Ir para o conteúdo PPGAGR Ir para o menu PPGAGR Ir para a busca no site PPGAGR Ir para o rodapé PPGAGR
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Aula prática de Integração Lavoura-Pecuária na Fazenda Librelotto



Por Angélica C. Rhoden e Ricardina A. Janeque

No dia último dia 13/04, os discentes e docentes da disciplina de Gestão e Sustentabilidade de Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária do Programa de Pós Graduação em Agronegócios (PPGAGR), participaram de atividade prática na Fazenda Librelotto, localizada na Linha São Marcos em Boa Vista das Missões-RS.
A principal característica da Fazenda visitada, de propriedade do produtor rural Ivonei Sandro Librelotto, é a utilização do sistema de integração lavoura-pecuária. Juntamente com a rotação de culturas, o produtor utiliza o consórcio com gado de corte. A fazenda conta com o auxílio da Embrapa, UFSM e outras entidades de pesquisa e contribui com o desenvolvimento deste sistema de produção conservacionista.
Entre os benefícios observados pelo produtor na integração lavoura-pecuária, destaca-se o aumento da produtividade. O mesmo afirma ter obtido um rendimento médio de 80 sacas de soja por hectare na última safra, rendimento este, superior ao da produtividade média regional. Além da comercialização de grãos (soja, trigo, milho, aveia), obtém ganhos econômicos com a venda dos bovinos.
Os discentes da disciplina tiveram a oportunidade de conciliar a teoria e a prática, através da experiência de sucesso do produtor. Agradecemos a gentileza e a disponibilidade do Sr. Ivonei em proporcionar esta visita técnica.

ilp1

 

ilp3

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-569-299

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes