Ir para o conteúdo PPGAGR Ir para o menu PPGAGR Ir para a busca no site PPGAGR Ir para o rodapé PPGAGR
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Infraestrutura

Laboratórios disponíveis para pesquisa

Laboratório de pesquisas socioeconômicas

O Laboratório de Socioeconomia Agrária contempla três estruturas, todas financiadas pelo FINEP, onde os docentes do Núcleo de Pesquisas em Economia do Agronegócio (NPEA), do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agronegócios (NPEAGRO) e do Grupo de Extensão e Pesquisa em Estratégia Organizacional (GEPEO) realizam estudos acerca das problemáticas socioeconômicas e rurais, envolvendo as temáticas vinculadas à organização industrial, competitividade, comércio internacional, desenvolvimento regional, desenvolvimento rural, agricultura familiar, mercados agropecuários, governança, todas articuladas de maneira interdisciplinar, buscando construir e fortalecer a ciência do Agronegócio.

Laboratório de informática

Estão disponíveis para os alunos do PPGAGR três laboratórios de informática, com constante atualização de softwares e sistemas operacionais, totalizando 85 computadores, que atendem satisfatoriamente as necessidades da comunidade acadêmica.

Laboratório de Ambiência e Bem-Estar Animal (LAABEA)

O LAABEA possui duas salas dedicadas, com quatro baias cada, para simulações controladas e de condições de criação comercial. Os pesquisadores contam ainda com um Laboratório de Análises Ambientais, uma câmara ambiental controlada, salas de apoio para reuniões e estudos e outros ambientes de apoio (almoxarifado, sala de convivência). Há, ainda, áreas adjacentes aos prédios para suporte a projetos e aulas práticas que envolvem tecnologias para sistemas alternativos de tratamento de dejetos, coleta de água, horta comunitária e outras estruturas para promoção e divulgação de práticas sustentáveis. Os projetos desenvolvidos neste laboratório possuem um amplo aspecto multidisciplinar.

Junto ao LAABEA está o Grupo de Estudos e Pesquisa em Suinocultura (GPS), que busca desenvolver trabalhos de bem-estar animal, mas também de em outras temáticas relacionadas a produção de suínos.

Laboratórios de piscicultura

Dispõe de Laboratórios, sala de estudo e equipamentos necessários para a condução de

pesquisas na produção de peixes de água doce em sistemas intensivos. Possui equipamentos como freezers, refrigeradores, máquina de gelo, balanças de precisão, banho-maria, espectrofotômetro, lupas, microscópios, oxímetro, pHmetro, bloco digestor, destilador de N, destilador de solventes, moinhos, turrax, capela de exaustão, sistema de filtragem, kits para análise de água e 02, estufas, balança analítica; vortex. O laboratório possui salas para preparo de rações e de experimentos (480 m2), destinadas a avaliação de dietas e manejos para espécies nativas e exóticas em sistemas intensivos de produção, como bioflocos e recirculação de água.

Laboratório de Estudos sobre Interface Planta-Animal

O grupo de pesquisa “Gestão na Integração Produção Vegetal com Produção de Ruminantes” http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1055957932931858 desenvolve projetos nas linhas de pesquisa: Metanálise; Produção e manejo de pastagens; Produção, manejo e conservação de volumosos; Integração Lavoura-Pecuária; e Bovinocultura de Leite e de Corte.

O Grupo de Pesquisa busca avaliar, adaptar e gerar tecnologias que permitam incrementar o desempenho animal considerando suas interrelações com o nível tecnológico utilizado na produção de cereais e oleaginosas nas empresas rurais localizadas no Planalto e Missões do Rio Grande do Sul. Estudar a (re)ciclagem de nutrientes na integração lavoura- pecuária. Estudar os sistemas de produção de bovinos, bubalinos e ovinos. Estudar a produção de volumosos conservados. Estudar o manejo de pastagens temperadas e tropicais. Estudos através de metanálise a composição bromatológica de alimentos volumosos e concentrados, bem como a produção de animais domésticos. Durante a realização dos projetos de pesquisa haverá formação de graduandos e pós-graduandos. Os resultados científicos serão publicados no meio científico e sobretudo para os produtores rurais.

Também o grupo desenvolve trabalho de pesquisa com a cadeia produtiva da linhaça, buscando compreender a dinâmica dos impactos da cultura da Linhaça no Brasil, mas verificaram que há poucas informações. Em 2020, vários pesquisadores entenderam que seria o momento de organizar experimentos em rede para iniciar os estudos de forma mais ampla. Serão realizados experimentos envolvendo as cultivares Dourada e Marrom, nos quais serão realizados trabalhos de biometria, melhoramento genético, composição bromatológica e análise econômica. Também são realizados estudos para compreender as necessidades dos consumidores e toda dinâmica da Cadeia Produtiva da Linhaça no Brasil. Os projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelo grupo envolverão alunos de cursos Técnicos em Agropecuária, alunos de graduação de Agronomia e Zootecnia, e alunos de Mestrado e Doutorado de vários Programas de Pós-Graduação das Ciências Agrárias e Interdisciplinar.

Biblioteca

As bibliotecas setoriais da UFSM são órgãos vinculados à Biblioteca Central do campus sede, com certa autonomia administrativa, que participam do processo de cooperação de registros bibliográficos, dentro do sistema interno da UFSM, denominado Sistema de Informação Educacional (SIE). A Biblioteca Setorial do Campus de Palmeira das Missões (BSPM) (sala 125 – prédio 1) é um órgão que pertence ao Sistema de Bibliotecas da UFSM, possui amplo acesso aos registros bibliográficos de forma on-line. Funcionários e bolsistas atendem a uma escala/horário que permite ao usuário utilizar os serviços à disposição de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. Os públicos atendidos pela BSPM são: o corpo docente, discente, servidores e bolsistas do Campus, além da comunidade regional.

O acervo das bibliotecas da UFSM encontra-se cadastrado no módulo de gerenciamento de bibliotecas do SIE, sistema que permite inserir registros de distintos suportes. A consulta ao acervo pode ser realizada pela Internet no site da Biblioteca Central UFSM (http://w3.ufsm.br/biblioteca/) ou nos terminais de consulta disponíveis no setor.

Atualmente, a coleção do Sistema de Bibliotecas da UFSM é formada por acervo de 147.481 títulos e 560.365 exemplares, entre os quais: 251.773 exemplares de livros, 284.765 exemplares de periódicos, 5613 exemplares de folhetos, 13.917 exemplares de trabalhos de conclusão de curso, entre outros referenciais bibliográficos como normas técnicas, partituras, recursos eletrônicos, artigos, etc. A unidade de Palmeira das Missões é composta, fisicamente, por 3.803 títulos e 13.725 exemplares cadastrados na base de dados SIE, tombados junto ao patrimônio da UFSM. Especificamente, na área de ciências agrárias, constam 1.265 exemplares; em ciências sociais aplicadas constam 3.782 exemplares.

O acervo geral contempla as áreas de conhecimento da Nutrição, Enfermagem, Ciências Biológicas, Administração, Ciências Econômicas, Zootecnia e Agronegócio, uma vez que conta com esses cursos nesse Campus Universitário da UFSM. Destaca-se que as Bibliotecas da UFSM contam com uma política de atualização, recebendo de forma ininterrupta sugestões de material bibliográfico para compra.

Em 2018 foi implementado o Sistema de Descoberta do SiB-UFSM que utiliza a plataforma EBSCO Discovery Service (EDS) e caracteriza-se por: coletar informações em diferentes bases de dados e catálogos; ter uma interface única de busca; integrar fontes institucionais e externas; possibilitar interoperabilidade entre plataformas; e apresentar filtros para refinar os resultados da pesquisa. No Campus de Palmeira das Missões existem onze máquinas disponíveis ao público na biblioteca para pesquisa dos catálogos e outros sites. Importante destacar, que as Bibliotecas da UFSM permitem acesso a recursos eletrônicos (Minha Biblioteca, Manancial – Repositório Institucional, EBSCOhost, IEEE, Wiley Total Engineering, Portal de Periódicos da Capes, Periódicos Eletrônicos da UFSM), os quais estão integrados à Coleção UFSM do Serviço de Descoberta e podem ser acessados por meio da caixa de busca unificada.

É importante ressaltar que a comunidade acadêmica da UFSM possui acesso à produção científica do Portal de Periódicos CAPES, totalmente gratuita, uma vez que o mesmo pode ser acessado por qualquer computador instalado na UFSM-PM. Do mesmo modo, o sistema de informática da universidade permite, através de senhas, o acesso aos Periódicos CAPES nas residências dos alunos e professores. Destaca-se que por intermédio do Portal de Periódicos da CAPES é possível acessar as bases de dados da Web of Science (WOS) do Institute for Scientific Information (ISI) e a da Elsevier’s Scopus.

Todas as bibliotecas da UFSM fazem parte do catálogo on-line, permitindo assim a pesquisa, localização do material bibliográfico disponível no acervo das bibliotecas da UFSM, além de reserva e renovação. Também apresenta, no menu “Acervo”, uma lista atualizada dinamicamente do acervo geral da UFSM.

Entre os principais serviços prestados pela Biblioteca Setorial de Palmeira das Missões destacam-se: acesso ao Portal de Periódicos Capes; acesso à Internet/Wireless; promoção de campanhas; serviços reprográficos de artigos científicos por meio de comutação bibliográfica (COMUT); disponibilização da Sala de Estudos equipada com mesa para estudo em grupo, computador, câmera e microfone; orientação na normalização de trabalhos técnico-científicos, de livros, teses e artigos científicos nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); visitas orientadas em todo início do semestre.

As visitas orientadas são feitas com agendamento prévio pelos professores das disciplinas (geralmente da Metodologia Científica) com a finalidade de receber informações sobre a utilização das bibliotecas e um breve passeio para conhecer as instalações. Além destes serviços, a bibliotecária responsável pelo setor oferta treinamentos na área da metodologia da pesquisa.

Atualmente, a Biblioteca Setorial do campus de Palmeira das Missões tem área de 95 m quadrados , cerca de 35% do seu espaço é reservado para o acervo bibliográfico; 35% para usuários e 30% para parte administrativa e conta com um bibliotecário, um auxiliar administrativo e bolsistas.