Ir para o conteúdo PPGAGR Ir para o menu PPGAGR Ir para a busca no site PPGAGR Ir para o rodapé PPGAGR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PPG em Agronegócios da UFSM finaliza com sucesso o HackAgro 2023



Nos dias 22 e 23 de novembro foi realizado o HackAgro, promovido pela UFSM de Palmeira das Missões, por meio do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios – PPGAGR. O evento faz parte do Projeto do Centro de Inovação Tecnológica no Agronegócio: uma proposta de empreendedorismo, pesquisa e desenvolvimento regional contemplada no Edital CAPES 16/2022, para tanto, foi realizado com recursos do referido projeto, além da parceria formada com o SEBRAE. Contou também com o apoio das seguintes empresas:  Cotripal, Solubio, HCC, SLC, Banrisul, Sicredi, Cia da Terra e Dahmer Serviços.

O evento consistiu em um Hackathon, uma maratona que reuniu profissionais de diferentes áreas, propondo um ambiente de imersão de atitude empreendedora. Com a participação de 40 pessoas divididas em 8 equipes, o HackAgro reuniu colaboradores de diferentes empresas da região, alunos do PPGAGR/ UFSM, Professores de Escolas parceiras e da própria Universidade, além de egressos da UFSM.

Com o intuito de fomentar a inovação e o empreendedorismo na região, a competição teve como problema norteador “Como avançar em desenvolvimento e sustentabilidade no agronegócio conectado com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS )”.  Na busca de uma solução inovadora, o Hackathon teve assim como principal desafio “Como produzir mais e melhor, otimizando recursos?”. 

 

O evento

Para a competição, os times foram compostos por equipes mistas, reunindo em cada equipe profissionais de diferentes áreas, os quais ao longo destes dois dias trabalharam de forma colaborativa e intensa para propor soluções inovadoras para problemas dos Agronegócios.

O HackAgro contou com a orientação do Facilitador do SEBRAE, Giuliano Cogo.  Para tanto, durante o evento foram explorados conteúdos e ferramentas que fazem parte da Metodologia Hacklab do SEBRAE no direcionamento de construção de soluções e modelos de negócios. 

Em paralelo, durante os dois dias,  a competição contou com palestras de Professores da UFSM, sendo eles Rodrigo Borille, Gabriel Nunes de Oliveira e Greici Sarturi, estes estimularam o processo de ideação dos participantes, quanto ao problema, solução, produto e apresentação final. Além disso, contou com alguns Mentores que auxiliaram os grupos a construir suas ideias. Para finalizar os competidores apresentaram seus pitchs, defendendo suas soluções para uma banca de avaliadores composta por três diferentes profissionais, Marcos Ivan Petter, Amanda Medeiros e Mauricio Stochero.

Em relação ao evento, Roberto Calza, participante e gerente da Empresa Cotripal, apontou “Os organizadores, juntamente com toda a equipe envolvida pela realização do HackAgro estão de parabéns pela iniciativa ao trazer a inovação para discussão do agronegócio, tema de extrema importância e necessidade para a sustentabilidade e viabilidade do setor. O evento possibilitou que criássemos discussões de altíssima qualidade acerca de tendências, inovações e preocupações com os diferentes segmentos que estão ligados às práticas agropecuárias. Ficamos honrados em representar a Cotripal, que tanto se preocupa com a manutenção e o futuro do agronegócio regional, e vê na UFSM uma oportunidade ímpar de parceria para o desenvolvimento de programas e disseminação de aprendizado e ensino de qualidade.”

Para Cássio Fridriczewski, Gestor de Inovação do SEBRAE Noroeste, “a iniciativa é extremamente importante para que possamos estimular o desenvolvimento do empreendedorismo no município e região, trazendo para um ambiente criativo, desafios reais do agronegócio e propor soluções a esses problemas. Muito além da solução proposta, queremos que os participantes entendam como desenvolver ideias de maneira ágil, testando e validando no mercado.”

 

Premiação 

As melhores ideias receberam o prêmio em dinheiro, sendo de R$ 3.000,00 para o 1º lugar e R$ 1.500,00 para o 2º colocado. 

O projeto que ficou em primeiro lugar foi “Fish Market: A comunicação transforma“,  elaborado pelos membros, Graciele Soares Spanevello Dahmer, Silvana Broetto Silva, Tatiane Zanchi Scapini, André Luís Saldanha Botton e Luis Eduardo Carvalho Noskoski. A equipe criou  uma plataforma B2B, para facilitar a comercialização de peixes e de todos os insumos da cadeia. 

Luis Eduardo Carvalho Noskoski, participante da equipe vencedora enfatizou que “o evento superou todas as expectativas, foram dois dias incríveis, com diversos insights e um networking fantástico entre profissionais de diversas áreas. Trabalhar a inovação é extremamente necessário e ela não se baseia apenas no desenvolvimento de novos produtos, também ajuda a promover novos modelos de negócios, oferece novos serviços e melhora os processos para tornar mais fácil a vida das pessoas e acima de tudo, faz com que esses progressos cheguem a quem precisa. No entanto, a inovação sustentável só acontece quando a quádrupla hélice se une e trabalha junto e foi isso que aconteceu durante o HackAgro, com a universidade atuando junto com empresas, sociedade e órgãos governamentais. Não tenho dúvidas que o evento foi um marco na história da UFSM de Palmeira das Missões e é um orgulho muito grande fazer parte do grupo que ganhou a premiação do evento, representando o Programa de Pós-Graduação em Agronegócios e toda comunidade acadêmica da UFSM de Palmeira das Missões”.

Já o projeto que ficou em segundo colocado,  foi o “IASEG System: prevenir, melhor que remediar”, a equipe era formada pelos membros Gabriel Pereira dos Santos, Geferson Rodrigo Dallabrida, Carolina Marques Rodrigues, Cristiele dos Reis Fortes e Kima Paulo Frederico Mabetana. A ideia do projeto foi a criação de um sistema de segurança no trabalho que auxilie as agroindústrias na prevenção de acidentes informando quando o funcionário está usando corretamente os equipamentos de segurança. 

Para finalizar os organizadores do evento agradeceram as empresas parceiras e apoiadoras do Hackathon, as quais propiciaram a premiação dos vencedores, também agradeceram todos os participantes e a comissão organizadora que tornaram o evento possível, além da empresa que forneceu a alimentação nos dois dias do HackAgro, a Pastelaria Sonho de Verão  

Em linhas gerais, o Professor Dr. Tiago Zardin Patias, um dos organizadores e idealizadores do HackAgro, avaliou “o HackAgro 2023 foi uma experiência única e inédita na região e na UFSM campus Palmeira das Missões. Momento rico de aproximação da academia com a sociedade, em especial os atores que atuam com os desafios dos Agronegócios. Nos dois dias de interação, foi possível ver, mesmo em um curto período de tempo, que é possível construir soluções para as demandas que existem nas cadeias produtivas dos Agronegócios.” Os idealizadores demonstraram uma perspectiva positiva ao final do evento, percebendo que o HackAgro abriu caminhos para aproximar as empresas, governo, universidade e sociedade, e que este foi um passo importante envolvendo a quádrupla hélice de Palmeira e região, a medida que pode servir como alicerce para futuros projetos e ações voltadas à inovação e ao empreendedorismo nos agronegócios.  

link dos vídeos do evento:

video dia 1

video dia 2

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-569-2003

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes