Ir para o conteúdo PPGAGR Ir para o menu PPGAGR Ir para a busca no site PPGAGR Ir para o rodapé PPGAGR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

10° dia de campo sobre integração lavoura-pecuária



Por Angélica Cristina Rhoden, Maiara Thaís Tolfo Gabbi e Ricardina António Janeque

No último dia 16/08, os discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAGR), participaram do 10° dia de campo sobre integração lavoura-pecuária, promovido pelas fazendas Librelotto e Busanello e apoiado pela UFSM, Embrapa, Emater/RS-Ascar, Sementes Cometa e Agrobon.

O encontro técnico correu na Fazenda Librelotto, localizada na Linha São Marcos em Boa Vista das Missões-RS.

As seis estações trouxeram dados sobre a BRS pastoreio, mais pasto e silagem, nova cultivar de trigo duplo propósito com experimentos realizados na fazenda Librelotto, além de grãos e silagem de cereais de inverno para alimentação animal.

Foram abordados também temas relacionados à proteção das plantas e a conservação do solo em sistemas de integração lavoura-pecuária.

Os experimentos realizados pela UFSM, com bovinos de corte em pastagens de trigo de duplo propósito, demonstraram resultados positivos no ganho de peso, sem compactação significativa do solo. Tais resultados foram possíveis com a escolha correta das cultivares, ajustes no manejo, plantas e lotação dos animais.

O já tradicional dia de campo trouxe a oportunidade de conciliar a teoria e a prática, através das experiências de sucesso das fazendas Librelotto e Busanello,atualmente é necessário buscar integrar novas atividades ealternativas rentáveis para as propriedades.

10diadecampo

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-569-316

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes