Ir para o conteúdo PPGAGR Ir para o menu PPGAGR Ir para a busca no site PPGAGR Ir para o rodapé PPGAGR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

A busca pela instalação e um Grupo de Polícia Ambiental em Palmeira das Missões foi tema de audiência pública



No dia 30/03/2023 às 19 horas, a Câmara Municipal de Vereadores de Palmeira das Missões, juntamente com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Prefeitura Municipal e Departamento Municipal de Meio Ambiente, realizou uma audiência pública visando a instalação de um Grupo de Polícia Ambiental em Palmeira das Missões

A demanda da instalação e uma unidade da Polícia Ambiental partiu do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA), atualmente presidido pelo Prof. Dr. Adriano Lago, o qual comunicou através de ofício ao Poder Legislativo, em dezembro do último ano, a existência de um vazio espacial de cobertura da Polícia Ambiental na região e, portanto, a necessidade de instalação de um Grupo permanente no Município para que haja rápido e efetivo atendimento às demandas locais e regionais. A Câmara Municipal prontamente envolveu-se na demanda e propôs a realização da audiência pública.

A reunião contou com a presença do 1º Tenente Tiago Merlin Bernieri – Comandante do Pelotão Ambiental de Erechim, representando o 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Passo Fundo; o Subcomandante do 39º Batalhão de Polícia Militar – Capitão João Antônio Winter; o Presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA) e Professor da UFSM/Palmeira das Missões, Adriano Lago; a Coordenadora do Departamento Municipal do Meio Ambiente, Mariana Martins de Oliveira; o Fundador da ONG Amigos da mata, membro do COMDEMA e do Conselho Superior da UFSM, Carlos Mello (Pantera); o Presidente da Câmara de Vereadores, Antonio Vezaro; os vereadores Claudio Mineiro, Sidinei Oliveira e Gabriel Pereira, proponente da audiência.

Atualmente, Palmeira das Missões é um dos 24 municípios que estão na área de atuação do 2º Grupo de Polícia Militar Ambiental de Frederico Westphalen. O Comando Ambiental da Brigada Militar atua no exercício da polícia ostensiva com ênfase na proteção ambiental, a promoção da educação ambiental não formal, e a fiscalização de obras e atividades que possam causar degradação do meio ambiente.

Como resultado da audiência, foi proposto a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Instalação do Grupo de Polícia Ambiental em Palmeira das Missões, bem como a formação de uma comitiva com representantes dos Poderes Legislativo e Executivo, Universidade e entidades representativas ligadas à classe para participar de uma reunião com Deputados, Secretário de Segurança do Rio Grande do Sul e demais órgão públicos que possam auxiliar no pleito.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-569-1717

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes