosto de 2013 a Dezembro de 2014
Horário das aulas: A ser definido
Características Técnicas
Natureza do curso: Temporário à Distância
Documento comprobatório: Certificado de Conclusão do Curso fornecido pela UFSM
Carga horária total: 360 horas/aula
Vagas: As vagas serão definidas por unidades polos de ensino à distância conforme a demanda de cada região, após consulta aos orgãos competentes.
Numero de turmas: 01 (uma)
Clientela: Candidatar-se-ão à especialização aqueles portadores de diploma de graduação em Engenharias Civil, Elétrica e Mecânica e Arquitetura e respectivos Tecnológos.
Local de inscrição: Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DERCA, 3º andar – Prédio da Reitoria – CAMPUS UFSM
Valor da taxa de inscrição: A ser estabelecido pela UFSM
Valor da taxa de matrícula: O curso não possuirá qualquer outro tipo de taxas, excetuando-se a de inscrição, sendo totalmente financiado com recursos da CAPES e Universidade Aberta do Brasil.
Requisitos para a inscrição:
- preenchimento do formulário de inscrição fornecido pelo DERCA-UFSM;
- fotocopia do Diploma de Graduação ou certificado de previsão de conclusão do curso superior;
- Curriculum Vitae devidamente comprovado (xerox);
- histórico escolar (xerox);
- carteira de identidade (xerox);
- comprovante de quitação com o serviço militar (xerox) e
- comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
Período de Inscrições: A ser definido pela UFSM. Maiores informações veja a seção: Contato
Seleção: A seleção será feita por professores participantes do corpo de docentes do curso, através de análise de currículo dos candidatos(as).
Avaliação das disciplinas: Os professores de cada disciplina serão responsáveis por determinar a forma de avaliação. Dentre os critérios utilizados apresentam-se os seguintes:
- provas parciais;
- provas finais;
- trabalhos escritos;
- trabalhos práticos;
- apresentação de Trabalhos;
- monografia e
- artigo.
Observações: Conforme determinação da UFSM será exigida freqüência mínima de 75% em cada disciplina;
Para efeito de participação em aula serão abordados os seguintes pontos: (a) leitura prévia do assunto pertinente a aula, (b) presença física nas aulas e nos trabalhos, (c) perguntas pertinentes aos temas expostos nas aulas, (d) relação da disciplina com outras disciplinas do curso, (e) postura ética, (f) clareza e adequação dos conteúdos lecionados com a realidade existente;
As avaliações atrasadas só serão aplicadas para os alunos que tiverem os requerimentos deferidos pela coordenação do curso e independentemente da avaliação que estará sendo recuperada, o conteúdo da avaliação será toda a matéria vista na disciplina;
Para efeitos de avaliação da qualidade do curso, cada disciplina será avaliada individualmente. Os resultados das avaliações estarão disponíveis na coordenação do curso e posteriormente no relatório final do curso.
Monografia: Cada participante deverá, até o final do curso, apresentar uma monografia relacionada à área de Eficiência Energética, onde possam ser avaliados aspectos estudados durante o curso. O aluno fará também uma apresentação oral de sua monografia em uma banca, conforme o regimento interno do curso.