O Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAGR/UFSM) esteve representado no SemeAd, Seminários em Administração, realizado na Universidade de São Paulo (USP), entre os dias 10 e 14 de novembro. O pesquisador Thiago Budó, aluno especial do PPGAGR e bolsista do projeto vinculado ao Grupo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação voltado às mudanças climáticas, apresentou dois estudos desenvolvidos no âmbito de pesquisas realizadas no Escritório Local de Inovação da UFSM Palmeira das Missões.
O primeiro trabalho, “Sociedade Civil e Desenvolvimento Regional: Análise do Enfrentamento de Catástrofes Ambientais no Rio Grande do Sul”, examina a atuação da sociedade civil e das instituições locais diante dos eventos extremos registrados no estado em 2024.
O segundo estudo, “Calamidade Climática no Rio Grande do Sul: Análise comparativa com desastres anteriores”, apresenta uma análise histórica dos episódios climáticos e discute fatores estruturais que influenciam os impactos e a recorrência desses eventos.
Sobre a participação no evento, Thiago Budó destaca que participar do SEMEAD na USP foi uma oportunidade importante para sua trajetória, além de ampliar o debate sobre os desafios que o RS vem enfrentando. “Discutir esses assuntos em um espaço acadêmico qualificado reforça a importância de compreender como eventos extremos se relacionam com vulnerabilidades estruturais, governança ambiental e o papel da participação civil na prevenção, mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Além disso, me proporcionou trocas com outros pesquisadores em um dos centros mais renomados do país”, salientou.
O coordenador do PPGAGR e do Escritório Local de Inovação, professor Dr. Nelson Guilherme Machado Pinto, destacou a relevância da participação no seminário. “A presença do discente no SemeAd integra as ações de pesquisa desenvolvidas no PPGAGR e amplia o diálogo do Programa com instituições nacionais, contribuindo para a discussão de temas relacionados ao desenvolvimento regional, mudanças climáticas e agronegócios”, disse.
