Ir para o conteúdo PPGAGR Ir para o menu PPGAGR Ir para a busca no site PPGAGR Ir para o rodapé PPGAGR
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Infraestrutura

Laboratórios disponíveis para pesquisa

Laboratório de pesquisas socioeconômicas

O laboratório de Socioeconomia Agrária contempla duas estruturas, ambas financiadas pelo FINEP, onde os docentes do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agronegócios (NPEAGRO) e do Grupo de Pesquisas em Economia, Agricultura Familiar e Agronegócios (GPEA) realizam estudos acerca das problemáticas socioeconômicas e rurais, envolvendo as temáticas vinculadas à organização industrial, competitividade, comércio internacional, desenvolvimento regional, desenvolvimento rural, agricultura familiar, mercados agropecuários, entre outros.

Laboratório de informática

Existem três laboratórios de informática, totalizando 65 computadores aptos a atender as necessidades da comunidade discente.

Laboratório de análise de leite

Laboratório de Inspeção e Qualidade de Leite e Derivados, que faz parte do Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas. No laboratório são desenvolvidas pesquisas para determinação da qualidade físico-química e microbiológica do leite cru e derivados lácteos, identificação de grupos gram-positivo e gram-negativos de bactérias lácticas, avaliação de leite pasteurizado e UHT comercializados no município e região, e avaliação de métodos e protocolos de avaliações de qualidade. O laboratório também auxilia nos trabalhos de campo de projetos de extensão.

Laboratório de Ambiência e Bem-Estar Animal (LAABEA)

O LAABEA realiza trabalhos referentes ao bem-estar animal e ambiência em qualquer uma das espécies domésticas. Os trabalhos do LAABEA são realizados em condições laboratoriais controladas (protótipos ou escala reduzida) e em condições comerciais. O LAABEA já tem disponível uma estrutura física construída que está sendo equipada. Possui duas salas isoladas, com quatro baias cada para simulações controladas e de condições de criação comercial. Os pesquisadores contam ainda com um Laboratório de Análises Ambientais, uma câmara ambiental controlada, salas de apoio para reuniões e estudos e outros ambientes de apoio (almoxarifado, sala de convivência).

Há ainda áreas adjacentes aos prédios para suporte a projetos e aulas práticas. Estas áreas possuem estruturas tais como: piquetes para criação de suínos ao ar livre, modelos em escala reduzida de tecnologias utilizadas na produção animal (sistemas alternativos de tratamento de dejetos, sistemas de coleta de água), horta comunitária e outras estruturas para promoção e divulgação de práticas sustentáveis.

Laboratório de reprodução animal

Localizado no Campus de Palmeira das Missões apresenta área construída de 27,5 m² com disponibilidade todo material necessário à coleta e análise de sêmen de bovinos e ovinos (vagina artificial, eletroejaculador, estufa de germinação bacteriológica, microscópio), ultrassom com transdutor linear de 5 Mhz que permite a realização de diagnósticos gestacionais e medição de composição de carcaças.

Centro de manejo de ovinos

Localizado no Campus de Palmeira das Missões apresenta área construída de 24,2m² utilizada para depósito dos equipamentos utilizados no manejo dos animais e área de campo de aproximadamente seis hectares. Contém toda infraestrutura para contenção e alimentação dos animais.

Laboratórios de piscicultura

Contando com infraestrutura administrativa, o laboratório está equipado com congeladores e refrigeradores, máquina de gelo, balanças de precisão, banho-maria, espectrofotômetro, lupas, microscópios, oxímetro, pHmetro, bloco digestor, destilador de N, destilador de solventes, moinhos, turrax, capela de exaustão, sistema de filtragem, kits para análise de água e 02, estufas, balança analítica; vortex. Um prédio para experimentos de 480 m². Sala de preparo de rações e Laboratório de pesquisas com peixes composta por 2 conjuntos de unidades experimentais para criação de pós-larvas.; com uma sala “climatizada”.

As atividades desenvolvidas nesse laboratório são complementares às instalações de Fábrica de Rações, que possui sistema completo para preparação de rações. Em Palmeira das Missões dispõe de dois sistemas com recirculação de água, contando cada um com 15 unidades experimentais (tanques de 100 e 250 litros). Além disso, apresenta equipamentos para controle de qualidade de água (oxímetros e phmêtros digitais), coleta, conservação e preparação de amostras (freezer), coleta e análise de metabólitos, equipamentos para trabalhos de campo.

Laboratório de Estudos sobre Interface Planta-Animal

Em outubro de 2013 iniciaram-se as atividades de pesquisa no Laboratório de Estudos Sobre Interface Planta-Animal do Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas, sob a coordenação dos professores Elson Martins Coelho, João Pedro Velho e Paulo Sérgio Gois Almeida que integram o grupo de pesquisa “Gestão na Integração Produção Vegetal com Produção de Ruminantes” desenvolvendo projetos nas linhas de pesquisa: Metanálise; Produção e manejo de pastagens; Produção, manejo e conservação de volumosos; Integração Lavoura-Pecuária; e Bovinocultura de Leite e de Corte.

Biblioteca

Atualmente, a coleção das oito Bibliotecas da UFSM – 2013 é formada por acervo de aproximadamente 300 mil volumes, entre o quais: 236 mil livros, 4,1 mil teses, sendo 2,5 mil de programas da UFSM, 15,4 mil dissertações de programas da UFSM, 7,7 mil monografias, 19,7 mil folhetos, 6,4 mil periódicos, 2,4 mil trabalhos acadêmicos, 1,5 mil artigos eletrônicos, 1,0 mil mapas, entre outros referenciais bibliográficos como normas técnicas, partituras, recursos eletrônicos, artigos, etc.

Em todas as bibliotecas existem computadores para acesso ao Portal de Periódicos da CAPES. No Campus de Palmeira das Missões existem oito máquinas disponíveis ao público dentro da biblioteca. Além disso, existem 65 computadores em pleno funcionamento disponíveis em três Laboratórios de Informática existentes no Campus de Palmeira das Missões.

A Biblioteca Setorial do Campus de Palmeira das Missões, conta com 10,4 mil volumes. Destes, 5,4 mil (livros, teses, dissertações, entre outros) estão distribuídos entre as áreas de Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra e Ciências Sociais Aplicadas.

É importante ressaltar que a comunidade acadêmica da UFSM possui acesso à produção científica do Portal de Periódicos CAPES, uma vez que o mesmo pode ser acessado por qualquer computador instalado na UFSM-PM. Do mesmo modo, o sistema de informática da universidade permite, através de senhas, o acesso aos Periódicos CAPES nas residências dos alunos e professores.

Todas as bibliotecas da UFSM fazem parte do catálogo on-line, permitindo assim a pesquisa, localização do material bibliográfico disponível no acervo das bibliotecas da UFSM, além de reserva e renovação. Também apresenta, no menu “Acervo”, uma lista atualizada dinamicamente do acervo geral da UFSM.

Entre os principais serviços prestados pela rede de bibliotecas da UFSM destacam-se: aquisição de material bibliográfico; promoção de campanhas; serviços reprográficos de artigos científicos por meio de comutação bibliográfica (COMUT); disponibilização da Sala de Multimídia equipada com computador, datashow, televisores, lupa eletrônica para os usuários com necessidades especiais, assim como aparelhos de videocassete e DVD para apresentação de filmes, documentários e apresentação de trabalhos; orientação na normalização de trabalhos técnico-científicos, de livros, teses e periódicos publicados pela UFSM nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); visitas orientadas em todo início do semestre. Estas visitas são feitas com agendamento prévio pelos professores das disciplinas (geralmente da Metodologia Científica) com a finalidade de receber informações sobre a utilização das bibliotecas e um breve passeio para conhecer as instalações das mesmas; consulta à Internet, através da ilha de inclusão digital, aproximando os usuários da informática, tendo acesso livre; disponibilização de rede wireless, podendo o usuário acessar a internet de qualquer pavimento da unidade; participação ativa nas redes sociais (Facebook, Twiter); depósito legal de todas as teses e dissertações da universidade; gerenciamento das capacitações do Portal de Periódicos da Capes. Estes treinamentos são oferecidos para discentes e docentes e incentivam o uso do portal. Destaca-se que o acesso é realizado partindo de qualquer terminal ligado à internet localizado na Instituição e, para que o usuário tenha acesso remoto ao Portal de Periódicos da CAPES na íntegra, basta cadastrar um e-mail institucional.

Além disso, a Biblioteca Central também administra o Portal de Periódicos Eletrônicos da UFSM e participa efetivamente do suporte técnico às revistas da instituição, oferecendo orientações para apresentação das referências conforme as normas da ABNT e Vancouver. Coordena a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD da instituição, a qual faz parte da BDTD nacional.

Como política de atualização, recebe ininterruptamente sugestões de material bibliográfico para compra através de formulário disponível no site da Biblioteca ou no Sistema de Informações Educacionais (SIE)1, no módulo Aquisição. Acreditamos ser importante informar como fazer para aquisição de bibliografia. De duas formas, pode ser feita a solicitação de material bibliográfico pelos professores e/ou coordenadores dos cursos:

1ª) Pela página da Biblioteca, no link da UFSM (http://w3.ufsm.br/biblioteca/), no link “Aquisição – Sugestão de Bibliografia”;

2ª) Pelo Sistema de Informações Educacionais (SIE), no módulo Biblioteca / Aquisição / 13.03.01 (Sugestão de novos materiais para o acervo).

1 O Sistema de Informações Educacionais – SIE é uma solução na área de Administração de Ensino com métodos ágeis, acessíveis e de fácil compreensão