Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Documentação da Defesa

IMPORTANTE: Para solicitar a defesa da dissertação o discente deve observar se o Plano de Estudo está IGUAL ao Histórico Escolar. Caso isto não estaja ocorrendo, o aluno deverá solicitar a Reformulação do mesmo. 


A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa com o objetivo de agilizar as rotinas de solicitação de Monografia, 

Dissertação e Tese – MDT disponibiliza o link Tutorial de solicitação de Defesa de MDT – 2012. Para acessar o 

sistema de Solicitação de Defesa de MDT clique aqui 

Após defesa: 
Art. 63(Regimento) No caso de aprovação, o candidato deverá apresentar cópias definitivas da dissertação à coordenação do programa, com as modificações sugeridas pela Comissão Examinadora, ficando o controle das correções sob responsabilidade do professor Orientador. 
Parágrafo único. Deverão ser entregues à coordenação do curso 1(um) exemplar devidamente corrigido, sendo encadernado conforme as normas de elaboração de dissertação da UFSM. + 1(um) exemplar capa branca. 

Art. 64. Junto com os exemplares definitivos da dissertação, deverão ser entregues: 
I – no mínimo um artigo científico publicável em periódico com classificação Qualis, acompanhado de comprovante de envio. 
II – duas cópias do trabalho de dissertação em versão eletrônica(1 CD identificado com a dissertação e o artigo ambos em pdf e word + 1 Cd identificado com a dissertação e o artigo em PDF). 
III – Autorização para a disponibilização nas dissertações da CAPES(assinado na secretaria no momento da entrega da documentação acima) 

Art. 65. Somente após satisfeitos os dispositivos constantes nos artigos 63 e 64, será encaminhada a documentação referente à prova de dissertação, para liberação da documentação comprobatória pelo DERCA/UFSM. Subseção II 

ATENÇÃO: A entrega do material após a defesa da dissertação deverá ser agendada na secretaria do Programa.