O professor Ricardo Zambarda Vaz, vinculado ao Grupo de estudos em Cadeias Produtivas de Ruminantes (GECAPEC), do Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas e o Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da UFSM – Campus Palmeira das Missões participou do dia de campo e ministrou duas palestras no seminário “Para onde irão os novilhos”, realizados nos dias 30 de setembro e 01 de outubro de 2025, respectivamente. O evento foi organizado pelo Sindicato Rural de Canguçu em parceria com o sistema FARSUL e o SENAR/RS. 
O dia de campo, embora com chuva foi muito proveitoso pois os participantes puderam visitar, escutar e aprender com três produtores que as “suas façanhas servem de modelo a todos os demais” para uma pecuária intensiva e lucrativa.
Por ocasião do seminário foram ministrados os temas “Suplementação no desempenho animal e na intensificação de sistemas” pela manhã, e “Comportamento no desempenho animal e suas carcaças” no período da tarde. O professor pesquisador na explanação da manhã destacou a importância dos ajustes nutricionais ocasionados pela suplementação na intensificação dos sistemas de produção, buscando a precocidade de abate e consequentemente a produção de uma carne de melhor qualidade. Na segunda palestra, pela tarde, foi apresentado através das pesquisas do grupo GECAPEC a importância do temperamento animal na diminuição de perdas e na maior eficiência de produção, além das elevadas perdas ocasionadas nas carcaças bovinas e seus reflexos no produto carne. O evento reuniu estudantes de ensino médio, Universidades, docentes, produtores rurais, lideranças sindicais e regionais, fortalecendo o debate sobre os desafios da produção bovina, suas repercussões e reflexos no desenvolvimento local, regional e nacional.
