Ir para o conteúdo PPGAGR Ir para o menu PPGAGR Ir para a busca no site PPGAGR Ir para o rodapé PPGAGR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Convite para qualificação de Projeto de Dissertação do discente Bruno Ivan Stefanello Trentin



No dia 13/11/2017, às 14:00h na sala 311, o discente Bruno Ivan Stefanello Trentin estará qualificando o seu projeto de dissertação.

Título: “Estruturas de Governança e Coordenação na produção de cana-de-açúcar”

A banca examinadora será composta por:

Prof. Dr. Adriano Lago – PPGAGR – Presidente (orientador)

Prof. Dr. Gabriel Murad Velloso Ferreira – UFSM/Colégio Politécnico 

Profa. Dra. Sibele Vasconcellos de Oliveira – PPGAGR 

Profa. Dra. Tanice Andreatta – PPGAGR- Suplente

 

O projeto tem o objetivo de analisar as estratégias das indústrias processadoras e dos agricultores na produção e comercialização de cana-de-açúcar no Rio Grande do Sul.

Resumo: O agronegócio tem um papel significativo na economia brasileira, dado à capacidade de fornecer emprego, renda e alimentos para a população. Estudos indicam que o consumidor busca maior transparência nos elos de produção, industrialização e distribuição do alimento que consome. No mesmo sentido, inúmeras são as pesquisas intencionadas em resolver os problemas de subdesenvolvimento de algumas populações rurais que não acompanharam os processos de mecanização e modernização na agricultura. A partir destas contribuições e visando suprir algumas lacunas deixadas principalmente por não compreender corretamente o conceito agronegócio, busca-se analisar as estratégias das indústrias processadoras e dos agricultores na produção e comercialização de cana-de-açúcar no Rio Grande do Sul. Embora não seja de grande expressividade a produção e industrialização de cana-de-açúcar no estado, tem-se, em agroindústrias devidamente estruturadas, a franca produção comercial de açúcar mascavo, melado, rapaduras, cachaça, entre outros. O aporte que sustenta a identificação e a motivação das agroindústrias por adotar determinadas estruturas de governança e coordenação é o da Nova Economia Institucional. A pesquisa será de campo e a obtenção dos dados será através de entrevistas nas agroindústrias e nas propriedades rurais que transacionam cana-de-açúcar. Ao final, com auxilio do esquema de indução de formas de governança, busca-se avaliar quais as estruturas são mais eficientes na economia de custos de transação e no desenvolvimento do agronegócio.

Palavras-chave: Estruturas de Governança. Nova Economia Institucional. Agronegócio. Cana-de-açúcar.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-569-326

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes