
Com o tema “A pecuária de corte equilibrando a propriedade rural e impulsionando o agronegócio”, o Fórum Pecuária de Corte Cotripal reuniu cerca de 400 participantes na sede da Afucopal, nesta terça-feira, 22 de julho, em Panambi. O Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAGR) da Universidade Federal de Santa Maria – campus Palmeira das Missões – participou do evento com professores, estudantes e um espaço institucional voltado à divulgação de pesquisas e das formas de ingresso nos cursos de mestrado e doutorado.
A programação contou com palestras de dois professores convidados. Pedro Albuquerque (UFRGS) abordou o tema “Além da carne – como a pecuária de corte equilibra os sistemas produtivos”. Em seguida, Marcos Fava Neves (USP/FGV) apresentou reflexões sobre “Novas oportunidades e perspectivas para o agronegócio e a pecuária de corte”. Os dois especialistas também participaram de um painel de debates com o público.
Representaram o PPGAGR o coordenador do programa, professor Nelson Guilherme Machado Pinto; o professor Ricardo Zambarda Vaz, vinculado ao PPGAGR e ao curso de Zootecnia; o professor Elson Martins Coelho, da Zootecnia; e a professora Tanice Andreatta, do PPGAGR e Chefe do Departamento de Ciências Econômicas. Alunos de mestrado e doutorado em Agronegócios também acompanharam a programação.
“A participação em eventos como este fortalece o diálogo entre universidade, cooperativas e produtores rurais, aproximando a pesquisa acadêmica das demandas do setor produtivo. É também uma oportunidade para apresentar o trabalho desenvolvido no programa e atrair novos estudantes interessados em contribuir com o agronegócio”, afirmou o professor Nelson Guilherme Machado Pinto.
O evento contou com a presença de representantes da UFSM, Unijuí, Unicruz, associados, conselheiros e equipes diretivas e técnicas da Cotripal.
