Professor Nelson Guilherme Machado Pinto é o primeiro docente da UFSM/Palmeira das Missões a conquistar a Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq 
O professor Nelson Guilherme Machado Pinto, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Campus Palmeira das Missões, foi contemplado com a Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT), concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A concessão foi feita por meio do edital nº 18/2024 e representa a primeira Bolsa DT concedida a um pesquisador do campus de Palmeira das Missões.
A modalidade DT reconhece pesquisadores com atuação destacada em produção tecnológica e inovação. Em 2024, o CNPq aprovou 349 bolsas dessa categoria, o equivalente a cerca de 30% da demanda apresentada. O resultado integra uma das principais políticas públicas de fomento à ciência, tecnologia e inovação do país, que neste ano ampliou em quase 10% o número de bolsas de produtividade.
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAGR) da UFSM, o professor Nelson desenvolve o projeto intitulado “Empreendedorismo inovador como tecnologia aos produtores rurais: aplicação nas regiões de desenvolvimento do Rio Grande do Sul como estratégia de mitigação aos desastres climáticos por meio da inovação nos agronegócios”. A proposta será executada no PPGAGR.
De acordo com o docente, a conquista representa o fortalecimento da atuação da universidade junto às demandas reais da região e do Rio Grande do Sul. “Essa bolsa reconhece o potencial das pesquisas aplicadas que desenvolvemos em Palmeira das Missões e reforça o compromisso da UFSM com a geração de soluções tecnológicas voltadas à inovação nos agronegócios e à adaptação climática”, afirmou o professor.
A pesquisa se soma a outro projeto do docente em andamento, voltado à temática de mudanças climáticas, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), e alinhado ao Plano Rio Grande – iniciativa do Governo do Estado que visa ações de reconstrução e adaptação após as enchentes de 2024.
Com a inclusão da Bolsa DT, o PPGAGR passa a contar com quatro pesquisadores com bolsas de produtividade do CNPq, sendo os demais contemplados com a modalidade PQ: Cristian Faturi, Rafael Lazzari e Ricardo Zambarda Vaz.
“A UFSM/Palmeira das Missões integra o grupo de instituições com pesquisadores responsáveis por projetos voltados à inovação tecnológica aplicada, com impacto direto no setor produtivo regional. Essa conquista também amplia a presença do nosso campus nas políticas nacionais de fomento à pesquisa científica e tecnológica”, destacou o diretor do Campus, Adriano Lago.
