Ir para o conteúdo PPGCC Ir para o menu PPGCC Ir para a busca no site PPGCC Ir para o rodapé PPGCC
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Defesa de Dissertação 29/08 – ESQUEMAS DE ARGUMENTAÇÃO PARA DISCUSSÃO DE RISCOS EM PROJETOS DE SOFTWARE



Titulo: ESQUEMAS DE ARGUMENTAÇÃO PARA DISCUSSÃO DE RISCOS EM PROJETOS DE SOFTWARE

Aluno: Ruan Carlo Bonilha Pozzebon

Orientador: Luís Alvaro de Lima Silva

Data: 29/08/14
Horário: 13:30
Local: sala 321

Banca:
Dr. Luís Alvaro de Lima Silva
Dra. Lisandra Manzoni Fontoura
Dr. Raul Ceretta Nunes
Dr. Leandro Krug Wives

Resumo:
Gerenciamento de riscos é um componente fundamental do gerenciamento de projetos, que tem como objetivo identificar, analisar e tratar possíveis eventos que podem comprometer o sucesso do projeto. Neste contexto, a proposição e a melhoria de técnicas que apóiem processos de Gerenciamento de Riscos é uma necessidade constante, em particular buscando padronizar e formalizar discussões colaborativas de riscos em projetos de software, por exemplo. Neste contexto, o emprego de técnicas alternativas de Argumentação na área de Inteligência Artificial aplicadas a área de gerenciamento de riscos é discutido neste trabalho.
Este trabalho apresenta esquemas de argumentação para proposição e discussão de riscos, em conjunto com técnicas de jogos de diálogo, as quais visam mediar discussões colaborativas de riscos em projetos de software. Estes esquemas visam auxiliar usuários pouco experientes a propor riscos, os quais podem ser descritos por argumentos bem formados e estruturados. Além disso, o trabalho discute formas de promover a continuidade e a profundidade de uma discussão de riscos por meio do uso de um conjunto de questões críticas, as quais compõem a estrutura dos esquemas propostos. O trabalho também apresenta um processo para criação/padronização de esquemas de argumentação voltados para este domínio de aplicação. Em particular, este processo de construção apresenta passos necessários para criar esquemas de argumentos na área de gerenciamento de riscos. A partir do emprego deste processo, o desenvolvimento de esquemas pode ser melhor compreendido, permitindo a ampliação desta biblioteca de esquemas e a consequente utilização destes esquemas em discussões de riscos.
Baseado nos esquemas propostos, este trabalho apresenta um sistema web – Risk Discussion System (RD System v2.0) – construído para fornecer um ambiente colaborativo para discussões de risco, onde esquemas podem ser utilizados segundo diferentes formas implementadas e testadas no nosso projeto. A fim de validar a abordagem proposta neste trabalho, dois experimentos foram realizados. Os resultados desses experimentos apresentam evidências positivas para a aceitação e a aplicabilidade da abordagem em discussões colaborativas de riscos, assim como um incremento de qualidade das informações normalmente gerenciadas por meio de outras estratégias de gerenciamento de riscos.

Palavras-chave: Esquemas de Argumentação, Gerenciamento de Riscos de Software, Argumentação.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-567-2078

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes