Lavras do Sul (RS) – O professor Dr. Ricardo Zambarda Vaz, vinculado ao Grupo de estudos em Cadeias Produtivas de Ruminantes (GECAPEC), Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas e o Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da UFSM – Campus Palmeira das Missões participou da 3º edição do Universo Pecuária e do 34º ENCORTE durante os dias 05 a 07 de novembro de 2025.
O evento foi organizado pela SIA – Serviço de Inteligência no Agronegócio em Parceria com FARSUL / SEBRAE / SENAR.
O Universo Pecuária foi composto de vários simpósios e oficinas tendo a participação como ouvinte do docente durante o primeiro dia no Fórum da Pecuária Sustentável e Mudança Climática” e “Seminário de Gestão no Agronegócio”. No segundo dia as atividades concentraram-se nos eventos “Seminário O Pampa e o Gado e no Seminário de Pecuária Intensiva de Alto Rendimento, pela manhã e tarde, respectivamente.
Por ocasião do seminário do ENCORTE, estando esse na sua 34ª edição, Ricardo Zambarda Vaz participou como palestrante com o tema “O Impacto do temperamento no desempenho animal: Estratégias para reduzir perdas da concepção à carcaça” no período da tarde. O professor pesquisador na explanação, através das pesquisas do grupo GECAPEC mostrou a importância do temperamento animal na diminuição de perdas e na maior eficiência de produção, além das elevadas perdas ocasionadas nas carcaças bovinas e seus reflexos no produto carne.
O evento reuniu estudantes e ensino médio, Universidades, docentes, produtores rurais, lideranças sindicais e regionais, fortalecendo o debate sobre os desafios da produção bovina, suas repercussões e reflexos no desenvolvimento local, regional e nacional. Ao final ocorreu uma mesa redonda com os palestrantes mediada pela EMBRAPA Pecuária Sul


