Ir para o conteúdo PPGAGR Ir para o menu PPGAGR Ir para a busca no site PPGAGR Ir para o rodapé PPGAGR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Portal criado em parceria entre UFSM e Sicredi é destaque em prêmio nacional de cooperativismo



Portal Aceleração Regional, desenvolvido na UFSM pelo projeto de pesquisa de mesmo nome em parceria com o Sicredi Conexão, foi contemplado com o segundo lugar na categoria Inovação no 13º Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, considerado uma das maiores premiações do cooperativismo brasileiro. A divulgação dos ganhadores em cada categoria ocorreu no dia 7 de dezembro, em Brasília, em uma promoção do Sistema OCB, da Organização das Cooperativas Brasileiras. 

O projeto começou em 2019, a partir das aspirações estratégicas da Sicredi Conexão, entre as quais se se destaca o estímulo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento regional. A materialização do projeto se deu em uma parceria entre a cooperativa de crédito e o Núcleo de Pesquisas em Economia do Agronegócio da UFSM. 

O projeto é coordenado pelo professor Nilson Luiz Costa e também contou com a colaboração do professor Gabriel Nunes de Oliveira, ambos docentes permanentes do PPGAGR.

A primeira fase do Programa Aceleração Regional foi implementada no primeiro semestre de 2019, momento em que foi analisada a realidade e os distintos níveis de desenvolvimento dos diversos municípios que estão na área de atuação da cooperativa nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A segunda fase iniciou-se no primeiro semestre de 2020 e contemplou o retorno aos municípios com o objetivo de constituir os Fóruns Municipais de Aceleração Regional. Contudo, a Pandemia Covid-19 interrompeu os trabalhos e forçou a paralisação dos encontros presenciais.

Na terceira fase, desenvolvida ao longo de 2021, as ações se intensificaram para toda a área de abrangência da Sicredi Conexão – nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais. O objetivo era divulgar à comunidade as informações coletadas no âmbito do programa, por meio do desenvolvimento de um ambiente virtual de fácil acesso para o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil.

Como resultado, foi criado o Portal Aceleração Regional, que contempla sete sistemas de dashboards (painéis virtuais com informações, métricas e indicadores), os quais fornecem informações para:

  • Cerca de 160 prefeituras, câmaras de vereadores, órgãos estaduais e federais;
  • Aproximadamente 26,5 mil empresas e organizações que podem elaborar os seus planos de negócios e investimentos a partir das informações sistematizadas;
  • 871 escolas que podem utilizar as informações em projetos transversais. 

Fonte: Adaptado de UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-569-1519

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes