Ir para o conteúdo PPGAGR Ir para o menu PPGAGR Ir para a busca no site PPGAGR Ir para o rodapé PPGAGR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Docente do PPGAGR participa de Ato Solene do Registro de Patrimonialização do Sistema Cultural e Socioambiental da Erva-Mate Tradicional



No dia 13 de junho de 2023, o Rio Grande do Sul tem o seu Primeiro Registro de Patrimônio Imaterial. O Ato Solene do Registro de Patrimonialização do Sistema Cultural e Socioambiental da Erva-Mate Tradicional, ocorreu as 14h no Galpão Crioulo do Palácio Piratini.

O processo que tramitou junto ao IPHAE, analisou o espaço social e geográfico do Rio Grande do Sul através de registros de pesquisas etnográficas, museológicas e históricas, entre outras áreas disciplinares, que apontaram à existência de manifestações culturais, práticas de manejo e atividades de produção e consumo da erva-mate nos seguintes sítios e localidades: nos povos originários, comunidades quilombolas e agricultores familiares.

O Prof. Tiago Zardin Patias, docente permanente do PPGAGR, foi convidado a representar a ACEMA – Associação Celeiro Missões Amigos da Erva-Mate, entidade que congrega produtores, pesquisadores e apoiadores das atividades relacionadas a Erva-Mate. Participaram da solenidade autoridades; representantes dos polos de produção e beneficiamento de erva-mate e das entidades ligadas ao setor ervateiro gaúcho; e entidades culturais do Estado.

“Trata-se de um momento histórico para a cadeia produtiva da erva-mate do Rio Grande do Sul, que impacta fortemente este símbolo do povo gaúcho, que não se limita as divisas de nosso estado, se expande além fronteiras, tanto nos países vizinhos, como em outros estados do Brasil. Proteger todo o sistema que envolve a erva-mate é fundamental, pois ajuda a agregar valor e gera desenvolvimento sustentável para todos os envolvidos. Destaco que o fato de Palmeira das Missões ser oficialmente o “Berço da Erva-Mate” e a UFSM estar aqui, amplia as possibilidades de atividades de pesquisa e extensão neste segmento”, destaca o professor.

Da região de Palmeira das Missões participaram produtores, representantes de executivos e legislativos, secretários municipais. O evento contou com presente do Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Sr. Eduardo Leite.

A produção e industrialização da erva-mate é bastante representativa na região de atuação da UFSM – campus Palmeira das Missões, recentemente foi realizado em Novo Barreiro a Abertura Oficial da Colheita da Erva-Mate, onde também teve a participação do PPGAGR. Alguns registros destes eventos:

Foto 1 – Prof. Tiago e Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Palmeira das Missões Sra. Maria Andréia Maciel Nierlingh, com o Governador Eduardo Leite

Foto 2 – com a Secretária de Estado da Cultura (Sedac), Beatriz Araújo

Foto 3 – com a secretária adjunta de Estado da Cultura, Gabriella Meindrad

Foto 4 – com o Diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), Sr. Carlos Renato Savoldi

Foto 5 – com a Palmeirense Adriana Bagatini, assessora de gabinete da Sedac

Fotos da Abertura da Colheita

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-569-1776

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes