Ir para o conteúdo PPGAGR Ir para o menu PPGAGR Ir para a busca no site PPGAGR Ir para o rodapé PPGAGR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Docentes do PPGAGR participam de projeto premiado pela FAMURS



Na última semana, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) homenageou 28 municípios do estado com o “1º Prêmio Boas Práticas”.

Entre os vencedores, destaca-se o Município de Vista Gaúcha, agraciado com o primeiro lugar na categoria Agricultura.

O prêmio de Vista Gaúcha deve-se ao “Projeto Jovem Rural”, vinculado ao Programa de Extensão Universitária denominado “Capacitação de Jovens Pecuaristas do Município de Vista Gaúcha/RS”, desenvolvido em uma parceria entre Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Território da Cidadania Noroeste Colonial/RS da UFSM Campus Palmeira das Missões, Laboratório de Geomática da UFSM Campus Santa Maria, Pró-Reitoria de Extensão/UFSM, Departamentos de Ciências Econômicas, Administração e Zootecnia da UFSM Campus Palmeira das Missões e Prefeitura Municipal de Vista Gaúcha.

Este é mais um projeto que conta com a participação ativa dos docentes vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAGR) da UFSM Campus Palmeira das Missões.

Segundo o coordenador do Projeto, Prof. Dr. Gabriel Nunes de Oliveira, as atividades desenvolvidas em Vista Gaúcha tem o objetivo de capacitar jovens pecuaristas familiares através da apresentação e aplicação conceitos e ferramentas de gestão de propriedade rural em unidades de produção familiares e desenvolvimento de práticas de manejo recomendadas para melhorar os indicadores zootécnicos e agronômicos das atividades da pecuária familiar. Também, de fomentar a utilização de tecnologias na área de gestão, em especial pela utilização do software CR Campeiro7 Gado de Leite, desenvolvimento pela equipe liderada pelo Prof. Dr. Enio Giotto.

O coordenador agradece a comunidade de Vista Gaúcha, a Prefeitura Municipal e a participação/apoio dos Professores (as) Doutores(as) Nilson Luiz Costa, Ione Maria Pereira Haygert Velho, João Pedro Velho, Antônio Joreci Flores, Elson Martins Coelho, Enio Giotto, Paulo Sergio Gois Almeida, Teresinha Heck Weller, Cláudio Wessheimer Roth, a Direção do Campus na pessoa do Prof. Rafael Lazzari e demais colegas que contribuíram de alguma forma com o êxito da ação.

Ao todo, 202 projetos, de 117 prefeituras, disputaram o primeiro lugar em 11 categorias: agricultura, assistência social, cultura, comunicação social, educação, finanças, meio ambiente, políticas para mulheres, saúde, trânsito e turismo (maiores detalhes, clique aqui). A solenidade de entrega do prêmio marcou o encerramento do 36º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul.

O Prefeito de Vista Gaúcha, Claudemir José Locatelli, recebeu o prêmio das mãos do Presidente da FAMURS, Prefeito de Candiota, Sr. Luis Carlos Folador, e disse se sentir muito feliz por mais uma vez o Município de Vista Gaúcha ser reconhecido como destaque por ter o melhor Projeto implantado na Área da Agricultura. Destacou, ainda, que a parceria com a UFSM está resultando no atendimento de 67 Jovens, que o Projeto Jovem Rural tem por objetivo fortalecer cada vez mais a propriedade rural e oportunizar a estes jovens a oportunidade de dar continuidade aos trabalhos nas propriedades que serão herdadas de seus Pais e Avos. Agradeceu também ao setor técnico da Secretaria Municipal da Agropecuária e Meio Ambiente, através do técnico em Agropecuária e Administrador Jadir Lopes e do Eng. Agrônomo e Mestre em Agricultura de Precisão Diogo Rafael Bier.

Desde sua criação, o Campus de Palmeira das Missões e seus docentes estão buscando alternativas para ampliar a pesquisa e a extensão na região Norte do Rio Grande do Sul, aliada ao conceito de educação pública e gratuita para todos.

 

Prefeito Claudemir José Locatelli recebendo a premiação

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-569-264

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes