Palmeira das Missões, 2 de junho de 2025 – O Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAGR) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Campus Palmeira das Missões, divulgou a abertura do edital para recredenciamento de docentes permanentes para o primeiro semestre de 2025. Este processo é uma etapa natural e contínua na pós-graduação brasileira, visando assegurar a qualidade e a atualização do corpo docente dos programas de mestrado e doutorado acadêmico.
Prazo de Inscrição:
O período de inscrições é de 02 a 30 de junho de 2025. Os interessados em renovar seu credenciamento no PPGAGR devem enviar a documentação necessária para o e-mail ppgagr@ufsm.br. A inscrição requer a cópia do Currículo Lattes atualizado no formato completo e a Planilha de Produção Docente, disponível no site do PPGAGR, na aba “Editais”.
Recredenciamento: Um Processo Essencial para a Pós-Graduação Brasileira
O recredenciamento é o procedimento de renovação do credenciamento de um docente para continuar atuando no PPGAGR. Para ser um docente permanente, é necessário integrar o quadro de pessoal efetivo da UFSM ou de outras instituições (com cessão formal), desenvolver atividades regulares de ensino, pesquisa e extensão, e apresentar produção científica ou tecnológica de qualidade, conforme as exigências da Área Interdisciplinar da CAPES. O credenciamento tem validade temporal e pode ser renovado. A homologação das inscrições está condicionada à posse de título de doutor reconhecido no Brasil, vínculo a grupo de pesquisa certificado pelo CNPq, e a entrega completa da documentação exigida.
A avaliação dos pedidos de recredenciamento se baseia na análise da Planilha de Produção Docente, com peso de 100%. Serão consideradas apenas as produções científicas e atividades acadêmicas realizadas entre 2021 e 2024, inclusive. Docentes permanentes que apresentarem pontuação inferior a 500 na Planilha de Produção Docente serão conduzidos à condição de Professor Colaborador.
Próximos Passos: Edital de Credenciamento para Novos Docentes
O Colegiado do PPGAGR informa que, após a finalização do processo de recredenciamento, será avaliada a publicação de um edital de credenciamento. Este edital será destinado a novos docentes que desejam ingressar no corpo permanente do PPGAGR, representando uma oportunidade para profissionais que buscam contribuir com o ensino e a pesquisa na área de agronegócios.
O cronograma completo do processo de recredenciamento é o seguinte:
Inscrições: 02 de junho a 30 de junho de 2025
Homologação das Inscrições: 01 de julho de 2025
Período de recurso: 02 de julho de 2025
Divulgação do resultado preliminar: 04 de julho de 2025
Período de recurso: 07 de julho de 2025
Homologação do resultado final: 09 de julho de 2025
É de responsabilidade exclusiva do candidato acompanhar as divulgações e eventuais alterações no cronograma no sítio do PPGAGR.